Andei lendo alguns livros, fazendo algumas pesquisas, e claro, prestando bastante atenção nas minhas aulas da graduação em Ciências Biológicas, e resolvi trazer para vocês algumas dicas bem úteis que podem realmente mudar o seu dia, e são coisas bem simples que todos conseguimos fazer. Estou fazendo esse post para que todos possam fazer, mas principalmente focado em quem tem depressão, ansiedade e bipolaridade, por que são coisas que realmente podem ajudar a amenizar os sintomas. Vou dar explicações mais científicas do motivo de essas dicas realmente funcionarem. Vamos lá!
1. Deixe o sol entrar. Parece bobeira, mas em nosso cérebro existe a glândula pineal, a glândula que controla nosso ciclo de sono. Para que fiquemos acordados de forma mais alerta, principalmente durante a manhã, é preciso que tenhamos luz, e a melhor luz sempre é a luz do sol. A glândula pineal age através dos ciclos sazonais, dados pela luz natural. Quando estamos em ambientes claros, a glândula nos faz ficar mais acordados e alertas, e quando estamos em ambientes mais escuros, relaxamos mais e podemos chegar a dormir, assim como acontece normalmente todas as noites. Por isso é bem mais fácil pegarmos no sono com a luz apagada. Para começar o dia bem, abra as janelas da casa e deixe o sol entrar.
2. Fique um pouco no sol. Já é um conhecimento geral que o sol, até as 10h da manhã e depois das 16h faz muito bem para o nosso organismo, já que é através da luz solar que obtemos vitamina D, que fortalece os ossos. Então, sempre que puder, acorde antes das 10h e fique por pelo menos 15 minutos no sol da manhã. Além de te deixar bem mais acordado, como dito na dica anterior, vai fortalecer seus ossos. Se não conseguir ficar no sol pela manhã, fique depois das 16h. Não esqueça de passar protetor solar ao sair de casa!
3. Repita coisas boas. Nosso cérebro aprende por repetição, e quando algo é repetido à nós muitas vezes, acaba se tornando uma verdade, o que poder ser bom ou ruim. Por isso é bom que não fiquemos perto de pessoas negativas, pois as repetições delas podem afetar nossa vida negativamente. Todos os dias, quando estiver tomando banho ou escovando os dentes, repita para você mesmo algumas frases boas, como: meu dia está sendo incrível, eu sou uma boa pessoa, eu sou bonito, eu sou inteligente, eu sou produtivo, eu perdoo as pessoas, eu sou gentil, eu não sinto raiva. É bom que você não repita sempre a mesma frase, mas escolha de 3 à 5 frases para ir repetindo na mesma ordem. Assim, seu cérebro vai se acostumar com aquilo, e as frases passarão a ser uma verdade na sua vida. Mas atenção, repita as frases no tempo presente, não no passo e nem no futuro. Não diga que você vai melhorar, diga que você está melhorando.
4. Coma algo leve, porém reforçado. O café da manhã é uma das refeições mais importantes por que é a que vai nos dar energia pela manhã, período em que estamos mais acordados, e período em que nossa memória está mais afiada, e portanto, realmente precisamos de muita energia. Coma algo saudável. E lembre-se de que isso não significa comer pouco, mas sim comer bem. Procure balancear o que você come no café da manhã. Como não é todo mundo que tem dinheiro para um super café da manhã, vou falar três coisas que são baratas e são ótimas: uma fruta, um suco natural ou uma vitamina; pão com queijo (pode colocar presunto também, mas não exagere na quantidade), iogurte. Você pode colocar o iogurte na vitamina, fica uma delícia, e é super nutritivo. Se puder, adicione aveia. Como nem sempre temos um tempo pela manhã para fazer isso, separe tudo durante a noite, e assim, pela manhã, você vai gastar uns 5 minutos para preparar a refeição, e você pode comer sentado ao sol, assim você cumpre dois itens.
5. Faça seu ritual sagrado. Caso você seja ateu, pode pular isso, mas se você crê em algo, é recomendável que você faça. Entrar em conexão com o nosso sagrado é algo que pode mudar nosso dia. Você pode separar um tempo específico para isso, ou pode ir conversando com o seu sagrado enquanto faz outras atividades. Já foi comprovado que a fé é algo extremamente importante, pois quando temos fé em algo, temos a tendência a ser mais positivos e sempre esperar que o nosso sagrado faça o melhor por nós, o que consequentemente nos deixa menos ansiosos e mais leves.
A minha dica geral é, faça essas coisinhas por uma semana, e anote em algum lugar como você se sentiu fazendo isso e como isso influenciou ou não o seu dia. No final da primeira semana, reveja suas anotações e veja se seguir essas dicas tão básicas e simples te ajudou em algo ou de uma forma geral. Sei que são dicas que vocês conseguem encontrar em outros lugares, mas eu quis dar explicações mais científicas mesmo do motivo de isso dar certo, por que assim você tem mais segurança em começar a colocar essas dicas em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário