sexta-feira, 12 de abril de 2019

Leitura todo dia #95



E começa mais uma semana se inicia, e mais uma semana de início de mês. Para os que não conhecem, o Projeto Leitura todo dia foi criado pela Nine Stecanella, com o objetivo de fazer com que os participantes tenham a leitura como um hábito. Abril vai ser um mês bem corrido. Tenho 5 provas e pelo menos 1 trabalho para a faculdade, então terei que estudar bastante, e por causa disso, terei menos tempo para ler. Por causa disso, vou colocar na meta, pelo menos dessa primeira semana, textos e livros que têm leitura mais rápida, para que eu consiga ler tudo que preciso.



Contos e Fantasias de Fagundes Varela - 96 páginas restantes
Holocausto Brasileiro - 256 páginas restantes
Verônica Decide Morrer - 224 páginas restantes
Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais - 115 páginas restantes
Educação Popular: Desafio à Democratização da Escola Pública - 9 páginas restantes


Nos dias primeiro e dois, eu simplesmente não li nada. Como eu já disse no post anterior do projeto, eu estou no meio de uma crise depressiva bem forte. Não está me impedindo de viver a vida, mas não estou conseguindo me concentrar nas coisas com facilidade, então ler não é algo que eu teria conseguido nem se tivesse tentado muito.












No dia três eu li 23 páginas (dois capítulos) de Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais. Continuo gostando do livro. Os argumentos lidos nesse dia foram bem válidos, mas não são tão impactantes quanto o primeiro. Já era de se esperar que nem todos os argumentos tivessem o mesmo efeito, é algo normal, e não me faz gostar menos só por causa disso.


No dia quarto eu li 29 páginas (um capítulo e meio) de Holocausto Brasileiro. É um livro bem impactante, pesado, contém várias fotos dos internos. Lembrando que é a história de assassinatos em massa, um holocausto, dentro de um hospício onde 70% dos internos nem sequer tinham problemas psicológicos. É tudo revoltante e triste demais, então por mais que eu queira ler muito, se eu não estiver bem, não consigo ler. Os que acompanham o canal sabendo que estou passando por uma crise de depressão, então é realmente bem difícil eu conseguir ler muito deste livro.



No dia cinco eu li 15 páginas (meio capítulo) de Holocausto Brasileiro. É tudo muito chocante. É uma chuva de informações sobre coisas inumanas. São histórias de pessoas que eram tratadas como lixo. E tudo isso perto de onde eu moro, então para mim é ainda pior. Espero que coisas como as narradas neste livro nunca se repitam.

E li também 14 páginas (um capítulo) de Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais e comecei a não gostar tando assim do livro. Os argumentos ainda são válidos, mas o autor começa a falar de coisas não muito bem embasadas, e considerando que tudo no início do livro tinha muito embasamento, é meio frustrante. Continua tendo várias referências, mas o autor não passa credibilidade, nem consegue formular as frases de maneira a convencer o leitor do embasamento. Pode ser algo da tradução e da revisão, mas acredito que seja apenas a preguiça do autor que o levou  a fazer uma metade boa e outra meio bleh do livro.



No dia seis eu li 30 páginas (dois capítulos) de Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais. Estou gostando cada vez menos do livro. O autor disse algo extremamente idiota sobre horóscopo. Disse que acha ridículo. E tudo bem não gostar, mas entender o assunto antes de sair falando coisa errada é necessário. Horóscopo faz parte da astrologia, e ela é algo profundo demais para se resumir rapidamente, é preciso muito estudo para entender direitinho o que é a astrologia e onde o horóscopo se encaixa dentro dela. Creio que se o autor tivesse estudado algo à respeito, ele diria, e não seria tão desrespeitoso assim com essa crença. E aí eu me pergunto, se uma pessoa não estudou algo, está falando por um olhar de alguém que não conhece, tem acesso ao conhecimento e mesmo assim não o quer, qual é a credibilidade dela para falar de qualquer outra coisa?

Entendo que o autor foi uma das pessoas que ajudou a construir a internet que temos hoje, mas isso não o isenta de nada. Se ele não quer abrir os olhos para as outras coisas, por que nós abriríamos nossos olhos ao ler o livro dele? Entende que é totalmente hipócrita? Sinceramente não acho que o autor tenha alguma credibilidade para falar de qualquer coisa que não seja programação de computadores.



No dia sete não houve leitura. No dia oito eu li 24 páginas (um capítulo) de Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais. Continuo não gostando tanto do que estou lendo. Os argumentos são bons, mas tem algumas pequenas coisas que tiram completamente a magia e a credibilidade do livro.



Na primeira semana de abril eu li 135 páginas, o que dá 16,8 páginas por dia em média. Sim, está abaixo da minha meta, mas não vou ficar triste com isso. Eu sei o quão difíceis foram os últimos dias, e sei que fiz o que eu podia fazer. Espero que as próximas semanas sejam melhores!




Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais - 91 páginas lidas
Holocausto Brasileiro - 44 páginas lidas






Nenhum comentário:

Postar um comentário