terça-feira, 30 de outubro de 2018

Maratona dos Atrasados

Confesso que coloquei livros demais em desafios literários, e confesso também que não acho que conseguirei ler todos eles, mas quero me esforçar ao máximo para conseguir. Nos últimos meses, por causa da faculdade, eu tenho lido menos. 

Li 10077 páginas até o dia vinte e três de outubro, o que dá a média de 34,04 páginas por dia. É uma média boa, principalmente se contarmos que dos 296 dias do ano (até 23/10/2018), pelo menos 50 deles eu passei sem ler. Em comparação com os anos anteriores eu li mais coisas, no sentido de ter lido mais livros, e até li mais páginas do que em alguns anos desde que comecei a vida de leitora voraz. Em 2016, por exemplo, eu li cerca da metade das páginas que eu li até agora, só que em 2016 eu não havia feito tantos desafios como neste ano.

Eu coloquei muitos livros grandes nos desafios e sei que isso me atrapalhou, pois eu acabava dando preferência pra quaisquer outros livros que fossem de leitura mais rápida e agora, já nos últimos meses do ano, eu tenho quase metade dos livros ainda para ler.

Estou participando dos desafios Livrada (14 livros), Mulheres (5 livros), 1001 livros para ler antes de morrer (5 livros), 12 livros para 2018 e o Projeto Machado de Assis, que contém críticas e crônicas, textos mais rápidos, mas que eu acabo não lendo por dar preferência aos outros. Como todos os projetos estão atrasados, resolvi fazer a lista do último trimestre do projeto do Machado apenas no dia 07 de outubro, pois até lá a maratona já vai ter acontecido e eu espero conseguir desafogar um pouco as leituras.


Falando da maratona propriamente dita, vai começar às 18h do dia primeiro de novembro, e vai até as 18h do dia três. Terei então 48 horas para me dedicar à leitura e vou colocar como meta ler 500 páginas, que é um número possível, apesar de saber que não será fácil. Lembrando que vou dormir normalmente nesses dias, então, considerando que eu durmo cerca de 7 horas por noite, temos então 34 horas para a leitura, e considerando que sou um ser humano que toma banho, come e vai ao banheiro, eu terei mais ou menos 30 horas para ler durante a maratona. 

A minha média de leitura varia. Em livros da L&PM Pocket, por exemplo, eu leio cerca de 20 páginas por hora, mas em livros com tamanho normal e fontes confortáveis, eu consigo ler 30 páginas por hora. Como tudo vai depender da fonte utilizada no livro e do tipo de folha do livro (amarelada ou branca), eu vou colocar essa meta de 500 páginas. E listarei abaixo a minha TBR, lembrando que não necessariamente eu preciso concluir tudo isso, é apenas o que eu quero ler, dar andamento. E claro, lembrando que são todos livros atrasados, que eu já deveria ter lido há tempos.

Quando os Adams Saíram de Férias - 277 páginas restantes
Mãe África - 57 páginas restantes
Pareceres (Machado) - 12 páginas restantes
O Futuro (Machado) - 34 páginas restantes
O Caminho da Porta/O Protocolo (Machado) - 68 páginas restantes
Turma da Mônica - ??

Coloquei livros bem possível também. Tirando o primeiro, que pelo tema (envolve agressão e estupro) é mais denso, os outros são mais tranquilos de ler, então creio que conseguirei sim ler essas 500 páginas sem maiores problemas.

A maratona vai acontecer somente aqui no blog, pois estou sem celular e sem câmera. Porém, no vídeo de cultural de novembro eu falarei sobre a maratona em vídeo também. A programação de posts estará listada abaixo, podendo haver alterações caso haja imprevistos.

Dois de novembro - 00:30 
Dois de novembro - 12:30 
Dois de novembro - 18:30
Três de novembro - 00:30
Três de novembro - 12:30
Três de novembro - 18:30

No primeiro dia da maratona não farei atualizações no blog por que vou falar sobre o que eu li neste dia na primeira atualização do dia dois. Espero que seja uma maratona bem produtiva, eu terei bastante tempo para ler tudo que eu quero e sei que com um esforço eu consigo ler tudo e ainda aproveitar bastante o meu dia vendo filmes e me divertindo. Let's Go!



Nenhum comentário:

Postar um comentário