terça-feira, 29 de outubro de 2019

Diário de Leitura - Sherlock Holmes #18 - The Religate Squires




Voltei a ler Sherlock Holmes! Depois de mais de um ano parado, resolvi pegar esse livro e tentar terminá-lo em 2019. Vamos então ao diário de leitura sobre o décimo oitavo conto do livro "The Adventures And Memoirs of Sherlock Holmes". Falando primeiro sobre o enredo. Sherlock passa mal, fica vários dias de cama, e recebe o convite de Watson para ir descansar na casa de um amigo.

Os dois vão, mas chegando lá, Sherlock e Watson descobrem que há um ladrão à solta, e que rouba coisas muito estranhas, como itens de papelaria e pesos de papel. Quem fala sobre isso é um dos vizinhos da propriedade roubada. Watson sempre lembra à Sherlock que ele precisa descansar e que não deve ficar pensando nisso. Porém, chega um homem dizendo que acabou de ocorrer um assassinato, e que suspeitam que o assassino seja o ladrão. A partir daí, Sherlock Holmes vai começar uma investigação, mesmo doente, e obviamente, vai conseguir encontrar o assassino. 

Confesso que, na metade do conto eu já sabia quem era o assassino. Acho até que é meio óbvio nessa história, mas isso não a torna uma história ruim, apenas não foi uma história emocionante pra mim. Pra mim, foi uma história que mostrou que mesmo ainda doente, Sherlock é um bom detetive. Mas também acho que idiotizou um pouco os outros personagens. Mesmo que eles estivessem preocupados com Sherlock, e que obviamente isso fazia com que eles não prestassem tanta atenção ao raciocínio lógico da cena, acho que pelo menos uma pessoa teria percebido isso.

Apesar disso, é um conto que recomendo. Porém, não recomendo para pessoas que vão começar a ler Sherlock Holmes agora, pois pode ser levemente decepcionante. Dando uma nota para esse conto em específico, eu daria 3 de 5 estrelas. É bem escrito, porém escrito de uma forma que pra mim ficou muito óbvio, e os outros personagens não verem isso, sendo que em outros contos eles conseguem ver outras coisas, só pode ser explicado ou com uma super inteligência minha por ter conseguido adivinhar (e não acredito nisso), ou com uma idiotização dos outros personagens. Enfim, leiam, mas não esperem demais do conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário