domingo, 14 de agosto de 2016

O que é um livro bom?

Acabei de ver o vídeo da Tatiana,e não poderia ficar sem fazer um post sobre isso.Tatiana leu Garota Exemplar,da Gillian Flynn e não gostou nada do livro.E no vídeo-resenha,ela levanta a questão:o que é um livro bom?

Primeiramente devo dizer que bom é relativo.Como assim?O que eu é bom pra você,pode não ser bom pra mim e vice-versa.Tomar vitamina C é bom pra mim,mas talvez se você for tomar,pode ter uma super saturação da vitamina e começar a fazer xixi florescente.

Vamos também àquela filosofia de que a verdade é relativa.Como?O Papai Noel existe para as crianças,e essa é a verdade delas.Ele não existe pra maioria dos adultos,e essa é a verdade deles.Então a verdade é relativa.Então falar que um livro é bom de verdade,ou ruim de verdade,não significa que todos vão morrer de amores por ele.

Sabendo isso,vamos às minhas definições de livros bons e boas leituras.

Muitas coisas podem fazer um livro ser bom pra mim.A primeira dela é relacionada aos sentimentos.O livro me fez sorrir?Chorar?Me fez sentir saudade uma semana após eu ter terminado a leitura?Ou eu li o livro inteiro com a mesma cara?Será que eu me apaguei aos personagens?Sofri e me alegrei junto com eles?

Pra mim o mais importante em livros não didáticos,é fazer você se apegar à ele.Aos seus personagens,ao cenário,à escrita.Nos livros filosóficos,informativos e tal,a função é te ensinar alguma coisa e,mesmos se eles ensinarem e você não aprender,você pode dizer que aquele livro não foi bom pra você.

Eu tenho a memória fraca,e esqueço muitos nomes de personagens,o que é um saco,confesso,mas quando eu gosto do livro,por mais que eu me esqueça o nome de um ou outro personagem,a história daquele personagem fica comigo.O que aquele personagem passou fica gravado na memória,e talvez no coração.

Uma outra coisa que me faz avaliar se um livro é bom ou não é:Ele me passou alguma mensagem?Claro que temos que entender,que existem livros que são escritos para não passar mensagem alguma,mas é difícil de explicar como isso pode acontecer e por que acontece,então deixemos isso pra outro dia.Mas é mais ou menos como os vídeos do Rezendeevil,eles são feitos com o objetivo de não passar mensagem nenhuma e mesmo assim,por motivos que desconheço,muitas pessoas gostam dele.Pode ser ruim pra gente,mas pra alguém,é bom.

Se eu saio daquela leitura,e não penso nele durante pelo menos 1 dia,eu sei que ela não me acrescentou nada.Não que eu tenha que ficar pensando 24h naquele livro,mas se eu acabei de lê-lo,e parti pra outro como se não tivesse lido ele,ele não é livro bom.

Pouquíssimos livros dos que eu já li são ruins,mas tiveram um ou outro que eu não via a hora de acabar a leitura,de me livrar daquilo logo.

E por fim eu quero falar que,quando um livro me faz ficar apegada aos personagens,mas não tem nenhuma mensagem,eu não posso considerá-lo bom.E quando ele tem mensagens boas,mas os personagens não me cativaram,não o considero bom.



Agora,experiências de leituras boas,podem sim vir com livros ruins.Como?Eu li um livro de contos do Poe.O pior livro que já li na vida.Ele só fala de navegação,e coloca umas coisinhas fantásticas aqui ou ali,mas que não convencem,então não tem como se identificar,não tem como se apegar a coisa nenhuma.Mas num desses contos,fala sobre uma mulher que perde a cabeça,mas continua vivendo,e esse conto me fez sentir coisas horríveis.Eu fiquei agoniada com aquilo,fiquei me imaginando sem cabeça e foi horrível.Por isso não posso invalidar a importância que esse livro teve na minha vida.Achei o livro ruim,mas não odiei a experiência de leitura.

Eu não gostei dos contos,odiei a maioria deles,mas aquele conto me fez sentir coisas,e livros que nos fazem sentir,são bons.Livros que passam por nós como se não tivessem passados,não deixam pegadas,são ruins.

Espero que tenham entendido,gostado e que deem suas opiniões também.

~Kiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário