domingo, 26 de novembro de 2017

Resenha: O Destino Escolheu Você de Duda Razzera e Beatriz Cortes




Título:O Destino Escolheu Você
Autor:Maria Eduarda Razzera & Beatriz Cortes
Ano de publicação:2017
Número de páginas:234
Nota:5/5

Ganhei o ebook desse livro em um sorteio, não é publicidade, são minhas opiniões sinceras. Caso ainda não tenham visto, já resenhei outro livro da Duda aqui, o Além da Superfície.


Gabriela é uma jovem produtora de cinema. Apesar da pouca idade, já produziu vários filmes e conseguiu uma das coisas que mais queria: reconhecimento. Seus pais não eram bem o tipo que apoiaram sua carreira artística. Arte não é muito valorizada aqui no Brasil, é comum os estudantes de artes ouvirem que vão morrer de fome, e esse era o medo dos pais de Gabriela, mas o erro deles foi não apoiar a filha que eles dizem amar tanto. Por não ter tido o apoio dos pais, Gabriela acabou indo procurar apoio em outros lugares e conheceu Pietro, que também trabalhava na mesma área. Juntos eles produziram e enriqueceram, mas eram tão focados no trabalho que o casamento acabou ficando de lado, e eles se divorciaram. Gabriela descobriu coisas sobre Pietro que ela não imaginava descobrir algum dia, e depois daquilo era óbvio que eles não ficariam mais juntos, mas o casamento ruim fez com que Gabriela se fechasse ao mundo.

"Eu também os amo. Mas a verdade é que tudo dói demais. Eu sinto demais... Sinto que estou me envenenando aos poucos e afastando qualquer um que se importe comigo. Mas parece que sou um trem desgovernado e não consigo parar. Por isso, digito a única resposta que consigo elaborar "Preciso de um tempo. Não é com você, sei que me ama. Só preciso... respirar."" _ Página 99

Gustavo é um advogado que ama atuar. Ele sempre vai à testes de coisas pequenas, como comerciais de televisão, e apesar de saber que isso não vai deixá-lo rico, ele sonha em algum dia aparecer nas telas das pessoas, mesmo que seja por apenas 30 segundos. Gustavo fez advocacia por ser algo seguro, mas seu sonho sempre foi atuar. Ele sabia que precisaria de um emprego fixo enquanto lutava por seu sonho, então trabalha como advogado, enquanto procura pequenos papéis em peças de teatro e em comerciais. Gustavo teve um passado difícil, porém muito comum no Brasil, e tudo que aconteceu com ele faz com que ele queira ser um super herói, faz com que ele queira salvar as pessoas tudo e de todos.

"Desde 1990 fazendo escolhas erradas e tentando sobreviver às consequências." _ Página 84

Sua ex namorada, Samanta, tem problemas com álcool, e sempre que está bêbada na Augusta, é para Gustavo que ela liga. Mesmo não estando mais com Samanta, ele se preocupa com ela, e acaba sendo indo buscá-la. Gustavo é bonito, faz o tipo galã, sabe disso e se aproveita disso para conseguir a mulher que quiser, mas sabe que isso tudo é vazio demais, mas o medo de começar algo sério e perder a pessoa faz com que ele não se jogue de cabeça em algum relacionamento mais sério.


O destino dos dois se cruza quando Gustavo está saindo do serviço, com fones de ouvidos e agindo como se fosse o rei do universo. Gabriela estava nervosa, dirigindo e sua vontade é passar por cima do pedestre que acha que é o rei do universo, mas ela apenas buzina, nervosa. O destino os une novamente quando Jonas, antigo professor de teatro de Gabriela e atual professor de Gustavo passa mal e precisa ficar internado. Jonas envia Gabriela como professora substituta, pois sabe que apesar de ter endurecido com as experiências da vida, ela é uma ótima pessoa, e uma ótima produtora e atriz. Gabriela e Gustavo haviam se encontrado antes da primeira aula, num teatro, durante a noite, mas não um encontro marcado, eles apenas esbarraram um no outro, e obviamente, tiveram uma breve briga na porta do teatro, e nenhum dos dois imaginava que teriam que se encontrar novamente.


Pois bem, agora Gabriela é a nova professora de Gustavo, os dois não se dão muito bem e só se comunicam por frases irônicas ou por brigas, mas os dois sabem que vão ter que se aguentar, ela não quer deixar Jonas na mão e Gustavo precisa das aulas para conseguir ser um bom ator. Os dois têm feridas e cicatrizes escondidas, os dois não estão nem perto de prontos para mostrarem essas cicatrizes ao mundo, e os dois mal sabem que eles vão se ajudar no processo de cura.



Esse livro me levou por caminhos que eu não esperava trilhar. Não pensei que seria nem metade do que é. Eu estava esperando um romance água com açúcar e recebi um livro que aborda questões bem profundas. Sofri a angustia de eu, leitora, saber tudo o que estava acontecendo, mas os personagens não saberem como outro estava se sentindo, e por isso dizerem coisas ofensivas sem pensar. Nos capítulos iniciais o que eu mais pensei foi "não fala isso, você não sabe o que ele/ela está passando". Isso me fez refletir nas minhas atitudes. Quantas vezes nós não tratamos mal uma pessoa sem nem a conhecer direito? Quantas vezes você estava mal, e alguém te disse algo que te deixou pior ainda? Muitas das vezes as palavras não são ditas com a intenção de ofender, mas ofendem, e muitas vezes machucam. Ter cuidado com o que falamos, principalmente na internet onde é fácil ter anonimato, é essencial, precisamos entender que quem está ouvindo também é um ser humano que ri e chora.

"Alguns amigos trazem essa sensação de lar." Página 103

As escritas das autoras é muito leve, mesmo quando estão acontecendo cenas pesadas, o que faz com que o livro tenha uma leitura bem fluida e faz com que a gente não perceba quantos capítulos já se passaram. É um livro que fica com a gente depois que lemos. É aquele livro que no meio do dia você se lembra do que leu no dia anterior, e ri ou chora. Gosto de livros com a escrita leve assim, pois fazem parecer que nem tudo é o fim, fazem parecer que apesar de a situação ser ruim, as coisas vão melhorar. Também gosto de livros desesperados, de caos, amo isso, mas tem momentos da vida que ler coisas mais leves é melhor.


O livro é bem atual. Além de ter sido realmente escrito em 2017, fala sobre assuntos que estão em pauta hoje em dia, na verdade sempre estiveram, mas agora estão tendo mais visibilidade. É um bom livro para que possamos ver o ponto de vista do outro em vários assuntos. Eu diria que é um livro sobre relacionamentos, não somente sobre relacionamento amoroso, mas principalmente sobre o relacionamento com a família. Família é algo sério e importante, não é  algo que deve ser deixado de lado por causa da briguinhas infantis, muito menos por causa de trabalho. Trabalho passa, sua carreira vai acabar alguma hora, família fica. Eles vão morrer em algum momento? Sim, mas enquanto você se lembrar deles, eles vão continuar vivos no seu coração.


Admito que Gabriela foi uma personagem que me irritou em vários momentos. O fato de ela jogar a culpa das coisas na família, nos colegas de trabalho, no destino, quando ela era quem estava errada me tirava do sério. Se você acredita no destino, acredito MESMO. Odeio gente que crê pela metade. Se você acredita que o destino te fez sair de casa Às 5h da manhã e não às 6h, por que não consegue acreditar que o próprio destino te tirou algo? Se você for acreditar que as pessoas é que fazem suas vidas e que elas são responsáveis por suas escolhas, acredite nisso inteiramente e não culpe o destino por algo que você escolheu, ou algo que você fez de errado. Não acho que isso deva mudar na personagem, pois essa confusão acabou deixando ela mais humana, pois nenhum de nós consegue ser perfeito, e somos confusos, talvez não com nossas crenças, mas com nossos sentimentos.


Gustavo, apesar de realmente acreditar no destino, sabe que ele também contribui para tudo que acontece com ele e ele aceita as consequências de seus atos, o que me fez gostar mais dele, ele é mais maduro. Ele tem sim sentimentos feios e é confuso sobre esses sentimentos. Ele sabe que não poderia ter feito muita coisa, e mesmo assim se culpa por coisas maiores que ele. Gustavo sempre quer salvar todo mundo, e mesmo sabendo que não consegue, ele tenta. Acho isso fofo, mas burro ao mesmo tempo, pois ele acaba passando por situações ruins por causa dessa mania de herói.


Recomendo o livro à todos que gostam de romances com drama, principalmente se você acreditar em destino, e super principalmente se você acreditar em SERENDIPITY. Serendipity é uma palavra em inglês que significa "encontrar algo muito bom que você nem estava procurando, algo muito bom que chegou ao acaso". Eu amo essa palavra e ela se encaixa perfeitamente no enredo do livro. Não achei o ritmo do livro acelerado, daqueles que as coisas acontecem rápido demais, mas talvez essa seja a minha percepção. Gostei muito do livro, e novamente a Duda me surpreendeu. Foi o primeiro livro da Beatriz que eu li, e espero ter a oportunidade de ler mais, adorei a escrita dela.

"Seu olhar é intenso. E parece me desnudar. EU não sou pele, corpo, nada. Sou apenas alma perto dele. E isso me assusta demais." _ Página 126

As partes narradas pela Gabriela foram escritas pela Duda e as partes narradas pelo Gustavo foram escritas pela Beatriz. As escritas das duas são até que parecidas, mas dá sim para notar a diferença, principalmente por que uma está escrevendo sob o ponto de vista de uma mulher, e a outra sob o ponto de vista de um homem. O livro ainda não foi oficialmente lançado, mas não deve demorar a ser, então desde já fica a dica de um romance incrível que fala bem mais do que apenas amor de casal.

Obrigada Duda e Bhya por escreverem o livro, sinto que muitas pessoas precisam lê-lo, e que vai ser de ajuda à muitas pessoas.

Ps: Recomendo que ouçam as músicas "It's Hard To Get Around The Wind" do Alex Turner e "Night Changes" do One Direction enquanto estiverem lendo.

2 comentários:

  1. Obrigada, como sempre, por suas opiniões sinceras, por compartilhar conosco sua visão de mundo e pela sua sensibilidade extrema ao revisar e resenhar cada obra. <3

    To aqui chorando, feliz e completamente emocionadaaaa!

    ResponderExcluir