sexta-feira, 8 de março de 2019

Exigimos demais


É bom que exijamos sempre o melhor pra nós e para as pessoas que amamos. Mas aí precisamos discutir algumas coisas antes. Primeiramente devemos saber que o meu melhor não é o melhor do meu amigo. Talvez pra mim estudar 10 horas por dia seja tranquilo, mas pro meu amigo estudar 5 horas por dia já é o suficiente. Assim como talvez seu amigo consiga trabalhar em três lugares diferentes e você só consiga trabalhar em um. Somos indivíduos diferentes, então temos necessidades diferentes.

E a outra coisa que precisamos discutir é o fato de exigirmos das pessoas, e das coisas, mais do que elas podem nos dar. Precisamos primeiramente ter senso do que podemos pedir. Seria ridículo exigir que um idoso te ajude a carregar um móvel de 50kgs, assim como seria ridículo exigir que uma pessoa pobre te empreste 2 mil reais.  

A segunda coisa que precisamos ter é empatia. Duvido que você gostaria de alguém te cobrando a todo momento que você seja o melhor em tudo. Duvido que gostaria de ser xingado pelas pessoas que ama apenas por você ser quem é. Duvido que você gostaria de apanhar por não corresponder às expectativas de alguém, então não faça isso.

Faça com os outros as coisas que você deseja que eles façam com você.

Não seja ruim com ninguém, por que o Karma é real e ele virá te cobrar depois. E também não seja ruim para ninguém. Qual a diferença? Quando você é ruim COM alguém, outras pessoas percebem isso. Quando você é ruim PARA alguém, apenas aquela pessoa percebe. E nos dois casos o universo irá mandar o karma, por que os dois casos são ruins.

Tenha empatia antes de exigir algo. Pergunte a si mesmo se você gostaria de estar sendo cobrado da forma que você cobra dos outros.

E claro, preciso falar de exigência em relacionamentos, com amigos, família e namorado. Não devemos exigir que ninguém fique perto da gente, e sim que eles fiquem por perto por sermos pessoas agradáveis e legais. Também não devemos exigir que eles fiquem do nosso lado pra sempre. Não apenas por que todos iremos morrer em algum momento, mas por que as pessoas precisam seguir suas próprias vidas, e nem sempre nós estamos incluídos nos planos futuros das pessoas, e tá tudo bem. Uma pessoa não te incluir em um plano não significa que ela te odeia, ou que deixou de te amar, significa apenas que ela planejou o futuro dela apenas com ela mesma, ou apenas com alguém especial para ela.

Não exija que seus filhos sejam isso ou aquilo. Não coloque pressão na cabeça dos seus filhos, pois nosso cérebro literalmente não aguenta muita pressão. Queira apenas o melhor para todos.
Convidou um amigo e ele não quis ir? Tudo bem, não faça chantagens, exigindo que ele vá, apenas aceite que ele talvez queira estar fazendo outra coisa, ou que ele tem outra prioridade no momento. E tenha empatia suficiente pra entender que talvez a prioridade dele no momento seja dormir, talvez seja estudar para alguma prova, mas talvez seja só ficar em casa assistindo os programas de domingo na TV.

Agora, religiosamente falando, também exigimos muito de Deus, ou de qualquer outro ser divino ou sagrado. Exigimos que eles sejam nossos servos, quando na verdade deveria ser o contrário. Exigimos que quando pedirmos algo em oração, tenhamos resposta imediata, e tudo tem que acontecer como nós imaginamos. Entenda que exigir demais em situações desnecessárias apenas mostra que você é arrogante, e não queira ser esse tipo de pessoa.

Cada um sabe o que precisa. Você sabe o que você precisa fazer para se sentir bem, e tente se colocar no lugar das outras pessoas para entender o que elas precisam, se elas podem fazer algo sobre isso. Não julgue mal as pessoas com base nos seus pensamentos egoístas. Não exija tanto. Tenha empatia



Nenhum comentário:

Postar um comentário