segunda-feira, 23 de abril de 2018

Leitura todo dia #50


Mais uma semana do belíssimo projeto Leitura todo dia, criado pela Nine, com o objetivo de fazer com que os participantes criem o hábito de ler todos os dias. O projeto não tem uma meta pré-estabelecida, mas eu sempre coloco uma meta semanal, e nessa semana a minha meta é ler 35 páginas por dia, o que vai dar 280 páginas ao final dessa semana. Vou ter prova prática de Anatomia Humana na faculdade, um trabalho de Citologia para entregar, vários textos para ler e muitas atividades para fazer, mas de acordo com meu cronograma semanal que já está montado, vai dar pra fazer tudo e conseguir ler pelo menos essas 35 páginas diárias.


Renato Russo O Filho da Revolução 302 páginas
Moby Dick 611 páginas
The Memoirs of Sherlock Holmes 137 páginas
Mãe 111 páginas
Turma da Mônica 10 histórias



No dia quinze eu li incríveis 35 páginas (3 histórias) de Turma da Mônica, li as histórias Cascão em: no parquinho, diversão só com imaginação, Cascão e Mônica em: moscas, pra que te quero, Cascão em: histórias para dormir. Ler HQ é uma ótima forma de sair da ressaca literária, fica a dica. Adorei ler essas histórias. Também li 19 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução e sigo amando a leitura. É um livro com muito conteúdo e letras pequenas, então a leitura acaba sendo mais arrastada.















No dia dezesseis eu li 24 páginas (um ato) de Mãe do José de Alencar, para o Projeto Machado de Assis, já que o Machado escreveu uma crítica sobre essa peça. Estou adorando até aqui, já começou falando de um tema forte, que eu não esperava. A figura da mãe ainda não apareceu, mas com certeza já é um livro/peça que tenho certeza que vou gostar.


No dia dezessete li apenas 6 páginas de uma resenha sobre a obra do Foucault, mais focado em um livro sobre biopolítica. A resenha é ótima, a obra do Foucault parece ser super interessante e tenho muita vontade de lê-la. Foi um dia super cansativo e eu li a resenha e apaguei, então não consegui ler outras coisas.


No dia dezoito eu li uma história de Turma da Mônica chamada Tina em: eu já procurei direito e só me acho defeitos, que tem 4 páginas. É uma ótima história, que abre espaço para muitas reflexões e discussões. Até onde uma pessoa consegue aguentar o namoro com uma pessoa que tem a autoestima muito baixa? E até onde é culpa dessa pessoa se ela não aguentar. Pessoalmente eu acho que as pessoas precisam ter uma certa paciência, principalmente se existe amor envolvido, mas também acho que a partir do momento em que não está mais sendo legal pra você, você não tem que continuar ali, apenas por aparência ou para parecer uma boa pessoa.

E li também 46 páginas de um projeto pedagógico sobre o ensino de Citologia e Histologia. Como alguns já sabem, faço licenciatura em Ciências Biológicas, então preciso ler artigos sobre docência. Foi um bom artigo, sobre como os professores podem e devem usar a tecnologia para aumentar o interesse dos alunos pelo conteúdo.


No dia dezenove eu li 17 páginas (meio ato) de Mãe e agora a figura da mãe já apareceu e a história por trás dessa figura é bem triste. Escravidão não é (ou não deveria ser) uma realidade atual, mas dá pra ver essa figura, a de uma escrava negra, em muitos lugares. Não vou dar spoilers, mas é basicamente sobre a vergonha que um filho pode ter de uma mãe que é uma escrava negra, e podemos ver isso nos dias atuais quando filhos têm vergonha da mãe doméstica, da mãe que trabalha com reciclagem, da mãe que varre ruas, da mãe que tem sua própria lojinha pequena no bairro. Senti uma tristeza tão grande dentro do texto, como se fosse a biografia de alguém. É uma história muito real.


No dia vinte não teve leitura por um bom motivo: participo de um projeto de Pesquisa e Extensão da faculdade chamado AdoCÃO, que como o nome sugere, é sobre adoção de cães. Eu estudo na UEMG de Ibirité, que fica dentro da Fundação Helena Antipoff, e infelizmente todos os dias soltam cachorros lá dentro ou na região, e eles acabam indo para algum dos prédios da fundação. Estamos fazendo exames, tratando os que precisam de tratamento e preparando os cães para adoção, e no dia vinte foi o dia de dar banho neles. Demos banho em cerca de 20 cachorros, 5 foram para a feira de adoção e dois foram adotados. Não demos banho em todos por que muitos ficam soltos, então é difícil pegá-los, demos banho em alguns dos que ficam dentro do canil. Eu espero que mais deles sejam adotados ao longo do semestre, para que ao final do projeto nós tenhamos pelo menos metade deles em novos lares. Foi um dia cansativo, mas foi incrível!


No dia vinte e um eu li 18 páginas (meio ato) de Mãe e está ficando cada vez mais triste, mas também está ficando muito interessante e já é um livro/peça 5 estrelas com certeza! É super curtinho, tem 111 páginas e está no Domínio Público, então não tem desculpas para não ler. Nem terminei e já sinto que é mais um daqueles livros obrigatórios pra vida.

Li também duas resenhas para a disciplina Leitura e Produção Textual, A Sociedade Contra o Estado e Resenha Bibliográfica, as duas têm 3 páginas, então no total foram 6 páginas lidas. Eu sinceramente estou amando ter uma disciplina que me ensina a fazer resenhas, isso vai fazer com que as resenhas aqui no blog aumentem bastante em qualidade!



No dia vinte e dois eu li 52 páginas (dois atos) de Mãe e concluí a leitura do livro. Que livro! Deve ser incrível ver a peça ao vivo. Muitas emoções misturadas, um enredo muito forte e personagens que ganham o leitor. Espero ler mais de José de Alencar e sei que comecei com o livro certo. Recomendo que leiam, é um livro incrível que tem uma escrava preta como personagem, então creio que quem gosta desse período da História (gostar de estudar, não dos acontecimentos, ok?) vai gostar bastante do livro e quem sabe, de ver a peça.



Bom, nessa terceira semana de abril eu consegui ler 227 páginas, o que dá 28,3 páginas por dia. É menos do que eu queria? Sim, mas acreditem, foi mais do que eu pensei que leria. Eu sinceramente pensei que não chegaria às 200 páginas lidas, e ter conseguido foi uma vitória! Esses dias tem sido difíceis, muita coisa pra fazer e meu corpo não está acostumado com isso tudo. Em um dia eu dormia 4 horas por noite e no dia seguinte dormia 10 horas, então acabou sendo difícil conseguir um tempo para leitura. Como teremos um feriado no dia primeiro de maio e minha faculdade vai emendar, vou ficar quatro dias em casa e pretendo fazer desses quatro dias os melhores dias de leitura do mês!



Turma da Mônica 39 páginas lidas
Renato 19 páginas lidas
Mãe 111 páginas lidas Conclúido
Resenha sobre Foucault 6 páginas lidas Conclúido
Projeto Pedagógico Para o Ensino de Citologia e Histologia 46 páginas lidas Conclúido
A Sociedade Contra o Estado 3 páginas lidas Conclúido
Resenha Bibliográfica 3 páginas lidas Conclúido

Nenhum comentário:

Postar um comentário