domingo, 1 de março de 2020

Resenha: Tempo Ruim, de Anita Ganeri






























Título: Tempo Ruim
Autor: Anita Ganeri
Editora: Editora Melhoramentos
Ano de publicação desta edição: 2006
Número de páginas: 160
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5 / 5

Tempo ruim é um livro INCRÍVEL sobre meteorologia para crianças. E é incrivelmente legal. Tem várias ilustrações e uma linguagem bem didática, o que torna o aprendizado muito mais fácil. Como é um livro teórico voltado para o público infanto-juvenil, eu recomendo muito que você que tem uma filho ou uma criança dê esse livro de presente à partir dos 10 anos. E claro, se você não sabe NADA de meteorologia e quer aprender um pouco, esse livro vai ser ótimo pra você!

Agora, vamos à resenha propriamente dita. Tempo ruim tem um capítulo para cada fenômeno meteorológico, ou seja, tem um capítulo para as tempestades, onde a autora explica o que é uma tempestade, como ela se forma, como os raios e trovões são formados e como eles atuam aqui na atmosfera terrestre. Também tem capítulo que fala só de furacões, e uma coisa que enriquece muito o livro é que sempre tem relatos e depoimentos de pessoas que passaram por esses fenômenos.

É importante ter esses exemplos, por que aí a pessoa que lê entende "na prática" como aquilo funciona. Ok, entendi que um furacão do nível 5 é o mais forte, mas o que exatamente ele faz? Já aconteceu? Onde? O livro responde todas essas questões, de forma bem humorada e super fácil de entender. 

O livro tem uma personagem "principal", que é a meteorologista que conta sobre todos os fenômenos, mas ela aparece em poucos momentos do livro. Vale dizer que, por exemplo, quando a autora vai contar como foi inventado o barômetro, aparelho que mede a pressão do ar, o livro conta a história através de tirinhas, ou em forma de conto mesmo, com uma narração e os cientistas como personagens principais, o que faz tudo ser ainda mais divertido!






















Fica claro que eu amei o livro, e realmente recomendo muito que todos leiam. Eu faço biologia na faculdade e não sabia de muitas dessas coisas que vou levar pra vida toda! Eu tinha muito o pensamento de que esses eventos todos só acontecem no norte do globo com frequência e com força, porém, eu moro em Belo Horizonte, e dias depois de terminar essa leitura, a chuva caiu aqui com muita força.

E quero dizer também que: houveram tornados e ciclones em Minas Gerais. Ciclones são aqueles ventos super fortes, que geralmente têm formato cônico; os tornados são a junção dos ciclones com água. Então são literalmente uma forte tempestade que gira. E entender mais sobre esses fenômenos me deixaram mais tranquila. Pela internet, com a informações que são mais fáceis de ter acesso, é muito difícil entender o que esses fenômenos realmente são, por isso recomendo muito que leiam Tempo Ruim!



Nenhum comentário:

Postar um comentário