Dezembro é considerado o mês de encerramento. Isso é tão claro na nossa cabeça que nem sequer ousamos começar algo em dezembro. Dietas, projetos e estudos ficam todos para o início do próximo ano. Isso por que estamos empenhados demais em terminar as coisas que prometemos fazer durante o ano. Eu, por exemplo, vou ler o máximo que puder em dezembro, pra conseguir dar uma completadinha nos meus desafios literários, por que ao longo do ano eu acabei não dando tanta atenção à eles, apesar de ter ido super bem em vários desafios ao longo do ano.
Isso seria resolvido se nos empenhássemos todos os dias a dar o nosso melhor nos nossos projetos e desafios, e não deixássemos tudo pra última hora. Sim, é importante descansarmos, mas isso não tem a ver com esforço de fato, e sim com o fato de sempre colocarmos metas inalcançáveis dentro da nossa realidade. Por exemplo, não faz sentido eu colocar como meta ler 200 livros se eu sei que não consigo. É importante sim estarmos sempre em busca de fazermos mais e melhorarmos algumas coisas, mas temos que reconhecer nossos limites. Então, uma das dicas para o próximo ano é: coloque metas desafiadoras, mas alcançáveis dentro da sua realidade.
Uma outra característica que demos à dezembro é que não podemos começar nada por que pega mal começar um novo ciclo no final do ano. Aos que são espiritualistas, entendo que isso seja uma questão, pois começar um novo ciclo da nossa vida junto com os ciclos da natureza é bom, pois nos deixa alinhados espiritualmente, porém esperar que esse novo ciclo da natureza comece pode ser apenas procrastinação. Falamos que vamos começar no primeiro dia, mas se no primeiro dia não dá certo, não queremos mais fazer e vamos desistindo aos poucos, e quando chega no final do ano percebemos que não fizemos nada, ou muito pouco.
Aos que não são espiritualistas e apenas fazem isso por procrastinação ou por já ter em si a ideia de que dezembro não é um bom mês para começar as coisas, procure começar algo que vai terminar ainda em dezembro, para ir quebrando aos poucos essa ideia. Faça alguma dieta nova ou um tipo diferente de exercícios por 10 dias em dezembro; faça projetos por duas semanas; procure algum curso, até mesmo online, que tenha a duração de no máximo 20 dias e faça ainda nesse mês; comece hoje a escrever seu livro.
Dezembro também é o mês das férias, pelo menos para boa parte das pessoas, principalmente aqueles que ainda estudam. Por causa disso, é comum que nem nos esforcemos realmente para terminar nossos projetos, ou para começar outros, pois estamos ocupados demais em relaxar. Cada um tem uma visão diferente do que é relaxar. Para mim, relaxar pode ser tanto estudar algo que eu goste muito sem um grande compromisso, quanto ler um livro, ver um filme e escrever. Não há nada de errado em aproveitar as suas férias curtindo com os amigos ou família, muito menos aproveitar esse tempo pare fazer cuidados diários como dormir e comer bem, só você sabe o que realmente vai te fazer relaxar. Mas se você separar 30 minutos do seu dia, começando hoje, até o final do mês (e do ano), você com certeza consegue terminar pelo menos um projeto seu.
Muito da nossa vida se resume à disciplina, então, mesmo que seja apenas no próximo ano, comece a separar um tempo para se dedicar aos seus projetos pessoais para que assim, ao final do ano você possa ver que conseguiu alcançar seus propósitos e metas. Precisamos entender que não precisamos de muito para alcançar o que queremos. Sim, alguns projetos dependem de dinheiro e até mesmo de outras pessoas, mas foque nos seus projetos pessoais que sejam possíveis de ser iniciados agora. Faça esse filtro, veja todos os seus projetos e comece os que necessitarem apenas de você e de disciplina.
Então, as dicas desse post são: não procrastine, comece hoje (ou o mais rápido possível) e mantenha uma rotina de disciplina. Adapte tudo isso para a sua realidade. Se você realmente só tem 30 minutos disponíveis no domingo, então tire esses 30 minutos, uma vez na semana, para dar andamento à algum projeto. E prefira terminar um projeto antes de iniciar outro, pois caso contrário pode acontecer de você ter vários projetos em andamento e nenhum concluído.
Que o próximo ano seja cheio de luz na sua vida, e que você possa ter direcionamento para fazer as escolhas certas para a sua vida, e que entenda que nada é por acaso, que os responsáveis pela nossa felicidade somos nós mesmos e que vamos colher tudo, e somente o que plantarmos. A vida é linda e merece ser vivida de verdade, prestando atenção em tudo, para que no final nós possamos levar dessa vida coisas boas e detalhes que ninguém antes havia reparado. Que você seja grato por tudo e que essa gratidão volte para você em dobro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário