quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Resenha: Badaladas, de Machado de Assis


























Título: Badaladas
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público 
Ano de publicação no Brasil: 1973
Número de páginas: 26 (na versão em ebook do MEC)
Onde encontrar: Machado de Assis (MEC)
Nota: 3 / 5


Badaladas é uma coletânea de crônicas de Machado de Assis, publicadas semanalmente em jornal, entre 1871 e 1873. Quem acompanha o blog, e principalmente as resenhas do Projeto Machado de Assis, sabe que eu não sou fã do Machado enquanto cronista.

Badaladas tem o objetivo de reunir crônicas bem humoradas, e no original, são ilustradas. O livro com ilustrações pode ser facilmente encontrado atualmente, porém como estou fazendo o projeto inteiramente com o material disponibilizado pelo MEC, não cheguei a ver as ilustrações.

Essa possivelmente é a menor resenha já feita por mim, mas a única coisa que tenho a dizer é: se você é jornalista, escreve em blog (seja qual for o conteúdo), ou é escritor, recomendo que leia. Se você é jornalista é quase uma leitura obrigatória. Ele comenta as notícias que os outros jornais estão soltando, mas de uma forma mais engraçada e mais leve.

É basicamente como ler um jornal, não tem nada muito além disso. Ah, historiadores vão gostar também, por que jornais são retratos históricos. Então se você tem curiosidade de saber o que estava nos jornais da segunda metade do século XIX, recomendo muitíssimo que leia Badaladas, é curtinho, e você não vai demorar muito pra concluir a leitura! 

Porém, se você realmente tem interesse, ou se precisa/quer estudar esse período histórico, recomendo que invista na edição física ilustrada, por que com certeza é bem mais rica em detalhes do que a edição em ebook disponibilizada pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário