quinta-feira, 7 de março de 2019

Resenha: A Morte de Ivan Ilitch de Liev Tolstói




Título:A Morte de Ivan Ilitch
Autor: Liev Tolstói
Editora: Editora 34
Ano de publicação no Brasil: 2009
Número de páginas: 96
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5 / 5


A Morte de Ivan Ilitch é uma novela escrita por Tolstói, ou seja, é um livro com uma história curta, porém não curta demais para ser um conto. O livro começa já no velório de Ivan, em sua própria casa, sendo narrado pelos olhos de um amigo. Ao redor do caixão estão algumas pessoas, se despedindo, mas que não ficam ali por muito tempo. Cada pessoa entra, se despede e vai para a área comum da casa, onde estão todas as outras pessoas que já se despediram do morto.

"A vida e Ivan Ilitch era das mais simples, das mais vulgares e, contudo, das mais terríveis. Juiz do Tribunal, falecia aos quarenta e cinco anos"

Do segundo capítulo em diante, acompanhamos a vida de Ivan, desde os primeiros anos até o momento de sua morte. Todas as pessoas que olhassem para Ivan diriam que ele tem uma vida ótima, tem dinheiro, uma casa maravilhosa e uma família linda, mas os que o conhecem de verdade sabem que não é bem assim.

Ivan sempre almejou o cargo de juiz, viveu sua vida pensando que conseguir esse cargo seria algo que mudaria sua vida, que o faria finalmente ser realmente feliz. Ele consegue o cargo, e percebe que com o cargo ele apenas ganhou mais responsabilidade. E dinheiro. Mas não conseguiu felicidade verdadeira. Com o dinheiro do novo cargo, Ivan consegue comprar uma casa maior para a família, do jeito que sempre sonhou, porém, querendo resolver tudo sozinho para não atrapalhar a esposa ou os filhos em nada, ele acaba caindo e se machucando enquanto estava decorando a casa. E vou parar por aqui, por que não quero acabar com a diversão da leitura de vocês.

"Na verdade, havia ali o mesmo que se encontra nas casas de gente remediada, mas que pretende aparentar opulência e apenas consegue que se pareçam extraordinariamente umas com as outras: tapeçarias, ébano, plantas, pesados bronzes, cores escuras ou vivas, enfim, tudo aquilo que as pessoas de certa classe possuem para se parecer com as pessoas da mesma classe"



Algo muito interessante, pelo menos para mim, é o fato de já no título o autor dizer que Ivan morre, pois não há surpresas. É uma leitura totalmente sem surpresas, anti-clímax, e mesmo assim é uma leitura maravilhosa. E claro, além disso, há o fato de que o primeiro capítulo do livro já se passa no velório de Ivan, então a todo momento nós somos lembrados do fato de que o momento principal da história já aconteceu, e que não há como mudar isso.

Creio que a graça, o legal do livro, não é exatamente o que acontece, mas como acontece. Iniciamos a leitura já sabendo que Ivan morre, mas não sabemos ainda o motivo certo, ou como isso aconteceu, e descobrir isso é o legal da história.

A leitura acaba sendo um pouco pesada, justamente por já sabermos o que vai acontecer. E principalmente nos últimos momentos de vida de Ivan, a leitura se torna angustiante. O maior medo de Ivan era morrer, e quando está quase acontecendo, ele surta. Isso não vai atrapalhar em nada a leitura de vocês, pois como eu disse, o propósito da leitura é descobrir como as coisas acontecem, e o que acontece, já que o fato principal nós já sabemos desde o título do livro.

"A coisa não mudava. Se brilhava um raio de esperança, logo vinha um tempestuoso mar de desespero e sempre aquela dor, sempre aquela agonia invariavelmente"

As últimas páginas são pesadas por que sabemos o que nos aguarda no final e sabemos que não é algo feliz, e isso é o que faz valer a pena a leitura do livro, mesmo que o autor já tenha nos entregado o acontecimento principal. Por que a nossa reação sobre a morte nunca é boa, geralmente é angustiante, nos dá medo e nos deixa apáticos, e lendo o livro eu consegui sentir tudo isso.

É uma leitura que eu recomendo muito à todas as pessoas, creio que todos os tipos de leitores conseguirão gostar do livro. E é um ótimo exercício para aquelas pessoas que sentem quase fobia de spoilers, pois nessa leitura você tem que lidar com o fato de que o autor diz no título do livro que o personagem principal morre. Os que gostam de drama vão amar esse livro! Recomendo a todos que querem uma leitura diferente. Lembrando que é um livro antigo, então a linguagem é mais rebuscada, mas não é algo assustador que você precise de dicionário para ler. Fica aqui a dica de leitura de um livro russo maravilhoso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário