sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Leitura todo dia #65

Mais uma semana de Leitura todo dia, projeto criado pela Nine, com o objetivo de fazer com que a leitura vire um hábito. O projeto não tem meta fixa, então cada participante pode fazer a sua própria meta e sua TBR. A minha meta nessa semana é ler pelo menos 150 páginas. Não sei bem o que está acontecendo em agosto, mas ele não está rendendo tanto quanto nos anos anteriores. Espero que isso mude, mas se não mudar, não vai ser uma surpresa.













No dia dezessete não houve leitura. No dia dezoito eu li apenas 3 páginas (três capítulos) de Neemias. Nesse dia eu li pouco por que meu namorado ficou boa parte da noite na minha casa, e inclusive, no décimo dia de namoro, eu ganhei uma aliança! Eu geralmente leio durante a noite, então não tive tempo para ler. Em alguns dias eu tenho que ficar na faculdade a tarde inteira, por causa das disciplinas optativas, e às quartas-feiras eu fico na faculdade até as 20h, então nem sempre eu tenho um grande período de tempo para ler calmamente.


Nos dias dezenove e vinte eu não li nada, novamente. Eu fui para o cinema no primeiro, fui ver Megatubarão e é um filme bom. Quem gosta de filmes de ação e resgate vão gostar, e lógico, que se interessa pelo Megalodonte vai amar. Eu tenho talassofobia, então foi meio tenso, mas gostei da experiência. 


No dia vinte e um eu li 12 páginas (meio capítulo) do livro Um Toque de Clássicos. Li o capítulo sobre Émile Durkheim, porque precisava lê-lo para a aula de Sociologia da Educação. As ideias de Durkheim sobre sociedade são bem legais, e boa parte delas ainda pode ser utilizada atualmente, mas não todas, já que foram escritas no século XIX e, querendo ou não, nossa realidade social agora é diferente. Eu utilizei uma das ideias do Durkheim sobre sociedade na redação do ENEM, e isso aumentou bastante a minha nota. Vou deixar aqui o link para quem quiser ter acesso, é uma ideia bem ampla, então pode ser utilizada em qualquer contexto. A frase certinha está na descrição do vídeo.

E também li 1 página (um capítulo) de Neemias.



No dia vinte e dois eu li 15 páginas (um capítulo) de Quintais. Li o artigo chamado "Agricultura urbana e biodiversidade". Acho que ainda não disse aqui, mas o Quintais é um livro que reúne alguns artigos sobre quintais, biodiversidade e agroecologia. Como o nome do meu projeto (sou bolsista, orientada por Emmanuel Duarte Almada) é Saberes dos Quintais, é super importante que eu leia artigos sobre isso, e ter um livro com uma compilação desses artigos é ótimo.



No dia vinte e três eu li 60 páginas (quatro capítulos) de Quintais. Li "Quintais tradicionais norte-mineiros", "Quintais Paraxós" que amei por que é a etnia da qual eu descendo e saber mais sobre os rituais e como eles lidam com a natureza é sempre uma coisa incrível. Li também "A flora de quintais de residências da área central de Sinop, Mato Grosso, Brasil" e "Quintal Espaço Ecológico e Cultural". Eu ando amando esses artigos, infelizmente não vou poder recomendar por que o livro não está à venda, ele foi feito para ficar na universidade. Mas quem morar na região metropolitana de Belo Horizonte e quiser, está disponível na Universidade do Estado de Minas Gerais - Ibirité.

Uma coisa legal de ter percebido é que eu fiquei lendo esse livro por cerca de uma hora e meia, e consegui ler essa quantidade de páginas. Claro, como eu estava dentro do laboratório do Kaipora, eu realmente tinha que ficar concentrada na leitura. Então pensei em fazer uma outra maratona de leitura, só que durante a próxima semana inteira, e ficar pelo menos uma hora por dia 100% dedicada às leituras, acho que assim eu vou conseguir ler pelo menos umas 30 páginas diárias.


Nessa semana eu li 91 páginas, o que dá 13 páginas por dia. Não vou dizer que é uma boa média, e inclusive eu li menos que na semana anterior, mas por ter ficado vários dias sem ler, eu acho que até consegui ler bem. Como eu disse, na última semana eu vou fazer o possível para ler mais, quero concluir algumas leituras logo por que tem tantos meses que comecei alguns livros, que já não estou na mesma vibe. Quero terminá-los logo e poder ler livros mais leves, provavelmente algum romance. Mas se rolar algum livro de não ficção, ou com algum tema que eu goste bastante e consiga ler rápido, vai ser ótimo.



Quintais - 75 páginas lidas
Neemias - 4 páginas lidas
Um Toque de Clássicos - 12 páginas lidas





Nenhum comentário:

Postar um comentário