terça-feira, 10 de julho de 2018

Leitura todo dia #59


Mais um ciclo se iniciando no projeto Leitura todo dia. Vou explicar, daqui a pouco, por que é mais um ciclo. O projeto foi criado pela Nine, e não tem uma meta fixa, ou seja, cada participante faz sua própria meta de acordo com a sua vontade. A meta da Nine é concluir pelo menos uma leitura a cada semana, e a minha meta, geralmente é em números de páginas.

A primeira semana de julho vai ser, se Deus quiser, a última semana de aulas na faculdade, portanto, por causa das provas e seminários, não vou conseguir ler super durante essa semana, mas depois disso estarei de férias! Então quero fazer um novo tipo de meta aqui no projeto, que espero que dê certinho.

A nova meta vai ter várias partes, começando pela meta geral do mês. Minha média de leituras em meses normais é de 1000 páginas, mas como estarei de férias, vou colocar 2000 páginas como meta. Ao longo do mês vou ir falando aqui em quantos porcento da meta mensal eu estou. Acho que assim, trabalhando com porcentagem, eu vou avançar mais.

A segunda parte da meta é em divisão de páginas por semana. Como já disse, na primeira semana eu não vou conseguir ler muita coisa, mas espero conseguir ler pelo menos 300 páginas. Então, vou dividir o restante das páginas nas outras semanas e vai ficar como meta:
Primeira semana 300 páginas
Segunda semana 500 páginas
Terceira semana 600 páginas
Quarta semana 600 páginas

E por fim, a terceira parte da meta é uma que sempre aparece aqui, com os nomes e números de páginas que ainda preciso ler para concluir os livros em andamento, ou que pretendo começar. Vou colocar aqui, por semana, APENAS os livros que quero terminar ou começar durante aquela semana, e colocar na frente da quantidade de páginas que falta ler, a porcentagem que quero ler. Acho que assim acaba ficando mais organizado para mim e para quem está acompanhando os posts. Vou tentar sempre deixar um espaço para que eu consiga ler outras coisas além das metas fixas. Bom, é isto! É algo que vou testar durante o mês de julho, e se funcionar, vai continuar.


A Última Música - Nicholas Sparks - 38 páginas restantes (meta 100%)
Renato Russo O Filho da Revolução - Carlos Marcelo - 243 páginas restantes (meta 20%)
Dois Fragmentos - (meta 10%)
Moby Dick - Herman Melville - 587 páginas restantes (meta 15%)













No dia primeiro de julho eu li bastante! Li 38 páginas (cinco capítulos) de A Última Música e concluí a leitura do livro. Não consegui postar a resenha no próprio dia primeiro, mas vai sair no máximo até o próximo domingo. Eu simplesmente amei esse livro, Nicholas Sparks tem uma escrita maravilhosa, super gostosa e fluida, o enredo é super cativante e emocionante. Chorei, obviamente, como choro em qualquer livro do Nicholas. Não chorei muito, foi aquele caso de o olho ficar cheio d'água, mas me emocionei bastante. Super recomendo!

Li também três HQ's. Li 32 páginas de Os Novos 52 - Super Choque Volume Especial, e amei ler isso. Fala bastante sobre como o homem negro é visto na sociedade, e como eu li esse quadrinho para poder escrever um artigo sobre negritude, super me serviu como base. Li também os volumes 0 e 1 de Os Novos 52 - Lanterna Verde, sendo que cada um deles possui 32 páginas. Quero continuar lendo os quadrinhos, são ótimos para desentupir as leituras, sair da ressaca literária, e principalmente são uma ótima diversão com um fundo de crítica à sociedade.

Por fim, li 15 páginas (o conto inteiro) de Ao Menos Uma Vez, um conto super interessante, que tomou caminhos que eu sinceramente não esperava. Resumindo, é sobre uma mulher que encontra um homem irresistível, mas esse homem só a destrói, faz com que ela erre. E ele reaparece em sua festa de noivado. Acompanhamos os pensamentos dela sobre os prós e contras de se encontrar com ele em um lugar privado, levando em consideração que tem uma dependência psicológica em jogo. É um ótimo conto. E está disponível gratuitamente na Amazon.



No dia dois eu li 10 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Foram poucas páginas, mas foram suficientes para que eu cumprisse metade da minha meta com esse livro, então achei válido. Fiquei cerca de dois meses sem ler esse livro e não me lembrava que havia parado em um ponto onde ainda não fala muito sobre a vida pessoal do Renato. O livro é dividido basicamente em três partes: sobre Brasília e o contexto histórico, sobre a trajetória das bandas de rock e finalmente sobre a vida do Renato. Eu realmente pensava que já estava na última parte. Como eu já havia lido esse livro há alguns anos, sei exatamente de tudo que vai acontecer, mas não lembro exatamente quando as coisas vão acontecer. Enfim, ótimo livro, se você se interessa pelo período da construção de Brasília e/ou se gosta de várias referências musicais nacionais e internacionais, vai amar esse livro.



No dia três eu li mais 10 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Continuo gostando bastante da leitura do livro. Como a letra do livro é beeeem pequena, é quase impossível ler muitas páginas por dia. Vou tentar dar uma melhorada nisso ao longo da semana, mas como é final de semestre, não sei como vai ser o andar da carruagem.



No dia quatro eu li dois contos eróticos. Eu estava na faculdade e queria ler algo rápido, e como os únicos contos que estavam no meu celular eram eróticos, li esses dois. Li 19 páginas de O Outro Lado do Prazer. Enquanto erótico eu achei o conto bem fraco, é bem escrito, mais poderia ter sido classificado apenas como romance.

Li também 12 páginas de Uma Tia Abundante do Max Nasic. Achei ele, enquanto erótico, melhor que o primeiro que li nesse dia, mas a escrita não é a melhor escrita do mundo, e tinha vários erros ortográficos, então, se fosse dar nota, os dois ficariam com três estrelas.



No dia seis eu li 6 páginas (seis capítulos) de Isaías. Continuando o projeto de concluir a leitura da Bíblia ainda esse ano. Isaías é meu livro favorito do Velho Testamento e estou muito feliz de começar essa leitura! Os primeiros capítulos falaram sobre como Jerusalém de distanciou de Deus, e o que iria acontecer com a cidade caso eles não voltassem ao primeiro amor.



Nos dias sete e oito não teve leitura. É realmente uma pena, mas no dia sete infelizmente eu descobri que não passei direto em Química Geral e tive que ficar o dia inteiro estudando, além de ter ido para a faculdade durante a manhã. Já no dia oito eu fui à um encontro de Benzedeiras e Raizeiras, promovido pelo Kaipora - Laboratório de Estudos Bioculturais, projeto do qual faço parte na UEMG. Foi simplesmente incrível, e pretendo escrever um pouco sobre isso. Por causa dos estudos, talvez eu não consiga ler tanto nos primeiros 10 dias de julho, mas vou compensar no final.




Na primeira semana de julho eu consegui ler 205 páginas, que dá 25.6 páginas por dia. Foi menos do que eu coloquei como meta, e sinceramente não estou satisfeita com isso, por que só consegui cumprir uma das metas propostas. Vou resolver isso na próxima semana, depois da quarta-feira, já que antes disso eu terei que ficar estudando para a prova de recuperação em Química Geral. Sei que vai dar tudo certo, e que vou conseguir tirar esse atraso de leituras! Consegui concluir várias leituras rápidas, mas não consegui concluir leituras em andamento, então meu foco na próxima semana serão as leituras em andamento. Espero que a primeira semana de vocês tenha sido incrível!


A Última Música - 38 páginas lidas Concluído 
Super Choque Especial - 32 páginas lidas Concluído 
Lanterna Verde #0 - 32 páginas lidas Concluído 
Lanterna Verde #1 - 32 páginas lidas Concluído 
Ao Menos Uma Vez - 15 páginas lidas Concluído 
Uma Tia Abundante - 12 páginas lidas Concluído 
O Outro Lado do Prazer - 19 páginas lidas Concluído 
Renato Russo - 20 páginas lidas
Isaías - 5 páginas lidas
10,25% da meta geral lida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário