quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Leitura todo dia #72


E se inicia mais uma semana do projeto Leitura todo dia, criado pela Nine Stecanella, com o objetivo de fazer com que a leitura se torne um hábito. Nessa semana eu não terei aulas na faculdade, então vou conseguir produzir mais aqui para o blog, já estou arrumando vídeos novos para o canal, e espero consegui ler bastante também. Minha meta, em páginas, vai ser bem alta, já que sei que vou precisar ler muita coisa. A meta dessa semana é de 500 páginas, e espero até mesmo conseguir passar disso. Além de estar em casa essa semana, nas próximas semanas eu terei várias provas e trabalhos, então realmente vou precisar dar um gás agora, para depois ficar concentrada apenas nos estudos. E abaixo as metas por livros.

Um Toque de Clássicos - faltam 144 páginas - quero ler 144 páginas
Frankenstein - faltam 256 páginas - quero ler 150 páginas






No dia oito eu li 12 páginas (um capítulo) de A Metamorfose, do Kafka, que é o livro de agosto do meu desafio de 12 livros para 2018. Sim, comecei bem atrasada, mas o importante mesmo é ler. Me lembro de não ter gostado desse livro da primeira vez que o li, mas estou dando uma nova chance, por que sei que com o passar dos anos o nosso gosto vai amadurecendo, e mais do que isso, nossas ideias vão amadurecendo. Não estou amando, mas estou gostando.













No dia nove eu li 47 páginas (cerca de 0,7 do capítulo) de Um Toque de Clássicos, livro que preciso ler para fazer uma prova de Sociologia da Educação na faculdade. Para os que não sabem, eu curso licenciatura em biologia, então preciso ler bastante sobre educação. Esse livro fala sobre os três grandes clássicos, Marx, Durkheim e Weber, nessa ordem.

Também li 18 páginas (o conto inteiro) de Sua Nota é Dez, um conto erótico. Gostei bastante dele, apesar de hoje em dia, ser estranho ler algo que fantasie sexualmente os professores.



No dia dez eu li 13 páginas (cerca de 0,3 do capítulo) de Um Toque de Clássicos e terminei o primeiro capítulo, sobre o Marx. Como preciso ler para fazer uma prova, estou fazendo várias anotações, o que faz com que a leitura, que já não é tão fácil, fique mais demorada. Estou gostando bastante. Amo antropologia.



No dia onze eu li 36 páginas (um capítulo) de Um Toque de Clássicos e comecei a parte do Durkheim. Eu melhorei muito a minha nota na redação do ENEM de 2017 usando uma citação do Durkheim como base para escrever. Vou deixar a citação aqui, por que ela serve em literalmente qualquer contexto em que estivermos falando sobre sociedade.

"De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, o (INSIRA AQUI A PROBLEMÁTICA DO TEMA) encaixa-se na teoria do autor, uma vez que, se uma criança vive em uma família na qual (INSIRA AQUI O QUE ESSA FAMÍLIA ENSINOU POR MEIO DO CONVÍVIO PARA ESSA PESSOA SE COMPORTAR DA FORMA QUE GERA A PROBLEMÁTICA), esse indivíduo em formação tende a repetir esse comportamento, transmitindo-o de geração em geração."

Créditos ao canal ASMR lá nas alturas, que eu vi 30 minutos antes de sair de casa, para ficar calma, e consegui pegar essa super dica que aumentou bastante minha nota na redação.

Li também 22 páginas (dois capítulos) de A Metamorfose e concluí a leitura do livro. Ele é bem curtinho, e li numa versão em que só tem o texto do Kafka mesmo, sem introdução nem nada. Gostei bastante da leitura dessa vez, pude aproveitar bem mais. Não amei, mas gostei bastante.




No dia doze eu li 17 páginas (introdução e prólogo) de Frankenstein da Mary Shelley, que é o livro do mês de outubro no desafio de 12 livros para 2018. Ou seja, com esse livro eu estou em dia. Li as partes em que a autora fala sobre o livro e adorei saber sobre como o livro foi criado. Apesar de já saber por alto qual era a história, ler a autora falando sobre isso é sempre melhor.

Também li 23 páginas de O Lucro ou as Pessoas e li 8 páginas (cerca de 0,3 do capítulo) de Sociologia da Educação do Bourdieu, também para a prova de Sociologia da Educação. Eu simplesmente amei o texto do Bourdieu, que fala bastante sobre a desigualdade social promovida pelas instituições educacionais.



No dia treze eu li 17 páginas (cerca de 0,3 do capítulo) de Um Toque de Clássicos e sigo gostando bastante do livro. E também li 7 páginas de Condição de Classe do Bourdieu, que obviamente também é para a prova. Eu também preciso fazer um trabalho, relacionando todos os textos que li, então eu preciso lê-los com calma e entender tudo direitinho. São textos ótimos, mas são densos, então não são leituras nada rápidas.



No dia quatorze eu li 31 páginas (cerca de 0,7 do capítulo) de Um Toque de Clássicos e concluí a leitura do livro. Estou feliz por ter feito essa leitura. Não me fez realmente entender por que a nossa sociedade está onde está, mas saber que não começou agora e que ela vai estar em constante mudança, sejam mudanças boas ou ruins,  de certa forma alivia. Apesar de também dar um certo medo.

Li 30 páginas de As Prisões da Miséria e é uma leitura que realmente recomendo a todas as pessoas. Fala muito sobre o preconceito etnorracial por parte da polícia e por parte da sociedade, que faz de tudo para que os guetos saiam da "sociedade" e sejam encarcerados. É um livro maravilhoso. Obviamente eu não o li inteiro, li apenas as partes que julguei ser mais importantes.

Também li 20 páginas de A Social-Democracia, que é um texto mais denso, e fala bastante sobre política, obviamente, e usa muito das teorias do Marx para explicar por que a política está um caos na sociedade atualmente. Fala sobre votos comprados, promessas de eleição que nunca são cumpridas e sobre muitas coisas que estamos vivendo no Brasil atualmente.

Li 33 páginas (41%) de 51 Fatos da Primeira Guerra Mundial. Confesso que só comecei a ler esse livro por que estava sem nada para ler. Foi a minha primeira leitura do dia. Eu acordei pela madrugada, e como não consegui dormir novamente, comecei a ler o que já estava baixado no kindle do celular do meu namorado.

E por fim li 15 páginas (um capítulo) de Frankenstein e agora eu sei que quem conta a história não é o próprio doutor, e sim o capitão de um navio. O doutor vai conversando com esse capitão, e esse capitão vai anotando as conversas, e assim o livro é escrito. Eu li muito nesse dia, o que eu achei ótimo e espero que se repita ainda esse mês. Como sei que a próxima semana vai ser corrida, já que eu vou ter que ficar todos os dias na faculdade, aproveitei pra ler mais nesse domingo.



No dia quinze não houve leitura. Não teve clima para leitura e não me forcei. Cheguei em casa cansada da faculdade, tive que fazer algumas coisas, e depois eu só dormi. Precisava disso.



Nessa semana eu consegui ler 349 páginas, o que dá 43,6 páginas por dia, e é a minha maior média dos últimos meses. Estou bem feliz com essa média. Sei que não consegui ler tudo que queria, li 151 páginas a menos e não consegui ler a quantidade de páginas que eu queria ler de Frankenstein, mas fico feliz por pelo menos ter lido muitas páginas. A próxima semana vai ser mais cheia e não sei se vou conseguir ler tanto, mas vou tentar pelo menos ler todo dia.


A Metamorfose - 34 páginas lidas Concluído
Um Toque de Clássicos - 144 páginas lidas  Concluído
Sua Nota é Dez - 18 páginas lidas Concluído
Frankenstein - 32 páginas lidas
51 Fatos Primeira Guerra Mundial - 33 páginas lidas
O Lucro ou as Pessoas - 23 páginas lidas
A Sociologia da Educação - 8 páginas lidas
Condição de Classe - 7 páginas lidas
As Prisões da Miséria - 30 páginas lidas
A Social-Democracia - 20 páginas lidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário