Título: Pax Domestica
Autor: Victor Heringer
Onde encontrar: ??
Ano de publicação no Brasil: 2018
Número de páginas: 7
Nota: 4/5
Pax Doméstica é um conto que conheci por estar no ebook Contos de Natal, não mais disponível em lugar algum da internet, e por isso não sei onde vocês podem encontrá-lo agora. O enredo do conto parece bem confuso de primeira, mas no final tudo faz muito sentido. Para mim, foi o final que fez tudo valer a pena, e traz uma mensagem legal para se pensar nesse fim de ano: nós estamos mesmo nos desfazendo do que sempre falamos que ficou no ano anterior? Entramos mesmo no ano novo com vida nova?
Uma moça vai para a roça, em Goiânia, para passar a noite de natal com os familiares. Pai, mãe, avô, uma prima, namorado da prima e ela. A ceia é farta, a mesa está cheia com vários tipos de comida diferentes. A todo momento a família, que não conhece bem o namorado da prima, tenta fazê-lo falar algo, para que ele se enturme. As tentativas são falhas e começa a acontecer aqueles silêncios estranhos, até que alguém fale novamente, e venha após isso um novo silêncio.
Começam a perguntá-lo algumas coisas, e ele estranhamente responde com uma frase em latim. As pessoas ignoram isso e começam a falar sobre a decoração de natal. A mãe da família é conhecida por trocar a decoração todos os anos. Todo ano, quando chega em novembro, ela joga a decoração antiga fora e compra uma nova. Algo muito legal que o autor ressaltou é que a casa estava toda decorada com neve falsa, e a temperatura no dia era de 36°. Mas a mãe colocou neve por que "neve é chique".
Isso me fez pensar na supervalorização da neve, que é basicamente água congelada, cristais de gelo, e no fato de nós sonharmos em conhecer neve por que a sociedade colocou na nossa cabeça que neve é chique. E por que seria? Por que os países que são conhecidos pela neve são países desenvolvidos e alvo de muitos turistas? Creio que sim. Claro, Rússia, que é um dos lugares com inverno mais rigoroso do mundo é conhecida por isso e nem por isso as pessoas amam viajar pra lá no inverno. Mas no geral, é isso que acontece. O norte do globo é supervalorizado por ter neve. Literalmente água congelada. É uma loucura.
A conversa sobre a decoração leva a algo surpreendente no desfecho do conto, que obviamente não contarei aqui. Foi surpreendente pra mim por que aconteceu de repente, não havia indícios de que aquilo poderia acontecer e a forma como aconteceu foi bem estranha.
Aos que já possuem o ebook, recomendo multíssimo que leiam, não apenas esse conto, mas o ebook inteiro, já que ele inteiro possui apenas 68 páginas. O autor faleceu em março de 2018, o que, creio eu, deve ter sido o motivo para terem tirado o livro de circulação, mas não pesquisei tão a fundo para descobrir isso. Ele se suicidou, aos 29 anos, o que é uma pena, pois por esse primeiro contato que tive com ele, creio que seus livros sejam incríveis, e não temos mais produções novas dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário