quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Resenha: Coração-granada, de João Doederlein (@akapoeta)

Crédito de imagem àAmazon


Título: Coração-granada

Autor: João Doederlein (@akapoeta)
Editora: Editora Paralela
Ano de publicação desta edição: 2018
Número de páginas: 192
Onde encontrar: Skoob / Amazon
Nota: 4 / 5 


AVISO: Coração Granada contém gatilhos de ansiedade e depressão. Se está passando por um momento difícil, não leia esta resenha e não recomendo que leia o livro!

"o mar beija a praia o tanto de vezes que eu queria poder beijar você"

Coração Granada é um livro de poesia. João é famoso nas redes sociais por escrever ressignificados das palavras, e aqui neste livro temos mais alguns, apesar de eles não serem o foco do livro. O foco do livro são poesias fora dos ressignificados, poesias que vem do coração.

Um tema muito abordado no livro é ansiedade e depressão, e por este motivo eu já não recomendo se caso você estiver num momento sensível, assim como deixei no aviso. Eu tenho depressão e ansiedade. Faz muito tempo que não tenho uma crise de depressão, mas convivo com a ansiedade todos os dias. Não tenho muitas crises de ansiedade há quase um ano (façam terapia, isso salva / sou terapeuta holística, caso queiram tentar essa modalidade) e devo dizer que não foi um livro confortável para ler.

"Eu tenho inveja da chuva que toca o seu corpo quando o céu chora
e do sol que faz cafuné o seu cabelo todas as manhas

E aqui vou fazer uma diferenciação. Para mim, existem livros que não são confortáveis, mas que me tocam e me fazem refletir. Geralmente falam sobre abuso, relacionamentos e coisas do tipo. E existem livros que são desconfortáveis e me fazem ficar mal durante a leitura. E Coração Granada foi o segundo caso. O João descreve a ansiedade dele, de forma poética, mas ainda sim de uma forma que eu, que convivo com ansiedade consegui captar tão bem que começou a me deixar ansiosa. 

Outra coisa que eu sinceramente odiei, e foi esse o motivo de ter tirado uma estrela, é que o João coloca a ansiedade como parte dele, como se a vida dele girasse em torno do transtorno de ansiedade. Eu entendo completamente que realmente pode ser que isso aconteça, mas se tem uma coisa que sabemos, é que se você escolhe entregar à sua vida à um transtorno e viver à partir dele, você não está no controle de nada, e perde a vida inteira por ter entregado sua vida para um transtorno psicomental.

"refúgio (s.m)
é o nome que eu dei para os seus braços quando me envolviam em dias ruins
"

Ninguém vence a ansiedade ou a depressão falando que a ansiedade pode vir, entrar; falando que a ansiedade é quem está no controle e que por isso você não tem forças pra fazer outras coisas. E novamente dizendo: eu entendo que o sentimento pode ser esse, mas eu acho muito pesado colocar isso em um livro, principalmente de uma forma bem crua (apesar de estar num poema), num livro em que a maior parte das pessoas que irão ler são adolescentes que tem esses transtornos. 

Então, se você tem ansiedade e gosta muito do João, sinto muito, mas eu não te recomendo ler esse livro. Não apenas por o tema principal ser ansiedade (a ponto de a ansiedade ser uma personagem nos poemas), mas por que eu não concordo NADA com a forma como ele se entrega à ansiedade, e que pode influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo. 

Se você entrega sua vida à algo, é óbvio que vai perder o controle. Se você se resume como "uma pessoa ansiosa" ou "uma pessoa depressiva", é isso que você vai se tornar cada vez mais. Você NÃO É a depressão e NÃO É a ansiedade! Você é uma pessoa que tem sonhos, que estuda ou trabalha, que gosta de ouvir tal tipo de música. Você não pode ser definido por um transtorno ou doença. Não deixe que te tomem a sua vida, e principalmente não entregue a sua vida nas mãos de neurotransmissores que estão falhando. E faça terapia!

"Os fragmentos do que fomos ainda vivem em mim"

É importante passar pelo momento de aceitação das coisas, de entender "ok, estou tendo uma crise de ansiedade", e talvez sim chorar, gritar, ir fazer algo pra ver se passa. Mas à partir do momento em que você desiste e deixa que a ansiedade controle a sua vida, é realmente isso que acontece. Você passa a ser apenas um robô. E com certeza isso foi o que mais me incomodou.

O restante do livro é incrivelmente ótimo, do tipo que dá vontade de tatuar algumas frases. Pelos quotes que coloquei aqui na resenha vocês conseguem tem uma boa ideia do quão bom o livro é. Mas as poesias sobre ansiedade, pra mim, foram horríveis. Quando comentei isso no skoob, algumas pessoas vieram e me disseram que realmente sentiram desconforto enquanto liam, que acharam repetitivo várias das coisas que ele disse sobre ansiedade, e coisas do tipo.

"... é entender de uma vez por todas que o amor acaba
mas você continua
(e que nem tudo que deixa de ser presente, deixa de ter valor)
"

Acho que a repetição acaba sendo natural. Ninguém consegue inventar coisas o tempo todo, principalmente se for sobre um único assunto. Mas se causa desconforto até em quem não tem ansiedade, não recomendo nada que uma pessoa que tem ansiedade generalizada leia. 

Se caso você realmente quiser ler, eu espero que seja uma boa experiência. Para mim, exceto esse ponto em específico, foi incrível. Como eu disse, várias frases são fazer que eu tatuaria no corpo. O João tem uma sensibilidade incrível e escreve sobre as coisas de uma forma tão real e ao mesmo tempo tão poética, que é impossível ler um livro dele e não se sentir tocado pelas poesias. 

"Eu quando olho para o número do meu apartamento penso em qual seria o número do nosso"

O livro tem muitas poesias que falam sobre amor, principalmente sobre amores perdidos, que se romperam, sobre coração partido (a famosa cornagem), o coração apaixonado e o coração granada, que nada mais é do que um coração que parece que vai explodir a qualquer momento. Se você se identificou com o nome, Coração Granada, eu desejo que o seu exploda de amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário