quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Resenha: Aliens






Título: Aliens
Autores: Andrei Simões, Breno Torres, Clara Gianni, Fábio de Andrade, Flávio Ramos Moreira, Giuliana Murakami, Lenmarck e Saulo Sisnando (org)
Editora: Editora Teatro de Apartamento
Ano de publicação desta edição: 2018
Número de páginas: 88
Onde encontrar: Amazon / Skoob
Nota: 4 / 5


Aliens é uma coletânea de contos brasileiros, obviamente reunidos por falarem de alienígenas. O primeiro conto, Rebobine Antes de Devolver, se passa numa locadora de fitas VHS. Quem lembra desses lugares, hein? No conto, os donos de uma das locadoras do bairro é um alienígena, que sequestra alguns clientes, junto com um dos funcionários. Eles sequestravam especificamente os clientes que alugavam a fita do Jurassic Park. Achei legal essa junção de algo do passado, os dinossauros, ou os aliens, que achamos que são seres do futuro.

O conto Escamas é bem interessante. Narra a vida dos répteis que viviam na terra antes do big bang, só que eram reptilianos. Novamente essa junção de passado e futuro. Alguém aí acredita em reptilianos? Acho uma teoria ótima, não acredito totalmente, mas acredito sim que possam existir em algum lugar do universo. O terceiro conto é O Arranha-céu. Dois irmãos, um deles possui algum problema psicomental e por isso é incapaz de entender e fazer certas coisas. Ele começa a não querer fazer as coisas ou ter medos irracionais, e o irmão mais velho é chamado para cuidar dele. Acontece que não eram medos irracionais. Existem duas raças alienígenas brigando para saber quem ficará com o menino.

"Cada tentativa que sua mente cria para organizar coisas inexplicáveis se torna mero flerte platônico que o terror causa em todo o seu corpo até que sua sanidade comece a sucumbir sem volta", O Início do Fim.

O Início do Fim é um conto em que um homem vê um vulto, aí depois vê a forma de um alien. Mas ele jura que está apenas alucinando, então continua vivendo como se nada estivesse acontecendo. Já o conto A Cabra na Estrada tem como protagonistas um casal de policiais que estão indo investigar algumas mortes no sertão. Tudo que veem pela estrada são cabras mortas, criando um cenário horripilante e macabro. Os últimos parceiros da moça que está liderando a investigação, morreram durante a investigação e nunca sequer foram encontrados.

Em Busca de um Significado fala sobre um garoto nerd, bem estereotipado. Gosta de games, fica o dia inteiro no computador, odeia falar com as pessoas e ter interações sociais. Ele conhece uma alien e eles acabam conversando sempre, pois ele sente que ela o entende de alguma forma. No conto Plutão Ainda é Planeta temos um cenário bem diferente e até divertido. Um jovem está num app de relacionamento (leia-se Tinder ou similares) e acaba encontrando um cara legal, com quem ele conversa algumas vezes e decide se encontrar. Só que o date não acontece bem como o planejado.

"Berrou junto aos berros do outro, que contorcia-se, suava aos borbotões e deslizada nos próprios rios de sangue borbulhante...", Plutão Ainda é Planeta.

E por fim, temos o conto Corpo Estranho. Confesso que entendi pouquíssimo desse conto, mas resumidamente, há avisos por toda parte, de que as pessoas não podem sair de casa. O personagem sai. Isso, agora, me lembrou bastante da Covid-19 e o momento de quarentena que estamos vivendo. Aqui no Brasil a quarentena não é obrigatória (na Itália, quem sai de casa sem motivo é multado), o que significa que mesmo com avisos para não sair de casa, muitos ainda saem.

Gostei muito do livro! Acho que dá pra perceber pela nota, já que 4 estrelas é uma nota bem boa. Gostei muito do conto sobre Plutão, principalmente por que, astrológica e mitologicamente, eu tenho uma relação peculiar com Plutão. Sei que Plutão hoje é considerado planetóide, mas eu sigo apaixonada por ele, já que ele continua fazendo parte do nosso sistema solar. Também gostei muito do conto sobre as cabras, e acho que teve o melhor final possível! E também gostei do conto sobre os dois irmãos. Assim, na verdade esses contos foram os que eu amei, os que eu recomendo para todos os seres no universo que sabem ler.

"Vivia uma interminável agonia de, mesmo sabendo a resposta, jamais descobrir a pergunta", Corpo Estranho.

O restante dos contos eu apenas gostei, achei regulares. E o último conto em específico eu nem sequer entendi direito. Também se passa no sertão, e me lembrou de leve Bacurau. Apesar de que Bacurau eu entendi, e o conto nem tanto.. É um livro bem curto, que com certeza vale a pena ler. Além de um ótimo passatempo, quem gosta de histórias de alienígenas vai amar! Tem muita coisa misturada, tanto de passado e futuro, quanto de regionalidades fortes presentes no livro. Acho que trazer a temática alienígena para as realidades brasileiras é algo necessário e que fortalece a nossa cultura! Recomendo muito a leitura do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário