sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Coisas que aprendi em 2018

Uma lista com coisas que aprendi nesse ano incrível que foi 2018, um dos melhores anos da minha vida. Fiz várias coisas incríveis. Estou fazendo essas listas para que, além de saberem o que aconteceu na minha vida, vocês possam se identificar e pensar nas coisas boas que aconteceram na vida de vocês, e até mesmo nas coisas ruins, mas que te levou a aprender algo. Vamos lá!


O amor nos muda
Era aquela pessoa que achava super brega casais sendo extremamente fofos um com o outro, mas agora sou exatamente essa pessoa. Falo todo dia que amo, fico um dia sem ver e já sinto saudade, compartilho minha comida colocando direto na boca dele, ando de mãos dadas, fico minutos só olhando pro rosto dele quando ele está dormindo, me declaro todos os dias, chamo de lindo e dono do mundo. Estar com uma pessoa que realmente te apoie é essencial. Não acredito que apenas amor muda alguma coisa, então nesse pacote também entra a amizade, companheirismo, brincadeiras e respeito, que são essenciais para todos os tipos de relacionamento.


Me cobrar menos
Aprendizado tirado da quantidade de desafios literários que comecei neste ano. Coloquei mais livros do que conseguiria ler, por que a maioria deles tinham muitas páginas, e eu acabava me cobrando muito pra ler loucamente e terminar os desafios, o que só fazia com que eu tivesse cada vez menos vontade de ler, o que me levava a ler menos, ou seja, tinha o efeito contrário. Em dezembro eu li sim os livros dos desafios que estavam atrasados, mas foram livros que eu acabei selecionando entre os que estavam nas listas e que eu sabia que ia gostar da história. Além de a maioria ser livros mais curtos. Aprendi que me cobrar demais tem o efeito contrário, e que o segredo pra ler muito é ler o que eu quero sem pressões. E claro, vale pra tudo na vida.


Começar as coisas
Eu tenho um defeito que é ficar imaginando como seria algo, mas não começar aquilo. Neste ano eu comecei várias coisas, e consegui concluir várias também, o que eu sempre acho bom. Concluir muitas vezes demanda mais coragem e dedicação do que começar. Comecei a colorir livros de colorir, algo que pode parecer besta, mas pra mim foi inovador por que sou meio apegada aos livros; comecei um relacionamento; comecei a cursar ciências biológicas; comecei a dar aulas de verdade; comecei a preparar materiais didáticos; comecei a sair mais com os amigos. Foram vários começos incríveis, e espero poder concluí-los de forma satisfatória.


Faculdade pode ser um sonho ou um pesadelo
O sonho da minha vida era entrar na faculdade, ser graduada e ter um diploma. Este sonho começou a ser realizado, já que consegui entrar numa faculdade pública, e se tudo der certo, no final de 2021 estarei realizando este sonho por completo. Mas a faculdade pode ser assustadora. Existe uma cobrança muito grande, muitas pessoas que não levam nada a sério, gente que leva tudo a sério demais e fica pirada, gente mal caráter que você vai ter que ver durante quatro anos no mínimo. Mas o segredo é se focar nas coisas boas. Além do diploma, faculdade nos faz crescer enquanto pessoas, enquanto pesquisadores, nos faz escrever melhor, nos dá mais disciplina e nos faz conhecer pessoas legais também.


Tá todo mundo meio perdido
Ninguém tem as respostas pra tudo, nem seu terapeuta, nem o psiquiatria, nem seus mestres, nem aquela pessoa que escreveu aquele livro de autoajuda incrível. E tá tudo bem. O interessante da vida é ir escolhendo seus amigos fazendo com que cada coisinha seja única. Ta todo mundo perdido, por isso não devemos seguir ninguém, e sim fazer nosso próprio caminho, nos lembrando sempre que vamos colher ao longo da vida o que nós plantarmos. E claro, pra se encontrar vale de (quase) tudo: ler vários livros de autoajuda, ir ao terapeuta, encontrar um hobby, conversar com as pessoas, estudar bastante, e algo que eu acho muito importante é trabalhar a espiritualidade, independente da religião. Achava que só eu estava perdida, mas fui vendo que ninguém é totalmente resolvido em tudo na vida, sempre vamos estar meio perdidos em alguma área


Amo falar sobre negritude
Como escrevi um artigo sobre heróis negros esse ano pra Revista Amazing (veja a matéria aqui, na página 8) eu tive que estudar bastante, tanto sobre os heróis quanto sobre a negritude como um todo. Li várias coisas que me fizeram aprender mais sobre o assunto, vi vários vídeos, séries e documentários que acrescentaram muito à minha vida e que me fez ter bases mais firmes pra discutir o assunto. E claro, ter sofrido racismo explícito na faculdade logo nos primeiros dias também me fez querer estudar mais, pra se acontecer de novo, eu conseguir enfrentar isso com mais garra ainda. Estou escrevendo um livro inteiro com personagens negros e não sei se algum dia vai ser publicado, mas já tenho muito orgulho dele.


Biologia é incrível
Tenho a certeza de que escolhi o curso certo. Sim, quero aprender outras inúmeras coisas que não estão diretamente ligadas à biologia, mas com certeza escolher esse curso de graduação foi uma escolha certa. Tenho muita curiosidade sobre como tudo no mundo funciona, e gosto muito de ensinar, então estar me formando para ser professora de biologia e conseguir alimentar a curiosidade de outras pessoas é algo que me deixa muito feliz. Ainda quero estudar algumas coisas nas áreas de pedagogia, psicologia, letras e artes, mas não sei se seriam outras graduações ou apenas cursos mais rápidos.


Ser mais positiva
É de conhecimento geral da nação que pensamentos negativos apenas atraem coisas negativas, então algo que preciso exercitar é o pensamento positivo. Em vários momentos eu pensei em desistir de várias coisas por motivos bobos, por que na minha cabeça o motivo bobo ia desencadear uma série de coisas ruins, mas no final acabou tudo dando certo e foi até gostoso passar por todo o processo. Já pensei em desmarcar várias coisas com amigos por achar que ia ser ruim, falar que eu não tava com vontade, mas fui e acabou sendo incrível. Comecei a ser mais positiva, pelo menos em algumas questões da minha vida, e isso foi mudando as coisas aos poucos, e até mesmo ajuda na ansiedade, pois quando eu mentalizo que vai dar tudo certo, eu não me preocupo tanto, e aquilo não se torna um problema. 


Essa foi a lista de coisas que aprendi neste ano. Me contem o que vocês aprenderam. Incrivelmente não houveram aprendizados vindos de coisas realmente ruins, o que significa que no geral meu ano foi muito bom. Temos sempre que ver o lado positivo das coisas, ver o que aquilo nos ensina, aprender com isso e levar esses ensinamentos para toda a nossa vida, assim teremos vidas cada vez mais incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário