quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Leitura todo dia #75



Mais uma semana do projeto Leitura todo dia, criado pela Nine Stecanella, com o objetivo de fazer com que os participantes adquiram o hábito da leitura. Como a leitura já é um hábito meu há anos, eu encaro o projeto como um incentivo para ler mais, já que preciso de conteúdo para fazer o post. Os posts do leitura todo dia saem semanalmente, a cada sete ou oito dias. 

O projeto em si não tem uma meta. O principal é tentar ler todos os dias. A Nine coloca como meta concluir pelo menos uma leitura durante a semana, e com base no meio ritmo a minha meta também é concluir pelo menos uma leitura + ler 500 páginas nesta semana e conseguir dar andamento às leituras citadas abaixo.

Mãe África - 131 páginas restantes
Quando os Adams Saíram de Férias - 277 páginas restantes


No dia primeiro eu comecei a Maratona dos Atrasados, que eu comecei com o objetivo de desafogar as leituras atrasadas no feriado. Como em novembro eu, que moro em Ibirité - MG, terei mais dois feriados pela frente, eu irei fazer outras versões de maratonas parecidas com essa por aqui e talvez até mesmo no canal. 

Enfim, eu consegui ler 51 páginas de Mãe África e amei tudo que li. Mãe África é uma coletânea de contos africanos, o livro é lindo esteticamente falando, tem várias ilustrações e é incrível. Eu gosto muito de aprender mais sobre o meu passado, e entender as lendas africanas me faz entender mais do meu passado enquanto mulher negra. Recomendo bastante à todos xs negrxs e às pessoas que são de alguma religião afro-brasileira, pois vários dos contos trazem os orixás como personagens principais.

Li 34 páginas de O Futuro, que é um compilado de crônicas noticiárias do Machado de Assis. Gostei de ler lido, mas não mudou minha vida. Li 12 páginas de Pareceres, que é um compilado de pareceres que ele deu sobre peças de teatro, e é um ótimo texto para pessoas que trabalham como pareceristas e resenhistas. E por fim li 6 páginas de O Caminho da Porta, também do Machado, que é uma peça de teatro de comédia romântica.














No dia dois eu li 80 incríveis páginas de Mãe África e estou extremamente feliz por ter lido esse livro. É um livro incrível e cheio de conhecimentos e saberes. A única coisa que me incomodou, é que na introdução do livro o autor, Celso Sisto, diz que foi ele quem reescreveu as lendas, mas quando eu pesquisei os nomes de alguns personagens, eu encontrei o The Orange Fairy Book, que contém as mesmas palavras, só que em inglês, ou seja, o autor na verdade, em pelo menos um dos contos, foi apenas um tradutor.

Eu li 28 páginas de O Caminho da Porta e finalizei a leitura dessa peça e amei. É muito divertida, engraçada de verdade e são piadas e tiradas que fazem sentido e que não são infantis. O modo como os personagens se falam é parecido com a forma que nós falamos com nossos amigos hoje: cheio de ironia. Eu amei e recomendo bastante.

E li 34 páginas de O Protocolo, que também é do Machado de Assis, para desafogar algumas coisas do Projeto Machado de Assis. Gostei bem menos dessa peça. Não é nada divertida, tem umas falas e atitudes bem machistas e mesmo sabendo que antigamente não se tinha a consciência do machismo, as personagens femininas dizem não estar confortáveis com as atitudes do personagem masculino, e isso realmente me incomodou bastante.



No dia três eu li 62 páginas (dois capítulos) de Quando os Adams Saíram de Férias, livro do mês de setembro do desafio 12 livros para 2018 e que eu só comecei a ler nesse dia. Minha pretensão era de ler pelo menos 100 páginas desse livro, mas acabou não rolando. Mesmo assim eu me sinto muito feliz e até mesmo realizada por ter lido tanto de um livro que desde o início é bem pesado. Resumindo, crianças amarram a empregada na cama e começam a fazer tudo que querem com ela. Tudo.

Depois, como a leitura tinha ficado pesada, eu li três histórias da Turma da Mônica. 11 páginas de Os Três Sujinhos, 16 páginas de Os Heróis do Planeta Gelado e 12 páginas de A Vassoura, o Formigueiro e a Morsa Voadora. Eu adorei as três histórias. A primeira é um reconto de Os Três Porquinhos, a segunda é sobre o poder da imaginação nas brincadeiras e a terceira é uma história do Louco, então não faz muito sentido, mas é legal.


No dia quatro eu li 25 páginas (cerca de 0,7 do capítulo) de Quando os Adams Saíram de Férias. Como eu disse, é uma leitura pesada, e como eu estava estudando nesse dia e precisava fazer várias coisas, não consegui ler tanto quanto gostaria, mas li o que eu leio em média nos dias normais, então tá tudo certo.


No dia cinco não teve leitura. No dia seis eu li 17 páginas (cerca de 0,3 de um capítulo + metade de outro). Esse é um livro que rende muito mais se você der total atenção à ele enquanto estiver lendo, e não foi uma coisa que eu fiz, então acabei lendo relativamente pouco. O clima no enredo tá ficando cada vez mais pesado e sombrio e apesar de estar amando e querer ler tudo muito rápido, também tenho medo de acabar lendo rápido demais e não aproveitar a leitura. E no dia sete não houve leitura.


Foi uma semana ótima, apesar de ter tido dois dias sem leitura, eu consegui ler incríveis 388 páginas, o que dá uma média de 55,4 páginas por dia. É minha maior média desse semestre! Eu estou muito feliz por ter conseguido ler isso tudo, e espero que a média das próximas semanas sejam mais ou menos essa, pra que eu consiga ler tudo que realmente preciso ler.


Mãe África - 131 páginas lidas Concluído
Pareceres - 12 páginas lidas Concluído
O Futuro - 34 páginas lidas Concluído
O Caminho da Porta - 34 páginas lidas Concluído
O Protocolo - 34 páginas lidas Concluído
Turma da Mônica - 39 páginas lidas
Quando os Adams Saíram de Férias - 104 páginas lidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário