sábado, 31 de março de 2018

Leitura todo dia #48


Mais uma semana de Leitura todo dia, projeto criado pela Nine com o objetivo de fazer com que os participantes leiam todos os dias, sem uma meta diária definida. Minha meta pessoal para essa semana é ler 30 páginas por dia, ou seja, no final da semana eu quero ter lido 210 páginas. Essa semana, apesar do feriado, a meta é menor do que eu costumo colocar, por que pretendo passar o feriado produzindo conteúdo para o blog e para o canal, então não vou me focar nas leituras. E também preciso estudar, o que vai me tomar bastante tempo. Segue a lista de livros que eu quero começar ou dar continuidade, lembrando que o número de páginas se refere à quantidade que ainda falta para ser lida e não a quantidade que quero ler.



Renato Russo O Filho da Revolução 388 páginas
Um Canto à Meia-Noite 80 páginas
Moby Dick 624 páginas
The Memoirs of Sherlock Holmes 137 páginas
Mãe 111 páginas
Turma da Mônica 10 histórias




No dia vinte e cinco eu li apenas 15 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Foram páginas muito interessantes, sobre um pouco da vida de Ney Matogrosso e como os cantores da época o inspiraram a ser o cantor incrível que ele é. Não conheço tantas músicas dele, mas amo as performances, acho que é isso que o diferencia de outros cantores.













No dia vinte e seis eu li 11 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução e agora realmente o livro começa a falar sobre a vida do Renato. Quero deixar avisado que talvez eu o chame de Júnior, já que é assim que ele é chamado no livro pela família. Li sobre a primeira infância até os 13 anos do cantor, e estou amando.



Nos dias vinte e sete e vinte e oito não houve leitura. No dia vinte e nove eu li 44 páginas (quatro capítulos) de Um Canto à Meia-noite do Pastor Marco Antônio Peixoto e está sendo um livro "ok", é como se fosse a transcrição de uma pregação. Uma coisa que me incomoda, muito, é que a letra é muito grande e tem muitas frases repetidas sem necessidade alguma, o que é obviamente algo pra encher linguiça. O livro tem 80 páginas, mas poderia ter 30 páginas tranquilamente se tivesse uma fonte "normal" e se fossem cortadas as partes repetidas.

Li também 4 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Foram poucas páginas, mas eu adorei. Essas quatro páginas falaram um pouco sobre a perseguição ao Chico Buarque durante a ditadura.



No dia trinta eu li apenas 18 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Foram páginas ótimas, que falaram sobre a adolescência do Renato, principalmente dos amigos que foram visitá-lo quando ele teve que fazer uma cirurgia no quadril por causa da epifisiólise, que é quando o fêmur "escorrega" do quadril e fica numa posição errada. Foram poucas páginas, mas como eu fiz várias outras coisas nesse dia, achei "ok".




No dia trinta e um eu li 36 páginas (três capítulos) de Um Canto à Meia-noite. Pretendo fazer uma resenha falando sobre o livro. Gostei, mas como já disse, enrolação demais. Tem 80 páginas e poderia ter menos da metade.

Li também 30 páginas daquele compilado de entrevistas do Jonghyun. Li uma entrevista bem extensa em que ele fala sobre o período que ele trabalhou no programa de rádio Blue Night e adorei. Li mais 24 páginas de Renato Russo O Filho da revolução, que continuou falando sobre o período do pós-operatório do Júnior, sobre o desespero diante da dor, tanto do próprio Júnior quanto dos pais.

E por fim, li 13 páginas (três capítulos) de Moby Dick. Foram três capítulos ótimos, agora os personagens começaram a se preparar de verdade e começaram a viagem ao mar. Espero grandes emoções de agora em diante. Sei que ainda estou "no início" do livro, afinal li apenas 20 capítulos, mas já espero que muitas coisas aconteçam nos próximos capítulos até o 25, por exemplo.




Na última semana de março de 2018 eu li 195 páginas, o que dá uma média de 27,8 páginas diárias. Foi um pouco menos do que estava na minha meta, mas achei válido. Minhas metas provavelmente não vão mais passar de 40 páginas diárias, já que a faculdade me exige bastante e preciso manter o foco para ter notas boas. Não sei como vai ser quando eu começar a trabalhar, e sinceramente não quero pensar nisso no momento, vamos viver cada coisa de uma vez, certo?



Renato Russo O Filho da Revolução - 72 páginas lidas
Um Canto à Meia-Noite - 80 páginas lidas Concluído
Moby Dick - 13 páginas lidas
Entrevistas do Jonghyun - 30 páginas lidas

sexta-feira, 30 de março de 2018

Do mês / Março 2018




Frase do mês
"Se não for para te arrepiar a alma, não deixe que te toquem."



Música do mês
Quero Conhecer Jesus da Cia. SALT. É uma música cristã, e eu amo muito a letra. Demonstra uma intimidade muito grande com Jesus e eu amo isso.

"Meu orgulho me tirou do jardim
Tua humildade colocou jardim em mim
Se eu vender tudo que tenho
Em troca do amor, eu falharia"




Filme do mês
O Espanta Tubarões. Filme da minha infância. Não o vi tantas vezes na vida, provavelmente apenas umas 4 vezes, mas eu amei todas as vezes e dessa vez eu vi o filme legendado, com a voz linda do Will Smith dublando o Oscar.




Canal do mês
Acho que em algum momento eu já recomendei esse canal aqui, mas vou recomendar novamente. FELPS. É um gamer, o primeiro que realmente comecei a acompanhar e hoje, apesar de não ver todos os vídeos como via há 4 anos, continuo vendo os vídeos de Subnautica, por exemplo.



Livro do mês
Março teve dois livros incríveis, um eu recomendo e outro vou apenas citar aqui! O primeiro é Sul do Chão, que vai ser apenas citado por que o livro está esgotado, e como é publicação independente, vocês não vão conseguir comprá-lo, mas acreditem, é incrível. Se vocês procurarem na internet, em alguns lugares o autor disponibiliza uma amostras grátis, leiam. E o livro "oficial" de março é Renato Russo O Filho da Revolução. Ainda não terminei de lê-lo, mas como há o li há alguns anos, sei que é um livro incrível!






Inspiração do mês
Conheci algumas pessoas incríveis em um mês cursando Ciências Biológicas na UEMG, e quero citá-las aqui como inspirações. A primeira é a professora Adriana, que me dá aula de Anatomia Humana, ela é simplesmente incrível! Como ser humano e como pessoa. A segunda pessoa é o professor Igor, que me dá aula de Bases Históricas e Epistemológicas do Pensamento Biológico, mas que também dá optativa de Entomologia, ele é simplesmente incrível, consegue passar o conteúdo todo (que é muito) de uma maneira leve e todos conseguem entender, e ele é muito engraçado. E a terceira e última pessoa, é o professor Paulo Caetano, que me dá aula de Leitura e Produção Textual. É simplesmente o ser humano mais iluminado que vi naquela universidade até agora.




Foto do mês
Bom, meu cartão de memória apagou todas as fotos tiradas até o dia 20 de março, então perdi tudo que tinha feito antes, MAS Deus me recompensou enviando uma linda vaquinha e seu bezerro para o campus. Onde eu moro é comum ver vacas e cavalos em certas áreas, por ser uma cidade com muita área verde. Se chama Ibirité e fica na região metropolitana de Belo Horizonte, por onde você for, vai encontrar algum lugar com uma grande concentração de árvores e até mesmo matas, por isso, dependendo de onde você morar ou estudar, é comum ver esses animais. Fico feliz de poder ver isso como algo comum e principalmente por ver que todos respeitam bastante os animais que passam por ali.



quinta-feira, 29 de março de 2018

Resenha: Revista dos Teatros de Machado de Assis




Título: Revista dos Teatros
Autor: Machado de Assis
Ano de publicação: 1859
Número de páginas: 3
Nota: 3/5


Como o título já sugere, é um compilado de críticas sobre as peças de teatro da época. Primeiramente quero falar da forma de publicação. As críticas eram publicadas em folhetins, semanalmente, todos os domingos, o que significa que ele escrevia os artigos aos sábados. Acho que é uma boa forma de começar o trabalho, principalmente naquela época: vendendo folhetins, que são pequenos e por isso, acabam sendo algo de consumo mais fácil e prático.

Creio que por ser sobre teatro, e o teatro naquela época estar começando a ganhar os brasileiros, Machado não conseguiu rios de dinheiro com isso, mas obviamente isso abriu muitas portas para que ele se tornasse o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

Como eu disse, é um compilado de críticas. Em cada folhetim ele fazia críticas sobre 3 ou 4 peças, comentando a escolha da peça, o local, o que inclui acomodação, luzes, cenário e tudo o que é necessário para que quem assiste se sinta confortável. E então faça das atuações. Uma mulher chamada Gabriela é com certeza a mais elogiada, foi a primeira atriz de um teatro grande no Rio, sempre consegue os papéis principais e o público sem a cerca ao final das apresentações.

Alguns atores aparecem com bastante frequência, por serem muito bons, ou por ainda conter algumas coisas que precisam, na visão do Machado, ser melhoradas. Ele critica coisas como postura, se o ator parece alguém atuando ou parece alguém vivendo a situação, entonação, figurino e tudo mais. O ideal é que o ator, quando a peça começa, não pareça ser quem é, mas pareça ser aquele personagem, pareça ter vivido e estar vivendo tudo aquilo que está dizendo. O ator precisa esquecer quem é de verdade e viver pelo personagem durante a peça.

Não vou falar aqui sobre as críticas de cada peça, pois são certamente mais de 100 peças criticadas, muitos detalhes, então vou falar sobre tudo de forma generalizada. Também há óperas criticadas nos folhetins, e na maioria das vezes ele tem algo a dizer sobre alguma melhoria que pode ser feita, como cantar de uma forma mais leve ou mais forte, ter uma postura que corresponda à música cantada, expressões faciais durante o canto. Claro que isso vai bem mais além de os cantores serem bons ou não, afinal tudo isso que ele julga, só pode ser realmente julgado por um professor de canto, que sabe quais são as melhores posturas para que a voz saia mais leve ou mais carregada.

É um compilado interessante, difícil de ser lido pelo fato de as peças basicamente "não existirem" mais, e por isso não sabemos se o que ele julga estar errado de fato está, muito menos se o que ele julga perfeito realmente o é. Acho válido para os que querem ler a obra inteira do Machado, que é o meu caso, e para os que estudam a obra dele, mas se você é apenas uma pessoa que gosta da escrita dele, sinceramente não recomendo que leia. Você vai ficar perdido com tanta informação sobre peças que não podem mais ser achadas, e mesmo que você as ache para ler, vai demorar bastante tempo, já que em cada folhetim ele comenta sobre 3 ou 4 peças.

Concluindo. São textos interessantes e ricos em detalhes sobre os atores, cenários e enredos. Lendo os textos dá para perceber que ele, Machado, gosta muito de dramas e peças carregadas disso, até curte comédia de vez em quando, mas tem dificuldade em achá-las realmente engraçadas. Textos importantes para a carreira dele enquanto crítico, porém não é um texto que vá interessar a maioria das pessoas. Então se você não estiver estudando a obra dele, pule Revista dos Teatros. Se você está estudando, aqui você vai encontrar muitas coisas que vão te ajudar a moldar o perfil do Machado, das coisas que ele gosta ou não.



domingo, 25 de março de 2018

Resenha: Paraísos Selvagens de Camila Dornas































Título: Paraísos Selvagens
Autor: Camila Dornas
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 284
Onde encontrar: Amazon
Nota: 5/5




Paraísos Selvagens é com certeza um dos melhores livros contemporâneos. O ambiente é Brasília dos anos 70, ou seja, em meio à ditadura militar no Brasil. Olivia está cursando Medicina na UnB, Universidade de Brasília, na pior época possível. Há vários militares dentro dos prédios e alguns deles dentro das salas de aula, para ter a certeza que os professores não falarão coisas que forem de encontro à vontade dos militares no poder. O militar no poder se chama Emílio Garrastazu Médici, que foi presidente do país entre 1969 e 1974.

"Ou saímos daqui, calados como bons soldados, ou nos juntamos à ele na cadeia. _ retrucou, o maxilar cerrado e irredutível.
_Já estamos presos, Dan. Só que numa jaula maior. _ cuspi." _ Página 5

Médici ficou famoso por repreender qualquer coisa que pudesse fazer alusão ao comunismo, então foram queimadas bandeiras vermelhas, livros, revistas e discos com capas vermelhas e obviamente qualquer coisa que realmente tivesse um conteúdo comunista. Tudo isso foi proibido, e quem guardasse essas coisas em casa poderia ser preso, e possivelmente morto. Sofreu milhares de denúncias por torturas e muitos dos casos foram investigados pela Comissão Nacional da Verdade. Se você quiser saber mais sobre esse período, recomendo que procure livro específicos sobre isso, já que aqui na resenha eu não vou me aprofundar no assunto.

Em Paraísos Selvagens temos esse período como cenário e também como protagonista da história, pois é ele, esse período histórico que vai fazer com que tudo aconteça. O livro intercala o passado e o presente de Olivia e das pessoas que estiveram presentes em certos momentos de sua vida. Já no início do livro ficamos sabendo que sua irmã mais nova, Cecília, morreu, e que por algum motivo Olivia se sente culpada. Ao longo da história vamos entendendo os motivos, e principalmente o peso de toda a história de Cecília e do dia se sua morte.

Olivia, no presente, é uma jovem que não segue as regras impostas pelo governo, não faz baderna, mas tem em casa seus livros sobre comunismo, seus discos proibidos, e fica na rua após o horário permitido com certa frequência.

Ela já presenciou episódios horríveis de violência por parte dos militares, e um episódio específico ficou gravado na mente dela, de uma forma bem ruim. O trauma criado foi grande, a mente apagou algumas partes para que ela não sofresse, mas uma pessoa faz com que ela reviva tudo isso com uma intensidade assustadora.

Em meio ao caos que o país está vivendo, e principalmente sendo protagonista do seu próprio caos particular, Olivia vê em seu amigo Daniel um porto seguro. Daniel é aquele amigo que você pode contar a todo momento. Se você ligar bêbada, às 3h da manhã pedindo as chaves do carro, ele vai até onde você está e te busca, afinal, entregar as chaves do carro seria perigoso demais. Daniel é amigo amorzinho, que vai cuidar de você até quando ele mesmo estiver precisando de cuidados. Olivia sabe disso, ela vive isso, por isso ela admira e ama Daniel como amaria um irmão.

"_Algumas garotas te fazem querer comprar flores. Outras... bem, outras te fazem querer infligir a lei." _ Página 152

Um homem aparece no campus, Olivia o acha familiar, mas não consegue se lembrar de onde o conhece. Nesse mesmo dia, descobre que seu ex, Max, está novamente na cidade, e mesmo querendo ser a mulher forte que não tem medo, Max a fez sofrer demais para que ela consiga ficar tranquila. O inferno está ardendo em chamas, por todos os lugares de Brasília, e Olivia encontra em uma pessoa um pouco de esperança. Uma esperança que o sistema não a deixa manter por muito tempo, mas que é o suficiente para que ela se mantenha viva.





















É um livro incrível! É um retrato perfeito da ditadura militar no Brasil. Temos que nos lembrar que existem vários pontos de vista, vários testemunhos diferentes e que um não deve anular a importância do outro. É um romance, no sentido de ser uma narrativa com começo, meio e fim, ter elementos que não necessariamente são verdade, e sim, no sentindo romântico também. Mas não se preocupem, o romance não ocupa muito espaço no livro, e mesmo aparecendo pouco, consegue ser avassalador e envolvente. Um romance que encanta o leitor, sem muita melação, sem água-com-açúcar e é bem forte, no sentido de resistência.

"Estávamos longe um do outro, nem sequer nos tocando, mas pelo modo como ele sorria, poderia muito bem estar me despindo." _ Página 97

Durante toda a leitura do livro eu me lembrei muito do livro Renato Russo O Filho da Revolução, que inclusive terá uma resenha aqui no blog na terça-feira, dia 27, que seria aniversário do Renato! Me lembrou esse livro pela riqueza de detalhes, pela riqueza de emoções e claro, pelo período histórico em que os personagens vivem.

Para quem mora em Brasília esse livro é um prato cheio, pois você pode visitar os lugares por onde os personagens passam. Não sei se todos os lugares retratados no livro são reais, mas sei que pelo menos a maioria são, então, se puder, visite esses lugares, muitos deles parecem ser mágicos de tão lindos.

A escrita da autora é incrível! Faz com que você entre de cabeça na história já nos primeiros capítulos, pois ela, de cara, já nos coloca um mistério e isso faz com que continuemos lendo o livro até ver o mistério sendo resolvido. Alguns outros mistérios, questões pessoais do passado da Olivia, que nos vão sendo revelados ao longo do livro, vão tento espaço e é impossível parar de ler. Se você é aquela pessoa que diz "só mais um capítulo", pegue esse livro durante o dia, pois com toda certeza você vai querer virar a noite lendo-o.

"_Essa sua obsessão em me bater indica uma tentativa mal sucedida de esconder o fato que não consegue manter as mãos longe de mim." _ Página 153

Esse livro me tocou de uma forma muito profunda. Primeiramente por que fala da História do nosso país de uma forma muito forte, e é impossível não se emocionar com as cenas descritas ali. É impossível não sentir nojo, e até mesmo medo, das pessoas que mataram e torturaram tanto as outras simplesmente por uma capa vermelha, ou por uma ideia diferente. Desde que não fira os direitos humanos, qual é a dificuldade de aceitar que vamos ter opiniões diferentes e que isso é bom para que possamos viver em sociedade. Alguém realmente quer um mundo onde todos pensem, falem e se vistam iguais? Isso se chama distopia, e na maioria das vezes o final não é um conto de fadas.

O livro também me tocou pelo modo como aborda o romance. Coloquei algumas citações aqui e vocês já podem ver que a escrita da autora é muito poética, o que deixa as emoções bem evidentes. Se Olivia está triste, o texto inteiro vai ser cheio de tristeza e melancolia, daquelas que rasgam o peito, e isso acontece com qualquer emoção abordada no livro: medo, amor, saudade e culpa.

A diagramação do livro em ebook está ótima! Letras com tamanho confortável e espaçamento duplo. Obviamente como o livro está em ebook, as folhas são brancas, mas se você diminuir o brilho da tela do seu dispositivo, fica tudo bem. Como eu disse, o livro ainda não foi publicado e não temos uma data de lançamento marcada. Espero com todo o meu coração que a Camila consiga publicar o livro de alguma forma, as pessoas precisam lê-lo, principalmente nos dias atuais, quando estamos revivendo 1964. A escrita da autora é muito boa e sinto que leria tudo que ela publicar, e espero poder ver Paraísos Selvagens nas prateleiras das livrarias em breve!

Espero que a edição física seja linda, bem trabalhada e bem diagramada, por que a história merece o melhor. Desde a melhor revisão até a melhor contra-capa. Parabéns à autora por ter criado uma história tão linda, completa, sem pontas soltas, e super envolvente. Espero que vocês tenham a oportunidade de ler, e que gostem do livro tanto quanto eu.





Leitura todo dia #47

Mais uma semana do projeto Leitura todo dia, criado pela Nine, com o objetivo de fazer com que os participantes leiam todos os dias, mesmo que sejam poucas páginas. O projeto não tem um número mínimo ou máximo de páginas estipulado, mas eu coloco sempre uma meta semanal. Nessa semana minha meta vai ser de 50 páginas por dia, o que dá no total 400 páginas, que essa semana vai do dia 17 ao dia 24 de março. Abaixo estarão os livros que estão na minha meta e quantas páginas faltam para que eu os termine.



Hoje Avental, Amanhã Luva 25 páginas
Sul do Chão 50 páginas
Renato Russo O Filho da Revolução 425 páginas
Moby Dick 662 páginas
The Memoirs of Sherlock Holmes 173 páginas
Mãe 111 páginas
Turma da Mônica 10 histórias













No dia dezessete, a partir das 14h eu fiz uma Maratona Literária 24h. Fazia tempo que não fazia uma e curti muito a experiência. Não consegui ler exatamente tudo que queria, mas cheguei bem perto da minha meta, e consegui dormir bem, e sempre parar pelo menos 30 minutos a cada horário estipulado, para poder ficar na internet ou fazer alguma outra coisa.

Eu li 25 páginas (onze cenas) de Hoje Avental, Amanhã Luva e achei incrível! A resenha sai em abril. Já adianto que gostei bastante, mas achei o início meio arrastado. Li também 38 páginas (cinco capítulos) de Moby Dick e foi uma leitura incrível! Consegui ler os capítulos que precisava para ver o primeiro vídeo da Tatiana Feltrin sobre o livro. Quero conseguir terminar o livro até o final de abril.

Li 24 páginas (quatro contos) de Sul do Chão, livro de contos do meu professor lindo de Leitura e Produção Textual. O nome dele é Paulo Caetano e é sem dúvidas o melhor professor de Português que já tive na vida.

E por fim, li 22 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. A primeira parte do livro fala bastante sobre a construção de Brasília, sobre o Golpe de 64 e sobre tudo que aconteceu, de uma forma geral, no país naquela época. Está sendo ótimo ler esse livro no período Histórico que estamos vivendo. Leiam.




No dia dezoito, segundo dia da maratona, eu li 15 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Li 36 páginas (um conto e meio) de The Memoirs of Sherlock Holmes, os contos lidos foram The Musgrave Ritual e The Religate Squires, respectivamente. Gostei bastante do primeiro e estou gostando do segundo.

Por fim, li 6 histórias da Turma da Mônica, amei todas elas. Papa Capim em: O Presente Ideal (8 páginas) que é super legal, principalmente para os que amam os animais. Franjinha em: Cientista Miniatura, Confusões Gigantescas (13 páginas). Li também Cascão em: o Plano que o Vento Levou (13 páginas) que é super divertida e envolve o Anjinho, e amo esse personagem! Li Anjinho em: um Anjo Dentro D'água (8 páginas) que fala sobre o fato de o Anjinho não saber nadar, e quem o ensina é a pessoa menos provável da Turma. Li também Uau, é a Dona Morte com um Novo Visual (12 páginas) e Cascão em: Que Dia é Hoje? (7 páginas) que é super divertida, parece muito com o tipo de humor que vemos nos memes hoje em dia.

Foi uma experiência ótima e espero repetir novamente em julho/agosto. Terminei a maratona às 15h, pois havia parado um tempo para orar, e resolvi colocar esse tempo aí no final. Quem tiver a oportunidade de fazer uma maratona assim, faça. Tenha a sabedoria de escolher começar em um horário que você será produtivo!




No dia dezenove eu li pouco, apenas duas histórias da Turma da Mônica. Li Cascão em: Uma Limpeza Animal (16 páginas) e Cascão em: Por que chove? (8 páginas). Gostei bastante das duas histórias, na primeira o Cascão começa a entender o instinto dos animais por limpeza e como eles se limpam, e na segunda, uma crença dele faz com que pare de chover.




No dia vinte não houve leitura. No dia vinte e um eu li 26 páginas (onze capítulo) de Sul do Chão, do meu amadíssimo professor Paulo Caetano. Livro incrível, já está esgotado, então infelizmente não têm como muitas pessoas o lerem, mas sério, que livro incrível. Muitas críticas sociais fodas e uma escrita tão poética que dá vontade de chorar.



No dia vinte e dois eu li um pdf com um compilado de algumas entrevistas que o Jonghyun, vocalista principal do SHINee. Uma fã juntou algumas entrevistas do programa de rádio que ele tinha, chamado Blue Night e disponibilizou em um grupo fechado no facebook. Li 14 páginas do "livro".



No dia vinte e três eu li 18 páginas do compilado de entrevistas do Jonghyun e li também 13 páginas (uma história) de Turma da Mônica, chamada Bidu: Fábulas. Não li a HQ daquele projeto da Panini de recriar as histórias da Turma com o traço de outros artistas, li a HQ original.



No dia vinte e quatro eu li 20 páginas do compilado de entrevistas do Jonghyun e estou amando ler as ideias que ele passava na rádio. Também li 8 páginas de um conto japonês chamando Isshunboushi, é para crianças, estou usando para treinar a leitura e aprender mais vocabulário.





Nesse semana eu li 344 páginas, o que dá 43 páginas por dia. Sei que li um pouco menos do que estava nos meus planos, mas estou feliz com tudo que li. Essa semana, fora os dois dias de maratona, eu li super pouco por dia. Tive que resolver algumas coisas na faculdade. Infelizmente tive que fazer uma denúncia de racismo, e acabei passando a semana tendo que conversando com várias pessoas sobre esse episódio ruim, o que me tirou tempo e ânimo para ler. Na última semana de março eu vou fazer o meu melhor para conseguir ler bastante, e como vamos ter um belo feriado, creio que vou conseguir ler bastante!


Hoje Avental, Amanhã Luva - 25 páginas lidas Concluído
Sul do Chão - 50 páginas lidas Concluído
Renato Russo O Filho da Revolução - 37 páginas lidas
Moby Dick - 38  páginas lidas
The Memoirs of Sherlock Holmes - 36 páginas lidas
Turma da Mônica - 98 páginas lidas
Entrevistas do Jonghyun - 52 páginas lidas
Isshunboushi - 8 páginas lidas  Concluído

sexta-feira, 23 de março de 2018

Anatomia: Grandes divisões do corpo humano

Nessa aula de anatomia vamos ver as grandes divisões do corpo humano de uma forma bem simples e fácil de entender. Não é uma divisão aprofundada em cada parte, mas é uma divisão que lhe fará entender melhor como o nosso corpo é. Aqui vamos ver uma explicação bem básica para entendermos melhor o que cada parte engloba, sem muitos detalhes.


Primeira parte: Cabeça e pescoço. Aqui, como o nome já diz, temos a cabeça e o pescoço. Na cabeça temos o cérebro, crânio, boca, olhos, nariz e orelhas, os quatro últimos são chamados de órgãos dos sentidos.

Segunda parte: Tronco. Também é chamado de Dorso. É dividido em duas partes: tórax e abdomen. No tórax ficam o pulmão, coração e vários outros órgãos importantes para os sistemas digestivo e respiratórios, e também abriga as costelas. No abdomen encontramos a maior parte das vísceras do nosso corpo, ou seja, órgãos que contém espaço para armazenamento de algo, como fígado e rins. O tórax é separado do abdomen por um órgão chamado diafragma, que atravessa o nosso corpo horizontalmente.

Créditos de imagem à Toomed


Terceira parte: Membros. São subdivididos em superiores e inferiores.

Membros Superiores, são a raiz do membro superior (ombro), braço, antebraço e mão. A mão, por sua vez, é dividida entre dorso e palma, e claro, dedos, que também têm suas divisões.

Membros Inferiores são constituídos por raiz dos membros inferiores (quadril), coxa, perna e pé. O pé é dividido em dorso e planta, mais conhecida como sola.


Essas são as grandes divisões do corpo humano, bem fácil, não é mesmo? Essa foi uma aula feita para que vocês se lembrem onde cada parte grande se encaixa quando alguém disser que algo precisa ser feito na região do tórax, ou na raiz do membro superior, e não se atrapalharem em coisas importantes.




quinta-feira, 22 de março de 2018

Resenha: Os Imortais de Machado de Assis



























Título: Os Imortais
Autor: Machado de Assis
Ano de publicação: 1859
Número de páginas: 3
Nota: 4/5



Os Imortais é um conto, uma miscelânea, ou seja, um conto que foi publicado em uma coletânea de contos. Aqui Machado fala de lendas. Eu sinceramente me surpreendi positivamente com esse conto, pois não esperava ver Machado escrevendo sobre fantasia. Ao que tudo indica, são realmente lendas reais, então eles não as escreveu, ele apenas escreveu sobre elas. Entendem a diferença?

Na primeira parte, somos apresentados à uma lenda alemã que fala sobre um cavaleiro do rei, muito mal, que não tinha empatia ou piedade, ria dos pobres e exaltava os ricos. Ia à igreja sem motivo, e se comportava lá dentro da mesma forma em que se comportava em um bar ou em qualquer outro lugar. Por ter colocado sua vida de cavaleiro acima de tudo, ele foi amaldiçoado e todas as noites, ele e seus cavaleiros entram em florestas escuras em busca de caça. Ou seja, a maldição faz com que ele, todas as noites, querendo ou não, cace sem descanso até o raiar do dia.

Isso me fez pensar que muitas vezes falamos que poderíamos fazer algo para sempre, mas que ser amaldiçoado para realmente fazer aquilo para sempre com toda certeza seria horrível. Eu, por exemplo, já disse que poderia ficar vendo a série Lucifer para sempre, pois já a assisti várias vezes, mas imagine o horror de não poder ver mais nada, não poder fazer mais nada, não poder sair com as pessoas que gosta ou ler um livro, de não poder ouvir uma música, simplesmente por que você colocou uma série como prioridade na sua vida e aquilo acabou se tornando a sua maldição. Isso me faz pensar em aproveitar melhor o tempo, e nunca dizer que quer que algo dure para sempre. Tudo precisa ter um fim, até mesmo as coisas boas.

Na segunda parte, ele começa falando sobre uma lenda batava que diz que um marinheiro, que obviamente amava muito o mar, é pego por um furacão, uma grande tempestade, e tenta a todo custo fazer com que o navio fique bem e obviamente, tenta sobreviver. Ele não cogita perder o barco, ou desistir de sair do furacão, e em um momento de coragem, ele diz que vai continuar tentando nem que tenha que fazer aquilo até o fim dos tempos, e essa foi sua maldição, continuar tentando até que tudo tenha um fim.

"Mas aí se mostra o grande povo; não quis a terra, que é a imensidade, como diz Lord Byron, quis o mar que é o infinito."

As duas lendas falam sobre ter cuidado com o que pensamos, desejamos e dizemos. É bom ter perseverança e não desistir dos nossos sonhos, mas também temos que ter cuidado com o que desejamos, pois pode se tornar realidade, e nem sempre a realidade dos sonhos é boa. Temos que correr atrás dos sonhos que podem se tornar uma realidade boa e dos quais sabemos que não vai nos prejudicar, ou prejudicar outra pessoa. Desistir de algo para dar atenção à sua família ou amigos é necessário às vezes, assim como em alguns momentos, precisamos dar prioridade aos estudos ou trabalho e passar menos tempo com a família e amigos. Saiba a prioridade de cada dia e tenha certeza de só desejar coisas boas, para si e para os outros.



quarta-feira, 21 de março de 2018

Anatomia: Introdução



Anatomia é a disciplina que estuda a organização estrutural de um corpo, como uma mapeamento dos sistemas. Para entender o mapeamento dos sistemas, primeiro precisamos entender o que são sistemas. Ao contrário do que muitos pensam, anatomia não é responsável por falar das funções fisiológicas dos sistemas, esse é trabalho da fisiologia, mas pode sim dar um resumo da função de cada sistema do nosso corpo.

Nosso corpo é formado por átomos, milhares e milhares deles. Átomo é o fundador da matéria, o que significa que tudo que podemos tocar é feito por átomos. Sabemos que os átomos, apesar de serem pequenos e não poder serem vistos, possuem uma estrutura. Ele é composto por um núcleo, onde fica sua parte mais densa, que contém prótons e nêutrons. Prótons são partículas com valores positivos, e nêutrons são neutros. E também é composto por elétrons, que são partículas com valores negativos, que orbitam o núcleo e são atraídos por ele, já que os opostos, positivo e negativo, se atraem. Pelo menos na física.

Quando esses átomos se agrupam, moléculas são formadas. Moléculas podem ser formadas por dois ou mais átomos, de substâncias iguais (O3, que é ozônio) ou diferentes (H2O, que é a água pura). As moléculas formam as substâncias que conhecemos, apenas metais (como ferro e sódio), gases nobres (como hélio) e aglomerados iônicos (como cloreto de sódio) não são formados por moléculas. 

Para que uma molécula seja formada, os átomos presentes precisam estar em ligação covalente, ou seja, eles trocam elétrons entre si para que não acha repelimento posteriormente. Por causa dessa troca de elétrons, as moléculas são neutras. Existem moléculas polares, onde é preciso haver a troca de elétrons, e moléculas apolares, onde os átomos já têm o mesmo número de elétrons.

Quando um grupo de moléculas se juntas, elas formam uma célula. Os únicos seres vivos que não contém células são os vírus, todo o resto é constituído por uma ou milhares de células. Células contém uma membrana plasmática, que controla tudo que entra e sai da célula. Também contém o citoplasma, que é onde ficam as organelas, que produzem e condizem a energia pela célula. E por fim, temos o núcleo, que guarda o material genético, o DNA, da célula.

Quando uma grande quantidade de células se agrupam, tecidos são formados. No corpo humano temos quatro tipos de tecidos diferentes: 
Epitelial: tecido que forma a pele.
Conjuntivo: tecido que forma colágeno e elastina. Responsável pela formação de cartilagens, ossos, tecidos adiposos (que guardam gordura) e tecido sanguíneo.
Muscular: tecido que forma os músculos. Responsável pela formação do tecido muscular cardíaco, muscular esquelético, que fica próximo aos ossos, e muscular liso, que forma os órgãos que possuem movimentos involuntários, como a bexiga e o intestino.
Nervoso: tecido que forma os nervos.

E quando muitos tecidos se unem, formam-se órgãos, que são responsáveis por fazer determinadas funções no nosso corpo. Por exemplo, o coração bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema respiratório, ou o baço, que tem duas funções: a polpa branca trabalha no sistema imune, e a polpa vermelha retira coisas inúteis do sangue.

Quando os órgãos se agrupam, ou de alguma forma estão interligados dando início, meio e fim à algo, são formados os sistemas. Temos no nosso corpo, por exemplo, o sistema endócrino, que produz hormônios como insulina, adrenalina, testosterona e progesterona. Um outro exemplo é o sistema respiratório, que tem como função fazer com que o oxigênio entre no nosso corpo para que tenhamos um bom funcionamento do coração, que vai garantir um bom funcionamento de várias outras coisas.

O agrupamento de sistemas se chama indivíduo ou organismo. Você é um agrupamento de sistemas! Aqui vemos que uma coisa leva à outra, e que a origem de tudo é algo minúsculo, mas que quando é agrupado vai se tornando cada vez maior. O papel da anatomia é lhe mostrar onde cada uma dessas partes está e qual é a importância dela para garantir o bom funcionamento do corpo como um todo.


segunda-feira, 19 de março de 2018

Resenha: Uma Nova Chance de Márcio Vieira



Título: Uma Nova Chance
Autor: Márcio Carlos Vieira Barros
Ano de publicação: ?
Número de páginas: 46
Onde encontrar: ?
Nota: 4/5



O livro narra uma parte da história do próprio autor, ou seja, é um tipo de biografia. O livro não narra tudo desde a infância ou juventude, ele começa quando o autor começa a ver que sua saúde não está ficando tão boa. O que fazer quando você tem um infarto? Para os que não sabem, infarto se dá quando, por algum motivo, geralmente por gordura, as veias e artérias não conseguem passar o oxigênio até o coração.

Quando os médicos, e até mesmo pessoas comuns nos dizem que precisamos melhorar nossa alimentação, não nos importamos muito. Geralmente o pensamento que nos vem à mente é que estamos bem com o nosso corpo, mas devemos nos lembrar que cuidar do nosso corpo vai além da estética. Além de doenças como diabetes e hipertensão, corremos o risco de vários problemas no coração quando comemos gordura em uma quantidade muito grande.

Como o autor explica no livro, a gordura não aparece ali de repente, ela vai sendo acumulada ao longo do tempo, ao longo de uma vida de comidas processadas e pouca comida natural. Exercícios físicos ajudam muito no processo de desengorduramento, por isso, mesmo que seja poucos minutos por dia, caminhe! Mas não faça como o autor do livro fez no primeiro infarto, e sim, ele teve dois!

Ele parou de se exercitar e de comer coisas mais saudáveis, afinal, já fazia um certo tempo que ele estava se sentindo bem e não achava mais necessário todos aqueles cuidados. Precisamos entender que se nos exercitamos e nosso corpo fica bom, não temos que parar, devemos continuar para que ele não fique mal novamente. Acho que ninguém gosta de ficar hospitalizado, né? Então vamos nos cuidar para que isso não aconteça, cuidados simples e pequenos podem literalmente salvar nossas vidas.

Espero que o autor esteja melhor, pois ele terminou o livro pouco depois dos últimos acontecimentos, como uma forma de diário, de não se esquecer de tudo que passou. E principalmente que agora ele possa cuidar da saúde da melhor forma possível.

O que mais me atraiu no livro foi o ambiente hospitalar, que sei que para alguns é um ambiente assustador, para outros é um ambiente de muita dor, e para outros é apenas o local de trabalho. Sou apaixonada por biologia, principalmente por patologias envolvendo vírus, o que me leva a ser apaixonada por algumas partes da medicina. Não vejo problemas em ir ao hospital, nem em ficar internada, desde que não seja nada sério. Passei boa parte da infância mais do hospital do que em casa, foi uma fase difícil, mas de muito aprendizado também, para mim e para minha família, mas isso nunca me fez ter trauma do lugar ou dos profissionais.

Caso você goste ou tenha curiosidade sobre o ambiente, pressões psicológicas nos pacientes e nos profissionais, vai amar o livro. É um ótimo livro, principalmente se você já passou por isso, ou se você se interessa por esse tema. Eu, como estudante de Biologia, amei ter lido, e creio que muitos profissionais da saúde também vão gostar, é rico em detalhes de todos os procedimentos feitos durante essa luta pela vida. A mensagem é clara: cuide do seu corpo enquanto você tem saúde suficiente para isso.


domingo, 18 de março de 2018

3 meses


Oi Jjong! Me desculpe por não ter escrito tanto. No dia cinco de março eu comecei a estudar Ciências Biológicas, fiquei boa parte dos dias antes dessa data ansiosa demais, e depois acabei ficando com pouco tempo, porque precisava estudar, não quero acumular matérias.

Hoje o tio da minha melhor amiga faleceu, ele tinha câncer no pulmão. Eu fiquei muito triste, ela estava bem triste, obviamente, e estava com medo de o avô dela não aguentar. Disseram que ele teve crise de choro quando ficou sabendo. A coisa mais triste do mundo deve ser perder um filho.

Nesses três meses eu senti muito a tua falta. Chorei algumas vezes depois ouvindo tua voz. Amo ouvir Symptons, creio que vai ser sempre minha música favorita, principalmente por que foi você quem a escreveu. Eu espero que de alguma forma, ouvir tua voz vá me acalmando aos poucos. Não vou mentir, não sofro mais tanto, nem lembro de ti a todo momento, mas acho que é algo normal no processo de cura, não lembrar. Eu não quero te esquecer, nunca. Quero ter na memória todas as noites em que fiquei acordada vendo vídeos teus, todo o trabalho para salvar tantas fotos tuas, e quantas palavras dedicadas ao longo dos últimos quase 6 anos.

No dia 22 faz 6 anos que Sherlock foi lançada, e também faz 6 anos que conheci você! Eu quero poder te escrever nesse dia novamente. Eu espero que daí de cima você continue recebendo muito amor. Os meninos estão melhorando a cada dia, Kibum está bem ativo nas redes sociais, Taemin e Minho têm interagido bastante com os fãs. Onew continua sendo uma preocupação. Penso que se os outros estão bem e felizes, ele deve estar minimamente bem, mas também sei que não posso pensar assim com tanta certeza. Todos os outros estavam bem, e você estava quebrado.

Eu quero ouvir o seu álbum mais vezes. Ouvir sua voz nas músicas que eu ainda não gravei na mente. Saber que você pensou em nós e que deixou um álbum tão lindo preparado me faz ficar feliz. Você pensou em nós até o fim. Eu sinto muito por tudo que te aconteceu. Sei que eu pessoalmente não tenho culpa, mas como ser humano, sinto que lhe devo desculpas.

Pensar que você tinha reconhecimento como cantor, compositor, dançarino, apresentador, ator e modelo, tinha fama e dinheiro, tinha muitas pessoas à sua volta, e que nada disso pôde te salvar, me faz ficar bem triste. Eu sei que dinheiro e fama não são sinônimos de felicidade, mas eu queria que essas coisas pelo menos tivessem te segurado aqui por mais um tempo. Sei que isso é egoísta. Você estava sofrendo, muito, e talvez você tenha se libertado realmente de todo mal que te faziam. De todo mal que colocaram nas suas costas.

Jonghyun, eu espero poder continuar te amando sempre. Espero poder ouvir sua voz por muitas e muitas décadas, até eu não estar mais aqui. Espero poder te encontrar algum dia num lugar melhor. Espero que você esteja com a alma leve e restaurada, sem nenhum peso ou culpa. Você é um ser incrível, de luz. Obrigada por ter brilhado, e continuar brilhando. Não pare, por favor.

À minha luzinha, com amor
Bella.

sábado, 17 de março de 2018

Leitura todo dia #46

Mais uma semana do maravilhoso projeto Leitura todo dia, criado pela Nine, com o objetivo de fazer com que os participantes criem o hábito de ler todos os mesmo, mesmo que sejam poucas páginas por dia. Não há metas pré-estabelecidas pelo projeto, mas eu sempre coloco uma meta semanal, e a meta dessa semana é de 35 páginas por dia. Não quero colocar uma meta alta enquanto estiver estudando, principalmente por que nesse primeiro período da faculdade eu vou passar por fases de adaptação, então não vou me cobrar muito nas leituras. Segue abaixo a lista dos livros que quero ler, e as páginas que faltam para as leituras serem concluídas. Obviamente não pretendo concluir todas as leituras nessa semana.

Hoje Avental, Amanhã Luva 25 páginas
Moby Dick 668 páginas
Renato Russo O Filho da Revolução 425













No dia nove eu li 30 páginas (uma história) de Turma da Mônica. A história se chama Clássicos do Cinema Turma da Mônica em Comandante Gancho, que você encontra no site da Turma. Adorei a história! Aqui o Cebolinha é o Peter Pan e precisa resgatar seus pais das mãos do Gancho. Essa história é vendida separadamente em uma revista única que tem mais páginas, por causa das ilustrações e brincadeiras que eles sempre colocam na revista, mas como eu só li as 30 páginas disponíveis no site, vou contar apenas com elas. Recomendo!

Gostaria de deixar avisado que apenas vou contabilizar como leitura finalizada as histórias que forem vendidas em uma revista única e tiverem mais de 40 páginas de acordo com o skoob!



No dia dez não teve leitura. Na verdade não teve um motivo, eu simplesmente não quis ler, e não me forcei. No dia onze eu li pouco, li 3 páginas (o conto inteiro) de Tamanho 46 da Amanda Castejon e inclusive já tem resenha aqui no blog! E li também 3 páginas (um capítulo) de Moby Dick. A relação entre o protagonista e seu companheiro de quarto está parecendo uma relação amorosa entre um casal, e quero muito continuar lendo para saber onde isso vai dar.



No dia doze eu li duas histórias da Turma da Mônica! Li uma chamada Turma da Mônica em: Superendividados, que contém 20 páginas, e a outra se chama Turma da Mônica em: Educação no Trânsito não tem idade, que contém 19 páginas. Gostei bastante das duas historinhas, são bem educativas. Devemos sim educar as crianças desde bem cedo à respeitar as leis de trânsito e a saber economizar.



No dia treze eu li 52 páginas (nove capítulos) de um livro chamado 50 Ideias Sobre Física Quântica que Você Precisa Conhecer. Novamente, livro teórico para a faculdade, mais especificamente para a disciplina de Química Geral. Eu baixei o livro inteiro, mas como só precisava ler os nove primeiro capítulos, parei aí. Livro interessante, quem gosta de física vai amar, principalmente por que é sobre teorias, desde as mais antigas até as mais atuais. Eu gostei bastante, mesmo não amando física, apesar de que eu ainda não sei o bastante para falar disso com propriedade, afinal, o livro não explica tudo esmiuçadamente. Fala sobre tudo sim, mas fala de um modo que leigos possam entender. Entender, não necessariamente poder falar daquilo com propriedade, entendem?

E li também 84 páginas de Turma da Mônica em: Lostinho. Como o nome já sugere, é uma referência à série Lost, que eu nunca vi, mas não me impediu de ler a revistinha, que é bem divertida. A revistinha é uma história completa, apenas Lostinho, dividida em 5 ou 6 partes. Gostei muito e recomendo, acho que os fãs de Lost vão gostar muito!



No dia quatorze eu li 39 páginas (três histórias) de Turma da Mônica. Li Magali e o pai dela em: O Presente Perfeito, Turma da Mônica em: Cuidando do Mundo e Jotalhão em: Verde que te Quero Verde. Gostei bastante delas, principalmente da segunda, que fala sobre cuidarmos do Meio Ambiente para que o mundo possa ser habitável para as gerações futuras sem maiores problemas.

Extra. Li a história do Jotalhão, que tem toupeiras como personagens, fiquei curiosa para saber como eram toupeiras de verdade, já que sempre as vi em desenhos, mas nunca vi uma ao vivo, e não me lembro de já ter procurado fotos antes. Achei uma foto em específico, que aparece várias vezes, bem bizarra, é como se o rosto da toupeira se abrisse. Vi depois que o nome dela é toupeira-nariz-de-estrela, então é realmente isso, o nariz dela parecem várias patas. Achei assustador!



No dia quinze eu li 15 páginas de Cebolinha em: A Louca Vem aí, e 3 páginas (um capítulo) de Moby Dick. Li super pouco, por que infelizmente estou ainda com a mania de só ir ler depois das 22h, e como no máximo às 22h30m eu tenho que estar deitada, já pronta para dormir, acaba me sobrando pouco tempo para ler.



No dia dezesseis não teve leitura. Infelizmente, na universidade, eu passei por uma situação racista, e isso acabou comigo. Eu já estava bem mal por causa da morte da Marielle Franco, estava muito sensível, e isso ter acontecido me deixou acabada. E para piorar, acabei brigando com uma pessoa importante para mim, por que essa pessoa achava que eu não deveria ter ficado mal com o racismo sofrido. Ou seja, não foi um dia bom, e não tive vontade nenhuma de ler.



Nessa semana confusa e triste, consegui ler 268 páginas, o que dá 33,5 páginas diárias! Ficaram faltando apenas 12 páginas para eu conseguir atingir minha meta, então creio que foi uma semana boa de leituras. Sei que a maior parte do que eu li foram HQs, mas não acho que tenha menos merecimento do que um livro normal, sem ilustrações. Foi uma semana relativamente boa, li coisas que gostei muito e coisas que precisava ler, então tá super válido!


Moby Dick - 6 páginas lidas
Turma da Mônica - 207 páginas lidas
Tamanho 46 - 3 páginas lidas Concluído
50 Ideias Sobre Física Quântica que Você Precisa Conhecer - 52 páginas lidas






sexta-feira, 16 de março de 2018

Cursos online inteiramente gratuitos em Ciências Biológicas

Olá pessoal! Procurando na internet alguns cursos online grátis, achei o site Learn Cafe, que contém mais de 5 mil cursos online. A maioria dos cursos são pagos, mas são bem baratos pela quantidade de horas que são oferecidas, porém nesse post eu vou listar mais de 100 cursos online inteiramente grátis! Inteiramente mesmo! As video-aulas e o certificado de conclusão do curso. O certificado é digital e você pode imprimir, ou pode pedir que ele já venha impresso, pagando uma taxa extra.

Ah, eles tem cursos de diversos assuntos como idioma, psicologia, ciências exatas, comunicação, marketing e várias outras coisas, então com certeza você vai achar algo que te interesse. Todos os cursos litados aqui são de Ciências Biológicas!

Esses cursos, obviamente, não substituem um curso técnico ou de graduação, já que a maioria dos que estão listados aqui têm menos de 30 horas de duração. Os cursos são para pessoas que querem aprender sobre determinados assuntos, pessoas que têm interesse mas não sabem se realmente querem seguir naquele ramo, pessoas que precisam de cursos extracurriculares para a faculdade e afins, e claro, como aperfeiçoamento em determinada área.

Os cursos não são certificados pelo MEC, então para saber se a instituição para a qual você vai apresentar o certificado vai aceitá-lo, é preciso que você entre em contato com a instituição previamente e faça essa pergunta. Quando você clicar nos nomes dos cursos, vai ver qual é o conteúdo do curso, ou seja, as disciplinas dentro de cada curso e o que vai ser ensinado, além de também ver qual material será usada: texto, foto ou vídeo.



Eades Eagypti: Vamos Saber Mais? 1 HORA
Fécnicas de Farmácia 1 HORA
Zika Vírus Para a Escola 1 HORA
Hepatites Virais 2 HORAS
Chikungunya 2 HORAS
Introdução ao Estudo da Biotecnologia 2 HORAS
Conhecendo a Dengue e a Zika 2 HORAS
Leishmaniose Visceral Grave 3 HORAS
Gestão Pública Sustentável 3 HORAS
Hepatites A, B, C, D e E 3 HORAS
Guia de Vacinas 3 HORAS
Imunologia Geral 3 HORAS
Imunologia: Introdução ao Estudo 4 HORAS
Ecologia: Relação Homem-Natureza 4 HORAS
Cifoescoliose em Cirurgiões Dentistas Uma Abordagem Ergonômica 4 HORAS
Perda de Dentes em Mulheres Idosas 4 HORAS
Endocardite Infecciosa: a Doença no Coração das Crianças 4 HORAS
Hormônios da Tireoide e o Temperamento 4 HORAS
Vitiligo 4 HORAS
Achados Otoneurológicos em Pacientes Diabéticos 4 HORAS
Morfologia da Flor 4 HORAS
Arborização em Vias Urbanas 4 HORAS
Importância do Ortostatismo na Prevenção de Luxações 4 HORAS
Potencial Antioxidante de Extratos do Pequi 5 HORAS
Avaliação de Fatores Imunológicos na Osteomielite 5 HORAS
Predisposição Genética ao Diabetes Mellitus Tipo 1 5 HORAS
NR-25: Resíduos Industriais 5 HORAS
Avaliação da Gordura Corporal e Apdtidão 6 HORAS
Anemia e Diabetes Possíveis Implicações na Interpretação do Controle Glicêmico 6 HORAS
Soroprevalência ao CMV em Gestantes 6 HORAS
Atitudes e Comportamentos dos Consumidores Diante de Produtos Ecolígicos 6 HORAS
Expressão do Receptor do Peptídeo Liberador da Gastrina em Câncer de Colo de Útero 6 HORAS
Manuel Clínico de Alimentação e Nutrição 6 HORAS
Uso de Oxigênio Úmido e Seco em Vítimas de Trauma 6 HORAS
Estrutura e Evolução Cariotípica de Peixes 6 HORAS
Cicatrização de Úlceras Diabéticas em Membros Inferiores 6 HORAS
Projeto Pedagógico e Educação Ambiental 7 HORAS
Alimentação e Nutrição no Brasil 7 HORAS
Avaliação da Resposta Inflamatória em Mulheres com Lesões Pre-Invasoras e Invasoras do Colo Uterino 8 HORAS
Câncer Infantil: Fé e Enfrentamento de Mães 8 HORAS
Doação de Órgãos: um Olhar na Compreensão dos Adolescentes 8 HORAS
Modelo de Estrógenos e Neuroproteção Para a Doença de Parkinson
Toxoplasmose em Gestantes 8 HORAS
Mães e Filhos com Síndrome de Down 8 HORAS
Laserterapia na Cicatrização de Úlceras Diabéticas 8 HORAS
Relações Homem e Meio Ambiente 8 HORAS
Vitamina A no Leite Materno 8 HORAS
Inovação em Vacinas Aplicadas à Saúde Humana 8 HORAS
Frequência Cardíaca em Sedentários e Atletas 8 HORAS
Frequência de Pneumonite em Adultos Subnutridos Autopsiados 8 HORAS
Os Filhos da Aids: Contando Histórias de Vida 9 HORAS
Fisioterapia na Cirurgia Cardiovascular 9 HORAS
Adolescentes Com Diabetes Tipo 1 10 HORAS
Percepção da Dieta Hipossódica Para Hipertensos 10 HORAS
Práticas Alimentares em Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso 10 HORAS
O Baço no Metabolismo e Regulação da Temperatura Corporal 10 HORAS
Aspectos de Genômica Comparativa 10 HORAS
Perfil Nutricional e Qualidade de Vida de Mulheres no Climatério 10 HORAS
O Aprendizado Lúdico Para Crianças Hospitalizadas 10 HORAS
Merenda Escolar Orgânica 10 HORAS
Avaliação do Desempenho de Mono e Policultivos Orgânicos 10 HORAS
Curso Apicultura Básica 10 HORAS
Influências dos Fatores Climáticos nas Uvas de Vitícolas 10 HORAS
Biodiesel de Mamona em Trator Agrícola na Operação de Preparo do Solo 10 HORAS
Qualidade de Vida e Depressão em Pacientes de Transplante Renal 10 HORAS
Sistema de Gestão Ambiental: Processos Empresariais 10 HORAS
Papel de Metformina na Atividade de Enzimas Glicolíticas de Diferentes Tecidos de Camundongos Diabéticos 10 HORAS
Da Concretização do Direito Fundamental ao Meio Ambiente 10 HORAS
Sistema de Gestão Ambiental 10 HORAS
Suplementação com Vitamina em Ratos com Diabetes Mellitus Experimental 10 HORAS
Atividade Enzimática e Alterações Eletromiográficas de Atletas de Judô 10 HORAS
Aspectos de Genômica Comparativa 10 HORAS
A Compreensão Fenomenológica do Ser Adolescente com Câncer da Dimensão do Cuidar 10 HORAS
Bioinformática e Sistematização Matemática em Fungos e Plantas 10 HORAS
Fibrose Cística 10 HORAS
Avaliação Química e Microbiologia da Multimistura Tratada por Irradiação Gama 10 HORAS
Consumo de Alimentos Industrializados 10 HORAS
Mutações em Genes no Câncer de Mama 10 HORAS
Evolução dos Genes e Fixações de Nitrogênio 10 HORAS
Alimentos Diet e Light: um Alerta Para Consumidores Diabéticos e Hipertensos 10 HORAS
Suplementação de Zinco Para Prevenção de Diabetes Mellitus Tipo 2 10 HORAS
A Aceitação Pelo Consumidor Por um Produto de Papel Reciclado 11 HORAS
Antígenos e Anticorpos na Esporotricose 12 HORAS
Nutrição da Pessoas com Osteogênese Imperfeita 12 HORAS
Desenvolvimento Humano e a Construção do Sujeito Ecológico 12 HORAS
Invertebrados e Avaliação Qualitativa do Ambiente 12 HORAS
O Direito Ambiental e as Questões Econômicas 12 HORAS
Medidas de Diferenciação 12 HORAS
Concepções de Alunos e Professor Sobre Corpo Alimentação e Saúde 12 HORAS
O Profissional e a Humanização Hospilatar 12 HORAS
Agricultura Familiar e Gestão Social 12 HORAS
Agricultura Sustentável e Sistema Familiar 12 HORAS
Biodiesel: Solo Combustível Social e Agricultura Familiar no Brasil 12 HORAS
O Direito Ambiental e as Questões Econômicas 12 HORAS
Hemoglobina Glicada e as Glicemias em Pacientes com Diabetes Tipo 2 12 HORAS
Teoria da Contabilidade Ambiental 12 HORAS
Suplemento Alimentar Desenvolvido Para a Terceira Idade 12 HORAS
Guia de Jornalismo Ambiental 12 HORAS
Antígenos e Anticorpos na Esporotricose 12 HORAS
Dessaturação da Oxihemoglobina Durante o Sono 12 HORAS
Questões Econômicas e Direito Ambiental 12 HORAS
Avaliação do Estado Nutricional em Pacientes Cirúrgicos 12 HORAS
Doenças Cardiovasculares em Adultos 12 HORAS
Microrganismo Promotores de Nutrientes em Rochas 13 HORAS
Acidentes por Animais Peçonhentos: Diagnóstico e Tratamento 13 HORAS
Composição Mineral do Leite Humano em Diferentes Estágios de Lactação 13 HORAS
Direitos Humanos e Meio Ambiente 13 HORAS
Atividade Antioxidante do Chá Mate 13 HORAS
Vivendo e Aprendendo no Ambiente Hospitalar Percepções de Crianças Sobre a Doença 14 HORAS
Atendimento Pré-Hospitalar: a Enfermagem e a Exposição ao Risco Biológico 14 HORAS
Estado Nutricional de Pacientes Antes de Após Cirurgia Bariátrica 14 HORAS
Ruído em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 14 HORAS
Atendimento Pré-Hospitalar _ A Enfermagem e a Exposição ao Risco Biológico 14 HORAS
Estado Nutricional Relativo ao Cálcio de Ferro de Crianças com Deficiência Mental 14 HORAS
Autocuidado na Prevenção de Lesões nos Pés do Diabéticos 14 HORAS
Leishmaniose Visceral Canina: Cães Assintomáticos e Cães Vacinados 14 HORAS
Estado Nutricional: Etiologia e Gravidade da Doença em Hepatopatias Cronicas 14 HORAS
Estado Nutricional Etiologia e Gravidade da Doença em Hepatopatias Crônicas 14 HORAS
A Educação em Ciências Biológicas: Educação de Jovens e Adultos 14 HORAS
Lupus Eritematoso Sistêmico 14 HORAS
Efeito da Obstrução Nasal na Face Oral da Deglutição em Crianças 14 HORAS
A Experiência de Mães de Crianças com Cardiopatia Congênita 15 HORAS
A Maternidade Para Mulheres em Situação de Infertilidade 15 HORAS
Diabetes Tipo 2 e Tratamento Nutricional 15 HORAS
Da Concretização do Direito Fundamental ao Meio Ambiente Sadio e Equilibrado 15 HORAS
Biotecnologia em Saúde: Professores de Biologia 15 HORAS
Mãe Ouvinte Durante a Interação com o Filho Surdo 15 HORAS
Correlação Entre Atividade Antioxidante de MSE Mororo e Atividade Hipoglicemiante 15 HORAS
Avaliação de Efeitos do Tratamento Periodontal em Diabéticos 16 HORAS
Impacto do Cigarro Sobre os Hormônios Sexuais Masculinos 16 HORAS
Aborto Provocado: Representações Sociais de Mulheres 16 HORAS
Brincadeira como Ação: Enfrentando a Doença e a Hospitalização 16 HORAS
Relações Obrigacionais Entre a Ética, o Direito e o Meio Ambiente 16 HORAS
Mulheres e Abortos: Negociando Moralidades 16 HORAS
Estudo Biofarmacêutico de Naringina 16 HORAS
Avaliação Nutricional de Pacientes com Câncer 17 HORAS
A Atitude do Consumidor em Relação às Características Ecológicas nas Embalagens 17 HORAS
Direito Constitucional Fundamental ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado 17 HORAS
A Doação de Órgãos e Tecidos como Problematização do Corpo nas Artes e nas Ciências 18 HORAS
Vigilância Sanitária: Uma Perspectiva do Cuidado em Enfermagem 18 HORAS
Gravidez de Alto Risco 18 HORAS
Afetividade e Ambiente Hospitalar 18 HORAS
Direito, Tributo e Meio Ambiente 18 HORAS
Perfil Genotípico de HIV 1 em Crianças Infectadas Tradadas e Não Tratadas com Antirretrovirais 18 HORAS
Gravidez Após Cirurgia Bariátrica: Implicações Para a Mãe e o Recém-Nascido 18 HORAS
Anorexia e Bulimia Nervosa 18 HORAS
Avaliação da Água Boricada Para Aplicações Oftalmológicas 18 HORAS
Gravidez de Alto Risco: a Vida e a Morte Entre os Significados da Gestação 18 HORAS
Saúde Bucal e o Estado Nutricional de Idosos 18 HORAS
Política de Gestão de Recursos Materiais em Enfermagem: Uma Construção Coletiva 18 HORAS
Experiência da Maternidade no Contexto do HIV/AIDS 18 HORAS
Corpo e Significado: Percepções do Portador do Diabetes Tipo 2 18 HORAS
Saberes e Práticas na Formação do Enfermeiro 20 HORAS
Estratégia de Saúde da Família 20 HORAS
O Licenciamento Ambiental: Desenvolvimento Verdadeiramente Sustentável 20 HORAS
O Processo de Transição do Ser: Adolescente Hospitalizado 20 HORAS
Adiposidade Como Fator de Risco Para Doenças Cardiovasculares 20 HORAS
Triagem Clínica de Doares de Sangue: Espaço de Cuidar e Educar 20 HORAS
Biotecnologia no Ensino Médio 20 HORAS
A Feminilidade Atravessada Peça Doença: a Imagem Corporal da Mulher com Câncer de Mama 20 HORAS
Análise Proteômica Comparativa de Plasma Humano de Pacientes com e sem Câncer de Laringe 20 HORAS
Questões Ambientais no Imposto Territorial Rural 20 HORAS
O Itinerário Terapêutico de Indivíduos Portadores de HIV/AIDS 20 HORAS
O MST e a Questão Ambiental 20 HORAS
Reforma Agrária e Modernização da Agricultura 20 HORAS
Intensificação ou Diversificação a Pecuária Leiteira em Questão 20 HORAS
Questões Ambientais no Imposto Territorial Rural 20 HORAS
Manejo de Recursos dos Arredores das Residenciais de Camponeses 20 HORAS
Perspectivas Sustentáveis 20 HORAS
Presença Indígena em Unidades de Conservação 20 HORAS
Lipidose Hepática em Amazona SPP 20 HORAS
Interação Entre Rifampicina e Glibenclamida em Tratamentos Concomitantes de Diabetes e Tuberculose 20 HORAS
Ensino de Biotecnologia: Representações Sociais de Professores de Biologia 20 HORAS
Obesidade e Doenças em Adolescentes 20 HORAS
Variabilidade Espacial da Quantidade Físico-Hídrica dos Solos 5 HORAS
Homeopatia em Frangos de Corte Criados em Sistema de Semi-Confinamento 9 HORAS
Biotecnologia e Transgênicos: Representações Sociais de Professores de Ciências 14 HORAS
Tratamento de Água Residuária Doméstica e Sua Utilização na Agricultura 15 HORAS
Tratamentos de Carcaças Avícolas 18 HORAS