domingo, 17 de junho de 2018

Leitura todo dia #56

Mais uma semana do projeto Leitura todo dia, criado pela Nine, com o objetivo de fazer com que a leitura seja um hábito diário. A Nine nunca estabeleceu uma meta obrigatória para o projeto, cada participante pode fazer sua própria meta. A dela é concluir uma leitura por semana, independentemente do tamanho do livro. A primeira semana de junho foi incrível, e quero que a segunda também seja. Não terei muitas coisas da faculdade para fazer, então vou me focar bastante nas leituras por agora, já que nas duas últimas semanas de junho e na primeira semana de agosto eu terei várias provas e vários seminários. Vou colocar como meta ler 520 páginas, o que vai dar 65 páginas por dia. É uma meta bem alta, e não sei se realmente vou conseguir, mas não é uma meta impossível, então vou dar o meu melhor para conseguir atingi-la.

Nos finais de semana eu geralmente consigo ler mais, então vou tentar ultrapassar a meta nesses dias, para que nos dias úteis eu tenha uma folga maior e possa realmente me focar nos estudos. Vou colocar abaixo a lista dos livros que quero ler, e de quantas páginas faltam para a conclusão do livro. Lembrando que não tenho o objetivo de ler todas essas páginas, quero apenas ler um pouco de cada um dos livros.


Quando um Propósito nos Leva Além - Renata Melo 172 páginas
A Última Música - Nicholas Sparks 336 páginas
Dois Fragmentos
Ética - Spinoza 80 páginas
Renato Russo O Filho da Revolução 243 páginas
Moby Dick 587 páginas
The Memoirs of Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle 137 páginas
Antes do Baile Verde - Lygia Fagundes Telles 160 páginas
Comentários da Semana - Machado de Assis 48 páginas
Crônica do Dr. Semana - Machado de Assis 52 páginas



No dia nove eu li 72 páginas (vinte e quatro capítulos) de Quando um Propósito nos Leva Além da Renata Melo. Agora eu comecei a realmente gostar do livro. Estava com uma leve birra com os personagens, principalmente por que não há muita descrição de nada, nem do físico, nem do cenário e muito menos dos pensamentos, então eu não conseguia acreditar nas coisas que estava lendo. Creio que quando se trata de ficção-científica fantasiosa, o objetivo é fazer com que o leito compre a ideia, e eu simplesmente não estava conseguindo comprá-la. Agora isso mudou. Estou gostando bem mais da história, apesar de ainda continuar não amando os personagens. 

Eu tenho aula de Limnologia aos sábados, e especialmente nesse sábado fomos à Serra do Rola-Moça, um parque urbano que fica em 4 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Cheguei em casa super cansada por causa da trilha. Com certeza eu teria conseguido ler bem mais se não estivesse tão cansada, mas eu tinha que dormir, então li "apenas" essas 72 páginas.














No dia dez eu consegui li tanto que nem creio que isso aconteceu. Li 100 páginas (20 capítulos) de Quando um Propósito nos Leva Além e concluí a leitura do livro. Já postei a resenha dele aqui, para os que quiserem saber minhas opiniões. Também li incríveis 51 páginas (seis capítulos) de A Última Música do Nicholas Sparks. É o livro de junho e quero terminá-lo até o dia 12, para fazer uma resenha especial aqui no blog. Estou gostando bastante do livro por que até agora ele está tendo um enredo diferente dos outros livros do Nicholas, apesar de eu já reconhecer alguns elementos que aparecem em todos os livros dele. A escrita do Nicholas é algo de outro mundo e eu simplesmente amo!

Também li 4 páginas (um capítulo) de Comentários da Semana do Machado de Assis e ele comentou bastante sobre teatro, inclusive sobre alguns atores que ele já havia citado em "Revista dos Teatros". E por fim, li 8 páginas de um conto erótico chamado A Vingadora do Max Nassic. Até agora o enredo está legal e espero continuar gostando.


No dia onze eu li 40 páginas (seis capítulos) de A Última Música. Sigo amando o livro. Já sei que não vou conseguir terminá-lo até o dia dos namorados, então vou fazer um post diferente em comemoração à essa data. Eu demorei para começar a leitura do livro por que ele não é meu, é de uma prima, e ela demorou para conseguir me entregar o livro. Enfim, sigo amando a história. É uma menina rebelde tentando mostrar aos pais que já é adulta o suficiente para lidar com qualquer coisa. Ela tem 17 anos.





No dia doze eu li 19 páginas a A Vingadora. O enredo continua super bem trabalhado para um conto, mas a escrita é podre. E não por ser erótico, por ter haver inúmeros erros gramaticais. Erros que fazem com que a escrita fique super comprometida, o que também compromete a leitura. Como é um conto, e é curto, eu não vou desistir e quero terminá-lo. Recomendaria pelo enredo, mas se você se incomoda com palavras escritas de forma errada na frase, nem comece a ler.



No dia treze não consegui ler nada. Não teve um motivo específico, eu apenas não tive vontade de ler. No dia quatorze eu li 13 páginas de A Vingadora e concluí a leitura do conto. Envolve incesto e traição, então se for ler, esteja preparado para isso. Gostei bastante do enredo, mas a revisão do conto me incomodou muito durante a leitura.



No dia quinze eu li 5 páginas de A Estranha Colmeia do Bosque do Adalclê. É um conto, e nele Yane, a personagem principal, é uma abelha de aluguel. Ela é humana, mas durante três horas do dia ela se transforma em abelha.



No dia dezesseis eu li 34 páginas (dois capítulos) de A Última Música. Estou amando o livro. Pelo menos essa parte inicial está sendo diferente dos outros livros do Nicholas que eu já li. O foco do livro por enquanto está no relacionamento da Ronnie com o pai dela, e estou amando isso. Amo romance romântico, mas também amo quando em certas partes do livro o foco está em alguma outra coisa. Até agora o romance romântico nem aconteceu.

Também li 22 páginas de A Estranha Colmeia do Bosque e concluí a leitura do conto. Adorei o conto, apesar de ter achado a passagem do tempo meio estranha. Acontece coisa demais em apenas três horas e isso me fez dar uma nota menor para o conto, mas é um conto ótimo. Adorei o fato de ele ser bem fantasioso e de conseguir desenvolver um sistema hierárquico super legal.

E por fim li 3 páginas (três capítulos) de Gênesis. Li sobre a mudança do nome de Abrão para Abraão, e sobre Ló e a destruição de Sodoma e Gomorra.





Bom, na segunda semana de junho eu consegui ler 371 páginas, o que dá 46.3 páginas por dia. Está bem abaixo da minha meta inicial, mas estou feliz por que consegui ler mais do que na semana anterior. Espero continuar lendo cada vez mais, mesmo que a diferença seja pouca. Nas próximas duas semanas de junho eu vou me concentrar em terminar as leituras em andamento, e evitar começar novas leituras. Talvez eu comece a ler algum conto ou livro curtinho, e provavelmente vou começar um livro sobre negritude, mas serão apenas essas coisas novas, o resto serão livros que já estão em andamento.



Quando um  Propósito nos Leva Além - 172 páginas lidas Concluído
A Última Música - 125 páginas lidas
A Vingadora - 40 páginas lidas Concluído
A Estranha Colmeia do Bosque - 27 páginas lidas Concluído
Comentários da Semana - 4 páginas lidas
Gênesis - 3 páginas lidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário