sexta-feira, 13 de abril de 2018

Anatomia: Introdução ao Sistema Digestório



A função do sistema digestório é fazer com que consigamos os nutrientes necessário para o bom funcionamento do corpo. Precisamos de energia para andar, correr, pensar, comer, respirar e todos os nossos órgãos precisam de energia e nutrientes para que consigamos fazer todas as atividades do dia-a-dia. O sistema digestório é responsável pela preensão, mastigação, deglutição, digestão, absorção e eliminação dos resíduos, ou seja, restos que não serão mais utilizados pelo corpo como forma de obtenção de energia.

Preensão é o ato de morder,  realizado pelos dentes incisivos, ou seja, os quatro primeiros dentes da frente da boca. Mastigação é o ato de quebrar o alimento em partes menores dentro da boca, ato realizado pelos dentes pré-molares e molares, os dentes que ficam na parte de trás da boca. Deglutição é o ato de engolir o alimento. Digestão é o processo químico em que nosso corpo separa, quebra os nutrientes que serão utilizados para obtenção de energia e bom funcionamento do organismo. Absorção é o processo em que as substâncias entram dentro das células. A eliminação dos resíduos é feita a partir das fezes e urina.

No sistema digestório temos estruturas que fazem parte do tubo digestivo, também chamado de canal alimentar, e os órgãos anexos, que são órgãos pelos quais o alimento não passa, mas que ajudam no processo digestivo. No tubo digestivo temos duas partes que se comunicam com o exterior, que são a boca e o ânus, todos os outros órgãos e estruturas fazem comunicação entre si, mas não com o exterior. É preciso ter cuidado com o que colocamos na boca e no ânus, pois tudo poderá ir para o interior do tubo digestivo.

Os órgãos que fazem parte do tubo alimentar são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Já os órgãos anexos são: glândulas salivares, fígado e pâncreas. Falaremos sobre cada estrutura, detalhadamente nos próximos posts, inclusive trazendo fotos de modelos sintéticos para a demonstração e possibilitação de localizar as estruturas de maneira adequada, sem erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário