domingo, 10 de novembro de 2019

Resenha: Diário de Uma Paixão de Nicholas Sparks





























Título: Diário de Uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editora Arqueiro
Ano de publicação no Brasil: 2004
Número de páginas: 176
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5 / 5


Duke é um idoso que mora em uma casa de repouso. Todos os dias ele acorda bem cedo e vai lendo poemas para os outros pacientes. Ele lê um diário para uma senhora que sofre de Alzheimer, na esperança de as palavras ditas a façam lembrar de quem ela é. Muitas vezes ela nem sequer o reconhece, o trata como um completo estranho, mas Duke sabe que é assim, e apenas continua lendo para ela, esperando pelo melhor.

"Não há momentos dedicados a mim e meu nome em breve será esquecido, mas amei alguém de todo coração e, pra mim isso sempre foi suficiente". Página 8.

Então começa a história do diário. Allie Nelson é uma jovem, está noiva, sua vida não poderia estar melhor, porém uma notícia no jornal a abala, e imagens do passado voltam à sua cabeça. Aos 14 anos, Allie conheceu Noah, que foi seu primeiro amor. Durante seus encontros escondidos - a mãe de Allie não aprovava que ela namorasse garotos pobres -, eles ficavam em uma cabana. A notícia do jornal anuncia que a cabana velha foi comprada e está sendo reformada, por Noah Calhoun.

Aliie então parte para a cabana, não sabe bem o motivo, afinal está a poucos dias de seu casamento e deveria estar ajeitando tudo para que fosse perfeito. Porém ela vai mesmo assim, e encontra Noah. O encontro dos dois trazem uma enxurrada de lembranças, doces e amargas, para ambos, e os fazem reviver em suas memórias aquele amor de verão, que foi tão marcante.

"Vamos nos encontrar de novo e, talvez as estrelas tenham mudado, e não só nos amaremos dessa vez, mas por todas as vezes que passaram antes". Pagina 102.

Eles conversam, colocam o papo em dia e se conhecem novamente, afinal, ficaram 15 anos sem se ver. Noah fica triste e decepcionado quando descobre que Allie irá se casar com outro, mas a respeita. Ficar 15 anos sem se verem claramente pode ter apagado a paixão que sentiam. Noah mostra de início que ainda sente algo por Allie, mas será que o sentimento é recíproco?



























Amei esse livro, e acho que não poderia ser diferente. Nicholas Sparks é meu autor favorito de Romance. Nunca li um livro dele que eu não tenha gostado, apesar de já ter lido livros que achei apenas regulares. Mesmo esse livro tendo uma história (e um filme) famosa, eu não sabia nada sobre ele, e o que eu deduzi pelo título foi bem diferente do que encontrei. Pensei que o livro se passaria inteiramente no tempo presente, e não que voltaria para o passado, ou que o passado seria o ponto principal da história.

"Você é a resposta para cada oração que fiz. Você é uma canção, um sonho, um sussurro, e não seu como pude viver sem você esse tempo todo". Página 106.

Fazia um certo tempo que eu não me apaixonada por uma história, que não suspirava de amores e pensava "quero que o meu romance da vida real seja assim". O amor que os personagens idosos sentem um pelo outro, a forma como o homem cuida da mulher é tão doce, que fez eu me sentir ainda mais apaixonada pela vida, e querer de verdade envelhecer ao lado da pessoa que eu amo. 

Creio que eu estar namorando e ser muito apaixonada pelo meu namorado influenciou muito na minha percepção do livro, por que não é apenas algo que eu suspirei e quis ter num futuro distante. É algo que eu posso começar a construir agora. Mas tenho certeza que em qualquer fase da vida a leitura seria apaixonante.

"Nenhum homem que se afoga é capaz de saber qual gota de água levou embora seu último suspiro". Página 137.

Também fazia muito tempo que eu não chorava lendo um livro, e mais tempo ainda que eu não chorava de felicidade. Sabe quando uma coisa é tão linda, que te comove e você chora? Foi isso que aconteceu. O livro é simplesmente incrível. E é uma leitura rápida também, por ser pequeno. Fica aqui a super recomendação de leitura, se você gosta de romance, não viva mais nenhum dia sem ler essa história. Mesmo que romance não seja seu gênero favorito, dê um chance à este livro, tenho certeza de que você não vai se arrepender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário