Quando eu escrevi o post "sobre ser negra num país racista", eu disse no final que todos devemos procurar conhecimento usando as ferramentas que temos. Então, hoje eu vou dar algumas dicas de como de fato adquirir um bom conhecimento de forma gratuita, e vou dar dicas de coisas que são importantes que todos nós saibamos. Todas as dicas que envolvem a internet levam em conta que você já tenha acesso à internet, mas todas são rápidas, portanto, uma hora na lan house é mais do que suficiente, e seu gasto seria pequeno.
1. Aprenda uma nova língua
Se você está vendo esse post, você tem acesso à internet. Separe 30 minutos por dia para aprender uma nova língua. Vou deixar como recomendação o site/app Busuu, onde eu comecei a aprender japonês. O site disponibiliza atividades gratuitas e pagas. As atividades gratuitas são as básicas, onde eles te mostram a palavra e o significado dela, e você vai aprendendo aos pucos. As atividades pagas são para treinar. Para que você consiga treinar o que aprendeu, eu recomendo que use o site/app Hinative, onde você consegue falar com pessoas nativas daquela língua e aprender. Você pode fazer perguntas, e pode até mesmo pedir para que alguma das pessoas te ajude no aprendizado, como um professor faria.
2. Aprenda a fazer artesanato
No youtube você consegue encontrar vários tipos de artesanato diferentes, e além de ser algo que acalma e vai poder servir de enfeite, ou até mesmo ser algo funcional na sua casa, você pode começar a vender e ter uma renda com isso. Recomendo canal Ideias Incríveis, que sempre posta vídeos de compilado de artesanatos, passo a passo. É tudo muito criativo, e a maioria precisa de um investimento bem pequeno.
3. Aprenda sobre o seu país
Aprender, de verdade, sobre a cultura e passado histórico do seu país é algo importante, principalmente por é o que vai te levar a entender o que você vive no presente. Então eu irei deixar aqui recomendados alguns livros, totalmente gratuitos, retirados do site Domínio Público. Todos os livros recomendados falam sobre a história do Brasil, mas caso o seu país de origem seja outro, procure no site que você com certeza irá encontrar.
4. Vá até a biblioteca
Se na sua cidade houver alguma biblioteca pública, tente frequentá-la. Faça o seu cadastro, que normalmente fica em até 5 reais, e a partir desse momento você poderá pegar livros sempre que quiser, levá-los para a sua casa e lê-los. Caso a sua cidade não possua uma biblioteca pública, ou você não tenha como chegar até ela, ou não tenha dinheiro para o cadastro, procure a escola pública mais próxima e pergunte se você pode utilizar a biblioteca deles para leitura. A maioria das escolas aceitam, principalmente se você for morador daquele bairro. Leia todos os tipos de livros. Se o seu interesse maior é em livros didáticos, leia-os. Se você tem interesse sobre livros de romance, ou livros infantis, ou livros de suspense, leia-os também! Qualquer tipo de leitura é válida, não importa qual livro seja.
5. Faça cursos gratuitos
Caso você precise de algum curso que te dê de fato um certificado, para que você possa concorrer a uma vaga de emprego por causa daquele curso, recomendo cursos que fiquem perto da sua casa, ofertados por instituições que se preocupam com a humanização. Geralmente os cursos mais procurados nesses locais são de inglês, gastronomia, corte de cabelo e decoração de unhas, pois são cursos que te permitem entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, e até mesmo abrir um negócio próprio. Caso você possa passar um tempo maior na internet, recomendo que utilize o site Prime Cursos, que oferece o curso inteiramente gratuito e com certificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário