sábado, 18 de fevereiro de 2017

Resenha:Cala a Boca e me Beija do Alcione Araújo




Título:Cala a Boca e me Beija
Título original:Cala a Boca e me Beija
Autor:Alcione Araújo
Editora:Record
Ano de publicação no Brasil:2010
Número de páginas:240
Preço:R$ 49,90
Paguei:R$ 00,00 *peguei na biblioteca da escola*
Nota:5/5

É um livro de crônicas.Essas 70 crônicas foram retiradas do jornal O Estado de Minas Gerais e reunidas nesse livro,As crônicas falam de tudo,sobre sexo,amor,dinheiro.Também fala sobre raiva,desdém,inveja,desespero,enganos,esperança e por aí vai.

Como são 70 crônicas,não tem como eu falar de todas,mas vou ressaltar as que eu mais gostei aqui,pra vocês terem um gostinho do que vão encontrar nesse livro.Primeiramente,tenho que dizer que peguei a indicação dos livros do Alcione no canal da Tatiana Feltrin.Ela leu o Ventania,e disse que queria ler outros livros do autor,e como esse era o único livro dele que tinha na biblioteca da minha escola,eu peguei ele pra ler,e me surpreendi muito com ele.

A escrita do autor é muito gostosa,sentimental na medida certa.Não é aquela coisa que apela pra você sentir aquilo que os personagens estão sentindo.Simplesmente narra,coloca a emoção onde tem que ser colocada e pronto.As crônicas,por serem originalmente publicadas em jornais,são bem curtas,3 páginas no máximo,o que torna a leitura mais rápida.

Estou escrevendo essa resenha meses e meses depois de ter lido o livro,então já não o tenho mais em mãos,pois o devolvi pra escola,mas vou tentar me lembrar das crônicas que gostei.Eu me lembro muito bem dos sentimentos que senti enquanto lia esse livro,o que é maravilhoso,significa que ele me marcou.E eu senti tristeza,extrema felicidade,me senti acalentada,me senti no colo de alguém recebendo carinho.E acredito que vocês também vão se sentir assim.

Em Sexo é banal,amor é transcendental,o autor fala com muita naturalidade sobre como banalizaram o amor.Todos nós sabemos que hoje em dia as pessoas não fazem sexo somente com pessoas que ama,e muitas vezes fazem simplesmente por fazer.O amor não é feito como o sexo é,ele é transcendental,é sentimental,é pra ser sentido por todos os poros.

Se acaso o seu olhar...é um dos que eu mais gostei.É super delicado,fofo mas nem tanto.Se acaso o seu olhar se perder no meu,se ele perder o brilho,se ele se perder...são tantas possibilidades que essa crônica nos apresenta.

Meus mortos jazem em mim é com certeza a minha crônica preferida do livro.Fala sobre como nós não deixamos os mortos em paz.Queremos sempre estar sofrendo pela perda deles.E sim,queremos isso.Nós sofremos porque queremos,porque podemos escolher a opção de passar por cima disso e continuar vivendo,mas escolhemos sofrer,muitas vezes porque achamos que é o certo a se fazer.Fala sobre as reações que temos quando perdemos alguém,fala sobre saudade,e nenhum outro texto que li até agora descreve tão bem a saudade.A única outra pessoa que conseguiu descrever a saudade tão bem,foi Vanessa Chanice,quando disse que a saudade é azul.

Bela,bela vida é mais ou menos parecida com O que é,o que é do Gonzaguinha.Mesmo a vida sendo difícil,devemos ver as coisas belas,os pontos bons,devemos vê-la por outros ângulos,outras perspectivas.

O dia dos eternos namorados é bem isso mesmo.Apesar do título parecer muito meloso,não tem muito disso.É bem realista são crônicas ne.Fala do que pode acontecer e acontece na vida real.Inclusive acho que esse livro é um ótimo presente pros dias dos namorados e pode te dar várias ideias do que fazer pra comemorar essa data e tantas outras tão importantes.

E por último quero falar do Dona Alcione.Vamos concordar que Alcione é um nome feminino.O nome do autor deveria ser Alcíone,com o acento agudo no I,mas acabou saindo sem,e ficou Alcione mesmo.E isso faz com que várias pessoas vejam seu nome nos livros,jornais,listas e achem que ele é uma mulher.E nessa crônica ele relata uma conversa que teve com uma atendente de telemarketing,que como quase todo mundo,achava que ele era uma mulher.É muito divertido.

Bom,é isso.Espero que eu tenha conseguido passar a mensagem geral do livro pra vocês.Alcione fala muito bem de amor,de felicidade,de tristeza,de tudo que ele escreve.Eu quero ler outros livros dele,e assim que eu tiver um lugar pra colocar meus livros,vou comprar a minha cópia de Cala a Boca e me Beija,porque preciso ter esse livro,pra ler uma crônica ou outra sempre que a saudade bater.

~Kiss

Um comentário: