sexta-feira, 26 de abril de 2019

Leitura todo dia #97





Outra semana do projeto Leitura todo dia (projeto criado pela Nine Stecanella) se inicia! Espero que essa semana seja melhor do que as duas últimas. Sei que terei várias coisas da faculdade pra fazer, mas espero que no feriado eu consiga desafogar as leituras e conseguir ler bastante. A minha meta pessoal em 2019 é ler 35 páginas por dia, e como essa semana começa na terça-feira (16/04) e termina na segunda-feira (22/04), a meta seria ler 245 páginas. Porém eu pretendo passar da meta nessa semana, justamente por que teremos aí um feriado, e espero conseguir aproveitá-lo para ler mais do que leio normalmente.


Holocausto Brasileiro - 115 páginas restantes
Veronika Decide Morrer - 177 páginas restantes
Desafio à Democratização da Escola Pública - 9 páginas restantes
Ciência na Educação Popular - 8 páginas restantes


Como sempre, devo alertá-los de que não pretendo ler tudo isso que listei aqui, apenas quero dar andamento nas leituras. Claro que se eu conseguir ler tudo ficarei super feliz, mas não é o meu foco dar conta disso tudo.














No dia dezesseis eu li 39 páginas (um capítulo e meio) de Holocausto Brasileiro enquanto esperava meu namorado me buscar. Li sobre a vida do principal fotógrafo que registrou a vida no Colônia. As fotos presentes no livro foram cedidas por este fotógrafo, e são fotos incríveis e perturbadoras. Pessoas cercadas de moscas, pessoas bebendo esgoto como se fosse água, pessoas dormindo em camas de palha, pessoas nuas e tantas e tantas pessoas deitadas no chão. A parte gráfica do livro é muito importante pra que o leitor consiga entender toda a dimensão do que acontecia ali. Chamar aquilo de hospital psiquiátrico é irreal, pois era realmente um campo de concentração, onde a maioria das pessoas "jogadas" ali, eram negras, e obviamente, isso tinha um motivo.



No dia dezessete eu li 13 páginas (meio capítulo) de Holocausto Brasileiro. Eu realmente pensei que fosse ler mais nesse dia, mas acabei chegando em casa e dormindo. Acordei já meio tarde, e fui ver alguns episódios de Turma da Mônica. Eu tive tempo pra ler, mas não tive vontade, e resolvi não me forçar a fazer isso, então acabei lendo pouco.



No dia dezoito eu li 8 páginas (meio capítulo) de Holocausto Brasileiro, que é um capítulo dedicado a falar da influência de Michel Foucault no caso do Colônia. Achei bem interessante.

Li também 30 páginas (cheguei em 34%) de Veronika Decide Morrer. A  torre que controla a minha internet estava sem energia, o que significa que fiquei algumas horas sem acesso à internet. Então resolvi ler. Na parte em que estou, Veronika está redescobrindo sua paixão pela vida, mesmo sabendo que depois da tentativa de suicídio que a deixou bem fragilizada fisicamente, é quase inútil querer viver. A internet voltou, fui olhar meu whatsapp e descobri que minha vizinha havia se suicidado. Foi bem forte, principalmente por causa do livro que eu estava lendo no momento. Isso quebrou o clima, obviamente, e não consegui ler mais nada depois.



No dia dezenove, para ocupar a minha cabeça, eu li bastante. Li 55 páginas (três capítulos e meio) de Holocausto Brasileiro, e concluí a leitura! Posso dizer com completa certeza de que amei o livro, e que ele é um dos melhores livros que já li na vida. Recomendo muito, porém apenas para os que têm estômago para ver fotos de pessoas desnutridas, e tratadas como se fossem lixo. Os últimos capítulos falaram sobre a reforma psiquiátrica no Brasil, e são capítulos extremamente importantes, por que conseguimos entender várias coisas que melhoraram, e várias que ainda precisam melhorar dentro da psiquiatria brasileira. Todo psiquiatra deve ler este livro, com urgência!

Li também 38 páginas (cheguei em 51%) de Veronika Decide Morrer. O livro está me tocando muito, principalmente depois do ocorrido do dia anterior, e já sei que será uma leitura favorita. Não vou falar nada sobre o que está acontecendo no livro, por que seria spoiler, mas aguardem a resenha!



No dia vinte eu li super pouco. Li 9 páginas de Desafio à Democratização da Escola Pública, para o meu TCC, e é um artigo que recomendo à todos da área da Educação. E também li 8 páginas de Ciência na Educação Popular, e para todos que escrevem artigos científicos, a leitura deste artigo é indispensável! Li pouco, mas o dia foi incrível. Estive perto das pessoas que amo, e isso é o mais importante de tudo.



No dia vinte e um eu li 109 páginas (até 100% do livro) de Veronika Decide Morrer, e concluí a leitura do livro! Foi uma leitura maravilhosa, me sinto realmente grata por ter lido este livro no momento em que estou vivendo. Creio que ler com a maturidade que tenho hoje foi muito importante pra que eu conseguisse aproveitar tudo que consegui aproveitar do livro. Li este livro num momento bem difícil da minha vida, e creio que lê-lo nesse momento também foi importante de alguma forma.



No dia vinte e dois não houve leitura. Eu estava bem desanimada. Apesar de já fazer alguns dias que a minha vizinha havia se suicidado, eu não havia me confrontado com essa realidade até esse momento. Eu via ela de manhã, quando eu estava indo pra faculdade, e não vê-la nesse dia me deixou bem mal, e não consegui fazer nada durante o dia inteiro. Sei que isso vai ir passando com o tempo, mas provavelmente o final de abril vai ser bem difícil.



Consegui ler 309 páginas, o que dá 44 páginas lidas por dia em média. Está acima da minha meta, e estou bem feliz por isso! Consegui ler tudo que coloquei na meta de livros, e mesmo com a semana sendo estranha, e horrível em alguns aspectos, consegui ler bastante, o que me dá uma sensação pequena de alegria. Não sei se conseguirei ler nos próximos dias, então talvez abril siga bem parado, mas vou me esforçar pra conseguir ler pelo menos a média (ou algo próximo disso) na próxima semana.




Holocausto Brasileiro - 115 páginas lidas Concluído
Veronika Decide Morrer - 117 páginas lidas Concluído
Desafio à Democratização da Escola Pública - 9 páginas lidas Concluído
Ciência na Educação Popular - 8 páginas lidas Concluído



Nenhum comentário:

Postar um comentário