terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Resenha: Um Conto de Natal, de Charles Dickens





























Título: Um Conto de Natal
Autor: Charles Dickens
Editora: Wordsworth Editions
Ano de publicação desta edição: 1993
Número de páginas: 96
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5 / 5


Primeiramente eu quero deixar claro que li este livro em inglês (A Christmas Carol), e por esse motivo as citações estarão em inglês. Um Conto de Natal é um conto do Charles Dickens, que acompanha alguns dias da vida de Ebenezer Scrooge, um senhor bem amargurado. Scrooge não vê sentido no Natal, acha que é só mais um dia em que as pessoas se aproveitam das outras pra conseguirem o que querem sem precisar se esforçar.

"No eye at all is better than an evil eye, dark master!"

Acha uma bobagem reunir a família sendo que no restante do ano todo mundo ficou separado, acha uma bobagem maior ainda essa coisa de "espírito natalino". No primeiro capítlo, Scrooge é a pessoa mais detestável que o leitor pode imaginar.

E então, ele recebe a visita do espírito de um amigo que faleceu há 7 anos. Esse amigo fala sobre como Scrooge é amargurado e precisa mudar se quiser ter uma vida melhor, e avisa que nos próximos dias virão 3 espíritos para ajudar Scrooge a se tornar essa pessoa melhor que ele precisa ser.






























Eu amei essa história, mas já aviso: ela é meio terror. Pense, 3 espíritos virão para te falar o quão ruim você é, e principalmente o último espírito é bem assustador. Ele não faz nada ruim, já quero deixar avisado, mas a aura dele e as mensagens que ele trás são coisas bem chocantes, então se você procura um conto super leve pra ler no Natal, não é esse. Mas se você quer um conto reflexivo sobre como ser uma pessoa melhor não apenas no Natal, esse é o seu conto!

"They are all in the past,' the Ghost said. 'They are only shadows"

É um conto que trás aquela mensagem de aproveitarmos mais, reclamar menos, viver mais o momento sem ficar pensando em coisas ruins. E acho que tem que ser assim não apenas no Natal, mas em todos os dias da nossa vida. Recomendo muito que leiam esse livro. Se você ver essa resenha em dezembro, aproveita que o clima já tá natalino e leia! Confesso que eu só leio coisas natalinas no Natal, mas leia esse livro em qualquer época, por que a mensagem dele é atemporal.












Nenhum comentário:

Postar um comentário