quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Resenha: Helena, de Machado de Assis

























Título: Helena
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1876
Número de páginas: 139
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5 / 5


Helena é um romance de Machado de Assis. O pai de Estácio morre, e deixa um testamento dizendo que tem uma filha bastarda, Helena, e que ela deve ir morar na casa da família e receber todos os direitos que tem como filha. Dona Úrsula, tia de Estácio, não concorda com isso, recebe a menina com mau gosto e de início, faz o possível para que Helena se sinta mal e saia dali. Úrsula tem medo que a reputação da mãe da menina (que nem se sabe quem é), manche o nome da família.

Helena é uma jovem muito bondosa, trata a todos com muito amor e carinho. Dona Úrsula certo dia fica doente, e quem vai cuidar dela com afinco é Helena. Durante esse período, Helena também estreita laos com Estácio. Começa a passear com ele à cavalo, mostrando que sabe muito bem como domar o animal, e conversando sobre sua vida atual com o meio irmão.

"Não será amor como você quisera que fosse, mas é o amor que ela lhe pode dar, e é muito..." Página 63

Após o período de doença, Úrsula começa a ver Helena com outros olhos, e vai entendendo que, mesmo que a reputação da mãe da garota seja ruim, Helena não é sua mãe. Helena é uma mulher inteira, completa em si mesma. E em vários momentos ela vai fazer questão de mostrar que ela é uma mulher decidida, que não aceita injustiças, e que sempre resolve as coisas com amor, da melhor maneira que pode.

Ela vai conquistando seu espaço na família, e na vida pessoal de cada pessoa. Vai se soltando e mostrando mais de si mesmas. Mas como toda pessoa, Helena também esconde segredos.

"Alguns segundos antes era sincera a melancolia que lhe ensombrava o rosto. Agora regressara à jovialidade de costume. Dissera-se que a alma da moça era uma espécie de comediante que recebera da natureza ou da fortuna, ou talvez de ambas, um papel que a obrigava a mudar continuamente de vestuário" Página 32.

Até agora, depois de mais de um ano e meio de Projeto Machado de Assis, esse foi o livro que eu mais gostei de ter lido! Pelo menos dos que foram escritos pelo Machado de Assis. É a primeira vez que gosto tanto de algo que ele escreveu. Isso por que Helena é um livro, com uma protagonista mulher, que não coloca a mulher em posição de submissão.

Helena é obediente aos mais velhos e tenta agradar todo mundo, mas também sabe se impôr quando percebe que é necessário. Helena luta pelo bem daqueles que ela ama com muita devoção, como se ela dependesse de cada pessoa para continuar viva. Os momentos finais do livro me emocionaram de maneiras indescritíveis, e me surpreenderam muito também.

"O desespero comprimido tumultuava no coração, prestes a irromper" Página 60.

Um dos motivos que me levou a gostar muito do livro é que o final é realmente surpreendente, em momento algum da leitura eu pensei que aquilo fosse acontecer. É um livro muito bem escrito, e para os que gostam de romance de época com personagens masculinas fortes, esse livro é pra você!

"Não são idéias, são sentimentos. Não se aprendem; trazem-se no coração" Página 25.

A escrita do Machado de Assis está impecável nesse livro, mais perto do que Dom Casmurro é. Pra mim, até agora, foi a leitura em que Machado de Assis esteve mais maduro. Já li 2 décadas (20 ANOS) de escritos do Machado de Assis, e com certeza, se for pra eu te recomendar a melhor leitura até agora, vai ser essa. Você que gosta de livros com personagens femininas fortes não pode perder!







Nenhum comentário:

Postar um comentário