domingo, 7 de outubro de 2018

Resenha: Alameda dos Pesadelos de Karen Alvares























Título: Alameda dos Pesadelos
Autor: Karen Alvares
Editora: Editora Cata-vento
Ano de publicação no Brasil: 2014
Número de páginas: 268
Preço: R$ 14,90 (ebook)
Onde encontrar: AmazonSkoob
Nota: 4/5



Vivian  é filha e mãe. Mora com seu pai e seu filho, Lucas, e vive uma vida relativamente boa. Trabalha em um escritório e volta todos os dias bem cansada para a casa. Neste dia, ela acaba voltando para casa bem atrasada e acaba pegando uma chuva bem forte. Chega em casa estressada com tudo e todos, mas vai se acalmando quando resolve brincar com Lucas. Mas o que ela não conta para ninguém, é que no caminho ela havia visto aquele homem.

Aquele homem que era o pai biológico de Lucas, mas que nunca foi um pai de verdade. O homem que sumiu de sua vida assim que descobriu que uma criança viria, e a deixou sofrendo sozinha. Vivian sempre teve ajuda dos pais, especificamente de seu pai, já que sua mãe faleceu antes mesmo de Lucas nascer, mas sabia que o sonho dos pais era que ela se casasse com um homem exemplar e então tivesse filhos, o que não aconteceu. Vivian era a decepção da família, ou pelo menos se sentia assim.

Gabriel, o pai de Lucas, apareceu novamente. Ele começou a perseguir Vivian e até mesmo o filho Lucas, e ela sabia que isso era impossível. Gabriel estava morto. Mas o filho havia dito que um homem com a jaqueta com desenho de corvo nas costas havia aparecido, e Vivian sabia que era Gabriel. Novamente com aquela maldita jaqueta que ela tanto odiava. 

Vivian sabia que era loucura, mas também sabia que era real. Ela viu Gabriel, Lucas também o viu, e em todas as situações ele parecia nervoso, buscando vingança por algo que Vivian não sabia o que era, afinal, foi ele quem a abandonou. Tudo isso por ciúme. Vivian, um ano antes de conhecer Gabriel, havia perdido o amor de sua vida, Joshua, e ainda guardava tudo que havia ganhado dele. Gabriel ficou louco de ciúmes de Joshua, um rapaz morto, e então o namoro dele com Vivian terminou. Mas terminou tarde demais, ela já estava grávida.

Agora Vivian vai precisar entender seu propósito na vida, proteger o filho e o pai, proteger a si mesma, e fazer o possível para que Gabriel fique longe. Como o pai dela é espírita, fala bastante sobre concertarmos nesta vida o que fizemos de ruim em vidas passadas, e não cometermos novos erros, pois apenas assim conseguiremos viver em paz, mas Vivian não acredita que haja um deus, ou espíritos, e muito menos que algum deles se importe com o que ela passa todos os dias, então a única coisa que ela consegue fazer é fugir


























Alameda dos Pesadelos é um livro de terror, mas que envolve muitas outras questões além do horror puro. Envolve relacionamento abusivo, tragédias familiares, laços de outras vidas, inferno e céu. 

Eu confesso que esperava algo totalmente diferente do que encontrei lendo o livro. Esperava algo mais terror e não tanto horror, ou seja, esperava mais cenas de agressão ou momentos mais agressivos, e o que encontrei foi mais horror psicológico, traumas que foram usados contra os personagens para os fazerem sofrer por dentro. Apesar disso, à medida que o livro vai caminhando, as cenas de terror, onde há sofrimento físico e carnal nos personagens acontecem mais frequentemente e são realmente horríveis. São imagens que passam por nossas cabeças ao longo da vida, mas quando vemos isto num livro nos dá um sentimento diferente. 

A quantidade de vezes em que o sangue é mencionado e esparramado no livro é enorme, e essas cenas são incríveis. Além de muito bem escritas, são cenas de filme, daquelas em que o sangue toma todo o lugar, o cheiro de sangue podre incomoda só de ler. Em momentos específicos do livro, ler essas cenas chega a ser agoniantes, o que é ótimo, já que esse é o objetivo maior dos livros de horror e terror: causar agonia e medo.

Creio que o que pode impedir algumas pessoas de gostar do livro é o fato de envolver crenças, e envolver essas crenças de uma forma nada aprofundada. Ou seja, no livro a autora utiliza o senso comum sobre determinada crença para construir o enredo, e sei que algumas pessoas podem se sentir incomodadas com isso, não por ser errado usar o senso comum, mas por que muitas outras coisas poderiam ser abordadas e deixar o livro ainda mais horripilante. Além de que algumas coisas poderiam sim ter sido abordadas de forma diferente, o que não faz o livro ser ruim, mas faz com que ele seja menos profundo.

A escrita da autora foi algo que me incomodou em algumas partes. É difícil explicar, mas muitas vezes o livro foi escrito de uma forma que não me fazia acreditar no que estava acontecendo, no sentindo de não conseguir comprar a ideia. Creio que o legal dos livros de terror e horror é surpreender o leitor, e em momento nenhum acontecem surpresas. Não acho que isso seja um grande defeito, já que a escrita da autora, por ser bem fácil, faz com que a leitura seja bem rápida, então a leitura não fica empacada, mas pode ser outra coisa que faça com que os leitores não gostem tanto da história. Eu particularmente gosto bastante de escritas rápidas, creio que na maioria dos casos elas funcionam melhor, já que muita descrição acaba ficando cansativo, mas também é preciso saber até que ponto sua escrita é rápida e onde ela começa a ser pobre de detalhes.

Eu gostei do livro por ele envolver vários temas, principalmente por ele envolver céu e inferno. Apesar de entender que algumas pessoas podem não gostar tanto dessa parte, por ser mais filosófica e envolver crenças, eu adorei. Não costumo ler livros que envolvam especificamente essa crença, então ler sobre ela, mesmo que fosse de uma forma mais comum e popular, me deixou feliz. Acho que além de apenas envolver essa crença, a autora conseguiu fazer horror com isso, o que obviamente é o mais legal do livro, pegar algo que deveria ser esperançoso e transformar em puro horror.

Também gostei bastante da construção dos personagens. Mesmo o enredo sendo previsível, creio que os personagens serem exatamente quem são, fez com que o enredo acabasse se tornando interessante e gostoso de acompanhar. É bem mais do que apenas saber ou não o que vai acontecer, mas é viver tudo aquilo junto com os personagens, algo que eu consegui, e foi isso que me fez gostar tanto do livro.

Recomendo muito a leitura de Alameda dos Pesadelos, e creio que é uma boa introdução à obra da autora. Recomendo essa história para amantes do horror, pessoas que gostam de livros que envolvem crenças de uma forma não tão esperançosa. Também para quem gosta de livros que abordem inferno e céu no geral, mas que não esperam grandes surpresas sobre esses temas. E por fim, recomendo para os que querem ler uma boa história que flua e seja rápida na medida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário