Mais uma semana de Leitura todo dia, projeto criado pela Nine Stecanella com o objetivo de fazer com que os participantes adquiram o hábito de ler. Eu já leio regularmente desde o final de 2012, mas estou no projeto para que eu consiga ler o máximo que puder. Apesar de estar no projeto para ler muito, eu não me forço a ler o que não quero, ou quando não quero. Acredito que respeitar meu tempo também faz parte de processos e progressos da vida.
Na segunda semana de novembro, penúltimo mês do ano, eu vou colocar a meta de leitura em 200 páginas. É uma meta média, dá 25 páginas por dia em média, e é uma meta bem possível de ser cumprida. Minha semana vai ser cheia, então por mais que eu queira colocar a meta de 50 páginas por dia, eu sei que isso não seria possível no momento. Vamos ter aí um feriado, e espero conseguir ler bastante nesse dia. Agora, enquanto a livros, minha meta é dar andamento às leituras, sejam elas quais forem.
No dia oito eu li 19 páginas (meio capítulo) de Quando os Adams Saíram de Férias. Contextualizando, é um livro onde cinco adolescentes amarram, amordaçam e torturam uma babá que foi contratada para passar as férias com eles enquanto os pais estão em outro país. Eu estou numa parte bem difícil de ser lida. O livro inteiro é difícil, principalmente se você é mulher, pois você consegue se ver mais facilmente no lugar de Bárbara. Os capítulos estão ficando cada vez mais tensos, e apesar de estar sendo bom, genial, é difícil de ler.
Nos dias nove e dez não ouve leitura. Eu não dormi em casa, descobri algumas coisas que me deixaram preocupada e mal consegui dormir, então não tinha condições de pegar algum livro para ler.
No dia onze eu li 31 páginas (um capítulo e meio) de Quando os Adams Saíram de Férias e agora que li um pouco mais da metade está bem sombrio. Como eu havia dito, é um livro difícil de ser lido, e a cada capítulo a leitura vai ficando mais densa, mais sombria e mais dolorosa até. É um livro que desde o primeiro capítulo eu recomendo pras pessoas, pois apesar de ser difícil de ler por causa da temática e dos acontecimentos, é algo que apesar de chocante, é possível de acontecer. É preciso ter um estômago forte pra ler o livro, mas até aqui tem sido uma das melhores leituras do ano, não no sentindo de os acontecimentos me agradarem, mas no sentido de eu estar sempre chocada, sentindo várias coisas ao mesmo tempo, e gosto de livros que fazem isso, que me tiram da zona de conforto.
No dia doze, novamente, não houve leitura. Porém, nesse dia eu comecei a treinar capoeira, o que me deixou muito feliz. Já no dia treze eu li 40 páginas (quatro capítulos e meio)do livro Raízes, organizado pela Karine Bassi, publicado pela Editora Vinas Abiertas. É um livro escrito totalmente por mulheres negras do Brasil, e mistura poesia, poemas, crônicas e contos. São 20 autoras, muitas delas tendo sua primeira publicação. Até agora estou gostando muito da leitura, já fiz várias marcações e pretendo continuar marcando bastante.
No dia quatorze eu li apenas 15 páginas do TCC do meu namorado, que será publicado no próximo ano, então vocês poderão ter acesso à ele. Estou muito orgulhosa pelo trabalho lindo que ele fez. Caso não saibam, eu e ele cursamos licenciatura em Ciências Biológicas, eu entrei no início de 2018, e ele se forma em dezembro desse ano. O TCC dele foi feito na área de educação, mais especificamente sobre a importância dos laboratórios de Ciências no processo de ensino-aprendizagem.
No dia quinze eu li 21 páginas do TCC do meu namorado. Eu estava revisando o trabalho também, por isso acabei demorando mais do que o normal na leitura dele. E estou extremamente orgulhosa por cada palavrinha escrita ali.
Li 23 páginas (meio capítulo + dois capítulos + meio capítulo) de Raízes e continuo gostando muito. A maioria dos textos falam sobre negritude, sobre a realidade de pessoas e principalmente de mulheres negras, então, pra mim, é tudo muito real e muito intenso.
E por fim li 25 páginas (até os 34% do livro) de 100 Dúvidas Universais: do blog da Veja.com, que é um livro com um compilado de curiosidades sobre várias partes do mundo. Li mais especificamente ainda sobre o islamismo e sobre alguns santos do catolicismo. Está disponível em ebook na Amazon, e é um ótimo livro para curiosos.
Na segunda semana de novembro eu li 174 páginas, o que dá 21,75 páginas por dia. Eu queria ficar entre 20 e 25 páginas diárias, então, apesar de não ter atingido a meta real, estou satisfeita com a quantidade de páginas que li, e principalmente satisfeita com as leituras que fiz. A semana foi cheia, aconteceram algumas coisas bem ruins, e em alguns dias eu simplesmente não tive cabeça pra ler ou fazer qualquer coisa. Creio que até o final do mês tudo vai ser mais tranquilo. Os dias 19 e 20 serão cheios, mas com certeza eu vou conseguir um tempinho pra ler nem que sejam apenas 10 páginas.
Quando os Adams Saíram de Férias - 50 páginas lidas
Raízes - 63 páginas lidas
100 Dúvidas Universais - 25 páginas lidas
TCC - 36 páginas lidas Concluído
Nenhum comentário:
Postar um comentário