domingo, 20 de setembro de 2020

Resenha: Moby Dick, de Herman Melville

 


Título: Moby Dick
AutorHerman Melville
Editora: Amazon Classics
Ano de publicação desta edição: 2017
Número de páginas: 654
Onde encontrar: Skoob / Amazon
Nota: 4 / 5


AVISO: O livro digital (ebook) em inglês está disponível gratuitamente na Amazon. Clica aqui pra ver!

Moby Dick é o nome de uma das baleias mais temidas do mundo, para Ahab (ou Acab, dependendo da tradução). Ahab é capitão de um navio, e um certo dia, na caça às baleias, ele se deparou com uma imensa cachalote, Moby Dick. Tentando pegar o animal, perdeu sua perna, e jurou que mataria a baleia.

"Moby Dick seeks thee not. It is thou, thou, that madly seekest him"

O livro começa com o recrutamento dos marinheiros que irão no Pequod, navio de Ahab. O personagem que narra o livro é Ishmael (ou Ismael), mas ele está longe de ser o personagem principal. A verdade é que no livro, tudo se passa ao redor do mar e do navio, e eu diria que os dois são os verdadeiros personagens principais. Além de Moby Dick, é claro.

Acompanhamos a rotina dos que foram selecionados para partir em busca de Moby Dick. Mesmo sendo um navio baleeiro, que tem seu sustento tirado da carne, esperma, ambergris, ossos e óleo de baleia, e por isso indo atrás de qualquer baleia que possa fornecer isso à eles, o objetivo principal é matar Moby Dick. 

Vamos acompanhando então a rotina do navio, acompanhando a história de vida dos tripulantes e também das pessoas de outros navios, que vão cruzando o caminho do Pequod. É um livro que narra sobre mais de um ano inteiro no mar, sobre as felicidades e desafios de ser marinheiro num navio baleeiro. Ahab diz algo que me marcou. Parafraseando, ele diz que só terá em seu navio quem tem medo de baleias, pois só o medo cria a coragem necessária para enfrentar Moby Dick.

"Death to Moby Dick. God junt us all, if we do not hunt Moby Dick to his death"

Acho que é bom dizer, para se caso nem todos saibam, que os personagens são dos Estados Unidos, mais especificamente de Nantucket, que é uma vila/ilha. Como o livro foi escrito há muito tempo, o inglês usado (caso você vá ler inglês) é beeeem arcaico. Recomendo que leia em inglês se você for fluente, e que se jogue no livro em português se quiser uma leitura menos demorada.



O livro começa com uma grande introdução sobre Leviatã. Se você gosta de mitologia, ou é conhecedor da Bíblia, sabe que Leviatã é um grande monstro marinho que representa o fim dos tempos. O Leviatã é descrito como uma enorme serpente marinha, mas em Moby Dick, muitas vezes a própria baleia é vista como a representação do Leviatã, como o mau encarnado, o mau que vive no fundo do mar.

Tem uma parte super interessante, ainda quando estão em terra, sobre religiosidade. Eles precisam crer em Deus para acreditar que a vida deles como marinheiros faz algum sentido. É uma jornada perigosa, e por isso, a crença os faz acreditar que há um lugar para ir, se caso morrerem. A grande maioria dos tripulantes são cristãos, mas existem ali também pessoas com outras crenças, e que são muito importantes para a história.

"God keep up, but already my bones feel damp within me, and from the inside wet my flesh. I misdoubt me that I disobey my God inobeying him"

Sobre ler o livro em inglês: confesso que entendi no máximo 30% do livro. Entendi o básico, e diz mais de 1000 marcações de palavras que eu não conhecia, então dá pra perceber que não foi uma leitura fácil pra mim. Eu levei 2 anos e meio para terminar este livro, e muito disso se deve ao fato de ser em inglês arcaico. Isso me desanimava e eu acabava ficando até meses sem encostar no livro.

Vamos adicionar à isto o fato de eu ter fobia de mar e que nem sempre era confortável ler o livro. Mas coloquei ele como um desafio à mim mesma, e consegui cumprir! Recomendo muito que você leia, se caso gosta de histórias no mar, e se gosta de aventura. Se você não gosta de ler sobre animais sendo mortos e suas carnes sendo separadas, não recomendo. Pois existem cenas bem gráficas sobre o que eles fazem com cada parte do corpo das baleias. Creio que é um livro que todos devem ler. Há audiobooks disponíveis no google, porém eles são de adaptações do livro, quando eles dão aquela resumida na história, sabe? 

"Squeeze! Squeeze! Squeeze! All the morning long; I squeezed that sperm till I myself almost melted into it; I squeezed that sperm till a strange sort of insanity came over me;"

Se você não se importa com todos os detalhes, acho que o audiobook e até mesmo a versão física adaptada do livro vai ser uma ótima leitura! Eu li o texto integral, no original em inglês, e devo dizer que há uma quantidade exorbitante de detalhes que nem sempre realmente adicionam algo pra história. De qualquer forma, se você quer ler, fica aqui a recomendação. É um livro ótimo, e muito desafiador para qualquer leitor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário