Para os que não sabem, estou cursando Ciências Biológicas (licenciatura) na Universidade do Estado de Minas Gerais. Nesse post aqui, eu falei sobre minha trajetória até escolher esse curso e as expectativas para o primeiro período. Se você tem interesse em saber o que eu esperava do curso com mais detalhes, sugiro que vá até aquele post.
No post de hoje eu vou falar sobre como foi de fato o primeiro período e quais expectativas foram alcançadas, quais foram as minhas matérias favoritas e quais foram as que menos gostei. Vou falar um pouco sobre a estrutura da universidade e sobre as pessoas que encontrei durante esse primeiro período. Vou colocar na mesma ordem que coloquei no post anterior!
Leitura e Produção Textual - Eu achava que nessa disciplina nós teríamos algumas dicas de como ler mais e melhor, além de produzir os textos, mas basicamente nós lemos um texto em sala sobre o que é texto e como ele é construído, e depois disso passamos a escrever resenhas e resumos de filmes e textos pedidos pelo professor. Como eu tinha que fazer o que eu já faço aqui no blog, não encontrei nenhuma dificuldade. Eu só tive que me adaptar ao modo de escrita de resenha acadêmica, mas não foi difícil.
Iniciação Filosófica - Diferentemente do que eu pensei, não estudei filósofos importante para a ciência, e sim filósofos importantes no geral. Claro que muitos, a maioria deles, tiveram contribuições enormes para as ciências naturais, mas não foi o foco da disciplina. Estudamos a passagem do mito para a razão, período pré-socrático, sofista, helenístico e moderno, e na última semana estudamos ética e moral. O bom foi que tivemos seminários sobre temas polêmicos como: descriminalização das drogas, descriminalização do aborto, suicídio assistido e armas biológicas.
Química Geral - Pela ementa da disciplina, era basicamente um super resumo dos três anos do ensino médio. E realmente não teve nada novo, apenas foi abordada de forma mais aprofundada. Estudamos pH e solução tampão, estequiometria, aminoácidos, carboidratos e lipídeos. O maior problema dessa disciplina é o que professor não tem didática nenhuma. Ninguém entendia o que ele explicava, pedíamos para ele explicar novamente e ele brigava com a turma, dizendo que era nossa obrigação já saber do que ele estava falando. Foi uma experiência ruim, e espero que não se repita. Esse mesmo professor já teve outras reclamações em semestres anteriores, então sabemos que o problema é ele. Fora que fomos ao laboratório apenas duas vezes, sendo que deveríamos ter ido no mínimo quatro vezes.
Citologia - Era a disciplina que eu mais queria começar. Para os que não sabe, citologia estuda a célula, ou seja, membrana, citoplasma e núcleo. Como eu previa, utilizamos bastante o microscópio, aprendemos a utilizá-lo de maneira correta, visualizamos vários tecidos (conjunto de células) e pudemos observar até mesmo algumas células em divisão, o que foi muito legal. Algumas pessoas não gostaram da didática da professora, por que as aulas teóricas eram basicamente slide, mas como as aulas práticas eram todas muito interessantes, todo mundo acabou relevando isso.
Anatomia Humana Básica - Foi uma das disciplinas que eu mais amei. Obviamente estudamos a anatomia do corpo humano, ou seja, onde cada estrutura do nosso corpo está e algumas funções principais de cada órgão. A única parte ruim é que como a unidade em que eu estudo está dentro da Fundação Helena Antipoff, e nessa fundação há muitas crianças, não podemos ter corpos humanos para estudo. As aulas práticas eram feitas com modelos de silicone, creio que isso não nos prepara para ter contato com corpos humanos abertos, mas como as aulas eram incríveis, as teóricas e as práticas, e a professora tem uma didática incrível, todos saímos satisfeitos. Além disso, nessa disciplina, como trabalho final demos aula para as crianças da fundação e foi uma experiência muito boa.
Metodologia do Trabalho Científico I - Como eu pensava, aprendemos a como fazer pesquisas, na teoria. Ou seja, aprendemos a como escrever um projeto de pesquisa, o que ele precisa ter para ser aprovado, quais ideias são boas e quais merecem realmente um bom investimento de tempo e dinheiro. Aprendemos também a trabalhar com as regras da ABNT, como fazer citações e referenciações corretamente, e discutimos sobre o plágio no universo escolar.
Bases Histórias e Epistemológicas do Pensamento Biológico - Foi a disciplina que mais me surpreendeu. Eu pensei que seria apenas uma discussão sobre como a biologia foi considerada ciência, mas foi bem mais que isso. Estudamos evolução e os processos evolutivos, estudamos outras teorias que vão de encontro com a Teoria da Evolução. E no início do semestre estudamos apenas taxonomia, ou seja, como dar nome à novas espécies encontradas, com foco no reino animal. Taxonomia, apesar de dar muito mais trabalho do que normalmente se imagina, é incrível! E como a didática do professor é boa, e ele é super legal, essa disciplina foi um amorzinho. Também fizemos um seminário sobre o papel do cientista na sociedade.
Fundamentos de Limnologia - Essa foi a única disciplina optativa que fiz. Estuda lagos e rios. Estudamos o que caracteriza um lago e um rio, importância da vegetação no ciclo da água, dinâmica dos reservatórios e a o que a legislação brasileira fala sobre recursos hídricos. Fizemos três aulas práticas, duas de observação e uma no laboratório, fazendo análise da qualidade de três amostras de água. Foi uma experiência maravilhosa.
Agora sobre a estrutura da UEMG. O Estado não está ligando muito para a universidade, de verdade, muitas unidades correm o risco de fechar. Tirando isso, também temos alguns problemas como por exemplo a pequena quantidade de microscópios, poucas luvas, poucas máscaras, alguns corantes também estão em falta. Muitas das coisas que mais falta são coisas baratas, mas o Estado não libera o dinheiro para que haja a compra. Também precisamos de pelo menos mais dois notebooks, ampliação da rede de internet e tantas outras coisas. Espero que eu ainda possa ver a UEMG melhorando, e que o Estado passe a se importar de fato com a educação.
Sobre as pessoas. Gostei de todos os professores, exceto o de Química Geral, por motivos já ditos anteriormente. Alguns professores marcaram minha vida e sei que vou levar algo deles comigo pelo resto da vida. Quero ser uma boa professora como a professora de Anatomia Humana Básica e o professor de Epistemologia são. Ser professor precisa envolver paixão à profissão, caso contrário, não funciona. Tive problemas de racismo com um aluno, e falei sobre isso em um outro post.
Por último quero falar sobre projetos. Eu faço parte do projeto de pesquisa e extensão AdoCÃO, que tem como objetivo a educação de crianças para a adoção responsável, e sempre que podemos promovemos feiras de adoção. Faço parte também do Kaipora - Laboratório de Estudos Bioculturais, e como o próprio nome já diz, estudamos a biologia dentro da nossa cultura. Nosso foco são os saberes populares que utilizam a biologia de alguma forma, como benzedeiras, pequenos agricultores, carroceiros, e pessoas que fazem comidas típicas da região de forma totalmente orgânica. Promovemos encontros e oficinas mensais. Além desses projetos, faço parte do grupo de estudo "Grupo de pesquisa em filosofia, literatura e psicanálise", que nesse ano está focado no filósofo Spinoza.
Como podem ver, aproveitei bastante meu primeiro período! Participei, e vou continuar participando, de vários projetos e grupos. Exceto Química Geral (que fui aprovada com exatos 60 pontos), fui aprovada em todas as disciplinas com mais de 70 pontos, e em algumas delas fui aprovada com quase 100 pontos! Vou fazer um post sobre expectativas para o próximo período, aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário