sexta-feira, 19 de abril de 2019

Leitura todo dia #96



Início de mais uma semana do projeto Leitura todo dia! Essa semana será bem cheia de tarefas pra mim, vou ter várias atividades avaliativas, tenho um passeio marcado, então vai ser bem cheio de coisas, mas espero conseguir ler pelo menos o suficiente para ficar dentro da minha meta. Para os que não sabem, minha meta anual é de ler 35 páginas por dia. Essa semana começa na terça-feira (09/04) e termina na segunda-feira (15/04), portando a minha meta para essa semana é de ler 245 páginas. Segue abaixo a lista de livros que quero ler, lembrando que não quero terminar todos eles, eles apenas estão na meta.


Holocausto Brasileiro - 212 páginas restantes
Veronika Decide Morrer - 224 páginas restantes
Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais - 24 páginas restantes













No dia nove eu li 24 páginas (dois capítulos) de Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais e concluí a leitura. Como eu havia dito no Leitura todo dia anterior, eu comecei gostando muito do livro, e depois foi caindo de qualidade nos argumentos. No geral, gostei do livro, foi um livro que me acrescentou algumas coisas, mas a maioria dos argumentos utilizados, principalmente no final, não me pareceram tão verdadeiros. Recomendo aos que quiserem saber mais sobre como funcionam os algorítimos das redes sociais e como funciona a manipulação, porém não são argumentos que, ao meu ver, faria alguém deletar as redes. A menos que a pessoa seja bem paranoica com isso, ela no máximo vai adquirir um conhecimento útil para saber o que deve ou não postar nas redes a partir da leitura.


No dia dez eu li 23 páginas (dois capítulos) de Holocausto Brasileiro. Continuo gostando muito do livro. Li sobre uma história bem curiosa, de um menino que nasceu no Colônia, viveu sua infância aí, e sempre brincava com os internos, sem medo e ser pudor algum, e que por isso gosta do Colônia. Ele é filho do homem que estava gerenciando o hospital na época, então, apesar de todos os dias ver as coisas que aconteciam ali, não sofria na pele nada daquilo, e por isso conseguia gostar do lugar. É chocante como crianças nem sempre percebem o que está acontecendo ao redor, principalmente quando ela não são diretamente atingidas.



No dia onze eu li 32 páginas (dois capítulos) de Holocausto Brasileiro. Li um capítulo que me enojaram, sobre a venda de cadáveres. Cerca de 16 pessoas morriam por dia no Colônia, em sua época de superlotação, e, mesmo sendo ilegal, os cadáveres eram vendidos para as faculdades de medicina de Minas Gerais, e às vezes até mesmo para outros estados. Era tudo bem desumano, cadáveres já em início de decomposição expostos em pátios de faculdade, na frente de todos, com aquele cheiro horrível e tirando totalmente o resto de dignidade que aqueles corpos mortos tinham. É muito chocante. O outro capítulo fala sobre as crianças que estavam internadas no Colônia, e que vieram de outro hospício. Cerca de 30 crianças foram transferidas para o Colônia, e apenas quatro homens e duas mulheres sobreviveram até a fase adulta.

Li também 9 páginas de Ninguém da Karen Alvares, um conto super curtinho, de terror. Eu esperava um pouco mais do conto, por que já conheço a escrita da Karen, e esperava algo mais assustador. É basicamente uma pessoa sendo torturada e não conhece nem sequer o rosto do torturador. Gostei do desenvolvimento do conto, mas o final foi meio decepcionante.

E por fim, li 26 páginas (21 microcontos) A, B, C Erótico da Flávia Kalpurnia. Li minutos depois de ler lido o conto da Karen, por que queria ler algo que fosse bem na contramão do que eu havia acabado de ler. São microcontos (com cerca de 70 palavras cada um) eróticos. Eu gostei da maioria, encontrei alguns problemas em dois, mas como são bem pequenininhos e as cenas não estão inseridas em contexto algum, pode ter sido apenas uma impressão minha. Eu recomendo para pessoas que gostam de coisas eróticas, principalmente para os que gostam de poesia erótica, pois acabou ficando bem parecido.



E no dia doze eu li incríveis 28 páginas (dois capítulos) de Holocausto Brasileiro, e cheguei na metade do livro (que pretendo terminar nessa semana). Li sobre uma freira que ajudou as crianças sobreviventes do holocausto brasileiro, dando uma casa para eles e os ensinando a se portar de uma maneira mais educada. Um deles inclusive aprendeu a pegar ônibus para ir para alguns locais, adquirindo uma cerca autonomia que ele não teria nunca dentro do Colônia. O outro capítulo foi sobre uma menina que foi tirada dos braços da mãe, que era interna do Colônia, com dez dias de vida, e que foi procurar a mãe quando se tornou adulta. Foram capítulos mais leves, com histórias emocionantes de superação, gostei muito.

E comecei mais um livro. Li 47 páginas (21% do livro) de Veronika Decide Morrer, do Paulo Coelho. Estou amando o livro até agora. Começa já na cena de tentativa de suicídio de Veronika, e depois o cenário muda quando ela é socorrida e levada para um hospital psiquiátrico. Neste hospital, além de doentes, então pessoas que querem fugir de algo e se passam pro doentes, e claro, pessoas que simplesmente foram colocadas ali por que alguém quis. Então estou lendo duas histórias que tem cenários bem parecidos. Estou gostando muito dos dois livros!

Como na segunda-feira (15/04) terei duas provas, e na quarta-feira (17/04) terei mais uma, não poderei passar o final de semana me dedicando às leituras, porém espero conseguir ler um pouco a mais do que eu li na semana anterior.



Nos dias treze e quatorze eu não li nada. Porém no dia treze eu fui muito produtiva, programei alguns posts para o blog, cuidei um pouco de mim e foi ótimo! E no dia quatorze eu saí com minha mãe, meu irmão, minha cunhada e meu namorado. Fomos ao Parque Estadual Serra do Rola-Moça. Fica perto da minha casa (40 minutos) e é um lugar incrível! Me acompanhem no instagram para verem as fotos que irei postar no feed ao longo da semana.



No dia quinze eu li 14 páginas (um capítulo) de Holocausto Brasileiro, e li um capítulo que conta a história de dois sobreviventes do holocausto que se casaram e que hoje têm uma vida incrível! A história dos dois é muito bonita, emocionante e uma prova de que a maioria das pessoas internadas (ou presas, como preferir) estava ali sem um motivo plausível, e que com certeza mereciam um tratamento muito melhor.



Bom, nessa semana eu li 203 páginas, o que dá em média 29 páginas por dia. Eu já sabia que não iria conseguir tanto quanto queria por que fiquei alguns dias sem ler nada. Não fico triste pela quantidade de páginas que li, mas confesso que fico um pouco triste por que queria ter terminado Holocausto Brasileiro na primeira semana de abril, e vou terminá-lo (se Deus quiser) na terceira semana. Estou em crise de depressão, não estou conseguindo fazer tantas coisas quanto eu consigo quando não estou em crise. Quero falar mais sobre isso nos posts do Diário da Depressão, por que acho importante, então quem quiser saber mais sobre o assunto, fique ligado no blog!




Holocausto Brasileiro - 97 páginas lidas
Veronika Decide Morrer - 47 páginas lidas
Ninguém - 9 páginas lidas Concluído
A, B, C Erótico - 26 páginas lidas Concluído
Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais - 24 páginas lidas Concluído






Nenhum comentário:

Postar um comentário