domingo, 15 de abril de 2018

Leitura todo dia #49


Mais um post do projeto Leitura todo dia, criado pela Nine com o objetivo de fazer com que os participantes leiam todos os dias, mesmo que sejam poucas páginas por dia. Minha meta pessoal para essa semana é de 30 páginas por dia, o que vai dar no final das duas primeiras semanas de abril, 420 páginas. Porém, já aviso que por causa dos vários trabalhos e projetos ligados à faculdade, vai ficar um pouco difícil ler "tudo isso".



Renato Russo O Filho da Revolução 316 páginas
Moby Dick 611 páginas
The Memoirs of Sherlock Holmes 137 páginas
Mãe 111 páginas
Turma da Mônica 10 histórias



No dia primeiro de abril eu li apenas 15 páginas (um capítulo) do livro A História da Filosofia. Sim, é um livro teórico, mas eu já havia dito que iria contabilizar as páginas de livros teóricos, apenas não vou contabilizar quando for um livro didático. Li um pouco sobre Protágoras e acho as opiniões dele incríveis! A questão de a verdade ser relativa e não existir uma Verdade absoluta é a coisa mais real que podemos ver no mundo. Para quem crê, é verdade, e para os que não creem, não é.













No dia dois não houve leitura. No dia três eu li apenas 2 páginas, sim, duas páginas. Li uma resenha chamada "Da ciência à literatura / escrever a leitura" do Ricardo Vigna sobre os textos do Barthes, para a aula de Leitura e Produção Textual.




No dia quatro não houve leitura novamente. No dia cinco eu li 8 páginas do conto Urashimatarou. É mais uma lenda japonesa, gostei bastante, principalmente por que envolve o fundo do mar, que é algo que me fascina!



Nos dias seis e sete não houve leitura novamente. Dias puxados na faculdade, coisa demais para fazer, vários filmes para ver, inúmeros artigos para serem lidos, e muita matéria para ser estudada. Infelizmente eu vou passar a ler bem menos, por que não tenho tempo e quando tenho qualquer tempo, minha prioridade é dormir.



No dia oito eu li 30 tirinhas de Turma da Mônica. Cada tirinha tem uma página, então li 30 páginas nesse dia. Adorei as tirinhas, são bem rapidinhas, a maioria têm três quadrinhos, então o raciocínio é rápido e você não gasta tempo, por que o início, meio e fim da história estão ali. Recomendo para os dias estressantes, vai ajudar bastante!



No dia nove, novamente, não houve leitura. No dia dez eu li 8 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução e li um pouco sobre o interesse inicial do Júnior por instrumentos, principalmente por violão e guitarra. E também li 2 páginas de Foucault e a escola, que preciso ler para um trabalho de Leitura e Produção Textual, que obviamente tem foco na questão didática. Faço licenciatura em Ciências Biológicas, então é algo muito importante. Li apenas duas páginas por que, pasmem, dormi enquanto lia e só acordei 4 horas depois, às 2 da manhã.



No dia onze, sim, novamente, não houve leitura. Não sei o que está acontecendo comigo. Na verdade é um início de crise depressiva, e juntando com todo o trabalho que estou tendo por causa da faculdade, eu simplesmente não estou conseguindo ler, o que é horrível, mas ainda tenho fé de que vou conseguir pelo menos as coisas mais importantes.



No dia doze eu li 19 páginas de um texto de Eiserberg sobre plágio. Texto acadêmico, novamente. Eu adorei ter lido esse texto, e quem puder, por favor, procure, principalmente se você produz conteúdo para a internet. Muitas vezes plagiamos sem nem perceber que estamos fazendo isso, por isso, vamos nos preocupar em sempre dar crédito às pessoas das quais usamos alguma frase.

Li também 8 páginas de um texto chamado Foucault e a escola, e novamente, é um texto acadêmico. Li para fazer o trabalho de Leitura e Produção Textual. O tema do meu trabalho é Emancipação para educar, e fala sobre docência. Como eu faço licenciatura, é algo super importante e estou achando o texto incrível. Além disso, também estou vendo alguns filmes que foram pedidos para o trabalho, então aqui vai mais um motivo para a pouca leitura.

Também li mais um conto, 8 páginas, de lenda japonesa, chamado Omusubi Kororin, que é basicamente a história de um homem velho que estava comendo, seu bolinho de arroz rolou e foi parar na toca de alguns ratos. É uma lenda bobinha, mas é divertidinha.

E finalmente, li 5 páginas de Concepções de aprendizagem, mais um texto acadêmico para o trabalho de Leitura e Produção Textual. Mais um texto super interessante. Acho que todo professor ou licenciando deve lê-lo.




No dia treze eu li 16 páginas e Foucault e a escola e terminei a parte do texto que eu deveria ter para o trabalho. O texto inteiro, o "livro" inteiro, tem quase 100 páginas, mas eu precisava ler apenas o segundo capítulo. Como o trabalho ainda não foi dividido, e não sei qual dos temas será o meu tema de pesquisa, resolvi não ler o livro inteiro.

Li também 10 páginas de Concepções de aprendizagem e também terminei de ler o artigo. Adorei, fala sobre várias teorias de disciplinação e, assim como no texto sobre o Foucault, fala sobre o poder que a escola exerce sobre os alunos.

E ainda consegui ler 6 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Sei que foi pouco, mas se formos levar em conta que eu praticamente não li durante a semana, conseguir ler mais de 30 páginas em um dia foi uma super vitória!



No dia quatorze não houve leitura. Eu estava indo bem e estava muito feliz por ter conseguido "voltar ao ritmo", mas o dia acabou sendo mais corrido do que eu pensei que seria. Tive que sair com minha mãe, ver o último filme para o trabalho de Leitura e Produção Textual, e como estou participando de um projeto de Pesquisa e Extensão da faculdade, tive que fazer algumas pesquisas e elaborar uma carta para pedido de doação. O projeto é sobre adoção dos cachorros que ficam na Fundação Helena Antipoff, local onde a UEMG da minha cidade fica. Isso tudo me tomou bastante tempo, e não consegui ler, mas fico feliz por ter sido um dia produtivo.



Bom, nas duas primeiras semanas de abril de 2018 eu li apenas 137 páginas, ou seja, 9,7 páginas por dia, o que está beeeeem abaixo da média que eu queria. Apesar de tudo, foram semanas bem produtivas, consegui editar alguns vídeos, fazer alguns posts aqui para o blog, estudei bastante, participei ativamente do projeto, consegui ver os filmes e ler os livros que precisava para a faculdade, então foi uma semana boa. Não foi a melhor semana no quesito leituras, mas foi uma semana boa, com toda certeza! Espero que a próxima semana seja melhor, e que eu consiga atingir minha meta!




Renato Russo O Filho da Revolução - 14 páginas lidas
Turma da Mônica 10 histórias - 30 páginas lidas Conclúido
A História da Filosofia - 15 páginas lidas
Resenha Sobre Barthes - 2 páginas lidas Conclúido
Urashima Tarou - 8 páginas lidas Conclúido
Omusubi Kororin - 8 páginas lidas Conclúido
Foucault e a escola - 26 páginas lidas
Concepções de aprendizagem - 15 páginas lidas
Plágio - 19 páginas lidas Conclúido

Nenhum comentário:

Postar um comentário