As células procariontes, como já pudemos ver, foram as primeiras células, ou seja, são células primitivas, com estrutura e organização mais simples. Elas pertencem ao Reino Monera, que é um reino constituído por diferentes tipos de bactérias. Bactérias são seres muito adaptáveis ao local onde vivem, por isso podem viver em praticamente todos os lugares, e é também por isso que precisamos trocar de medicamento quando a bactéria cria resistência. Quando estamos doentes e tomamos um mesmo remédio por muito tempo, as bactérias se acostumam com o remédio e ele passa a não ter mais o efeito desejado.
Seres procarióticos, exceto as micoplasmas, possuem parede celular, que é um envoltório que impede a entrada, ou saída, de certas substâncias. Por serem unicelulares, essa parede precisa ser bem rígida, por se algo, como algum antibiótico, por exemplo, entrar na célula, a bactéria morre. Apesar de possuírem a parede celular, os seres procarióticos também possuem membrana plasmática, que é mais uma camada de proteção que contra o que entra e sai da célula.
Elas não têm citoesqueleto, que é o esqueleto da célula, que serve para dar sustentação e ajudar na movimentação. Bactérias se movimentam com a ajuda de sua própria forma. Por exemplo, espirilos são bastante alongadas, coccus são esféricas, bacillus são um pouco alongadas e vibriões têm formato de meia-lua, e isso ajuda na movimentação.
As bactérias não possuem núcleo, portanto, o material genético, RNA (ácido ribonucleico), fica disperso no citoplasma da célula. Por essa razão, bactérias não conseguem fazer mitose, já que para fazer a mitose nossa célula "divide" o material genético para juntá-lo novamente depois que o processo termina, algo impossível de se fazer com o RNA. Células procariontes só conseguem fazer meiose, que é o processo que divide a célula em duas células menores que a primeira. Na mitose as células filhas têm exatamente o mesmo tamanho e as mesmas estruturas que a célula mãe.
Os cromossomos (estrutura que faz com que o gene se perpetue) das bactérias têm formato circular e se duplica a cada 38 minutos, enquanto nas células eucariontes a duplicação é bem mais lenta. A duplicação é mais rápida por que, como as bactérias não possuem núcleo, os cromossomos ficam espalhados por todo o citoplasma.
A única organela presente nas células procariontes são os ribossomos, que são sintetizadores de proteína, ou seja, eles fabricam a proteína que as bactérias precisam para sobrevivência. Esses ribossomos ficam dispersos no citoplasma, porém podem estar também em filas que chamamos de polirribossomos.
Como foi dito anteriormente, as células procariontes são bem simples. Essas são suas estruturas e suas localizações. Como também já foi dito, elas podem possuir formatos diferentes, porém as estruturas sempre estarão dispostas da mesma forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário