segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Resenha: Salmos (Bíblia)

 



Título: Salmos

Autores: Davi, Asafe, Moisés, Salomão, Etã, Hemã e os filhos de Corá
Editora: Luz e Vida
Ano de publicação desta edição: 2006
Número de páginas: 66
Onde encontrar: Skoob
Nota: 4 / 5 


AVISO: Este post é uma resenha literária, e não um devocional ou post de ponto de vista religioso! Eu possuo um blog no qual estou falando (quase) semanalmente sobre os ensinamentos dos Salmos, e te convido a clicar aqui e conhecer o blog, caso queira um conteúdo espiritualmente edificante. Esta resenha é uma análise literária como outra qualquer, partindo dos meus gostos e experiências de vida. 

"A vida inteira eu louvarei o meu Deus
cantarei louvores a Ele enquanto eu vive
r" - Salmo 146:2.

Salmos é um livro bíblico escrito por diversos escritores, entre eles, Davi, Moisés e Salomão. É importante dizer que os salmos, os poemas e cantos completos, não estão disponíveis na Bíblia. No sentido de que existem muitos outros salmos que por algum motivo não entraram na Bíblia. 

Sabemos que a escolha dos livros e capítulos da Bíblia se deu muito por questões políticas. Que vários livros, também inspirados por Deus, não foram colocados por que de algum forma "atrapalhavam" o que a igreja católica da época. A parte do Antigo Testamento já estava bem consolidada pelos Judeus, e eles utilizaram critérios próprios para decidir quais livros e capítulos entrariam ou não, mas é importante dizer que, por exemplo, mesmo depois de anos de o Antigo Testamento estar "pronto", e inclusive depois de a Bíblia inteira estar "pronta", a igreja católica decidiu adicionar à ele alguns livros, que são Tobias, Judite, Macabeus, entre outros. E ainda existem capítulos adicionais em alguns livros, como no livro de Ester e Daniel.

"Tu és Deus eternamento, no passado,
no presente e no futuro
" _ Salmo 90: 2b.

Com isso tudo, quero apenas dizer que os Salmos que temos acesso não expressam totalmente o que os poetas tinham para dizer sobre Deus. 

"Ó Deus, tudo que o fazes é santo.
Não há Deus que seja tão grande coo o nosso Deus
" _ Salmo 77:13. 

Li os Salmos na ordem, do 1 ao 150 e foi uma ótima experiência. Existem diversos Salmos que falam sobre guerras, e confesso que foram os que eu menos gostei, pelo simples fato de que eu não sou a pessoa que gosta de histórias que tem muita ação. Para mim, se vai ter muita ação, precisa compensar com algum outro item que eu realmente goste. Por exemplo, em Apocalipse, quando fala sobre o Armagedon, existem diversos seres mitológicos, que são seres que, pessoalmente, me encantam.

A fuga pelo Mar Vermelho me encanta por que também tem essa coisa super sobrenatural, que sou apaixonadíssima. Livros que falam sobre guerras puramente "humanas", não me encantam. Gosto do fato de que o livro sagrado não esconde que os maiores profetas também mataram, também sofreram machucados na guerra, também ficaram doentes, também sentiam raiva e alegria. Claro que, exceto a parte de matar, todos nós passamos por coisas parecidas durante a vida, e é legal ver como os profetas reagiram à essas coisas.

"Já não temos os milagres que esperávamos,
não há mais profetas,
e ninguém sabe quanto tempo isso vai durar
" _ Salmo 74:9.

Obviamente não concordo 100% com as reações. Davi, principalmente, parecia uma pessoa muito raivosa, e principalmente parecia que a adoração dele à Deus dependia de coisas boas. Todas as vezes em que ele estava doente, ou que perdia algo, o Salmo, além de ser lamurioso, é com acusações do tipo "Deus se esqueceu de mim". 

Gostei muito de alguns Salmos que dão esperança, que falam do amor de Deus. Creio que falar do amor de Deus é algo mais poderoso do que falar sobre os milagres. Por que, na minha visão, os milagres partem do amor que Deus sente por nós. Milagres não são algo de merecimento, é dado pela graça! 

"Diante de ti, a duração da minha vida não é nada.
De fato, o ser humano é apenas um sopro
" _ Salmo 39:5b.

Recomendo muito que leiam. Acho super válida a experiência de ler os Salmos assim como eu fiz, seguindo a ordem em que está escrito e fazendo anotações. Mas também valorizo muito quem lê fora de ordem. Algo que talvez seja legal é anotar os capítulos que já leu, para não ler coisas repetidas. Que tal? Salmos são cantos, poemas, então podem ser apreciados por qualquer pessoa, em qualquer religião. É arte que parte da vivência com Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário