quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Resenha: O Livro dos Ressignificados, de João Doederlein

Créditos de imagem à Amazon



Título: O Livro dos Ressignificados
Autor: João Doederlein
Editora: Editora Paralela
Ano de publicação desta edição: 2017
Número de páginas: 216 páginas
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5 / 5 


O Livro dos Ressignificados é um livro de poesias, escrito pelo João, mais conhecido como @akapoeta no instagram. O João ficou super famoso com as poesias que postava, e elas resultaram nesse livro. 

"o coração
trens que saem do trilho são livres para irem aonde quiserem"

O livro reúne várias palavras ressignificadas de acordo com as experiências do autor. E como são experiências, num geral, que todos passamos em algum momento da vida, ou iremos passar, é muito fácil se identificar com o conteúdo do livro. E isso torna a leitura uma coisa muito gostosinha.

"rosa (s.f.)
rosas e amores, se não cuidados, murcham"


Nesta resenha irei colocar os fragmentos que mais gostei, ou seja, não são a poesia inteira. No livro encontramos poesias curtas, que são os ressignificados, que ocupam meia página, e algumas poesias grandes, que ocupam umas 2 páginas. As citações dos ressignificados vai parecer um dicionário, com s.f, s.m e v. Que são substantivo feminino, substantivo masculino e verbo, respectivamente.

"trevas (s.f)
é a irmã mais velha da luz.
é aquela que existe quando mais nada existe.
é a ausência do próprio nada"

Li este livro num momento em que estava triste. Não com algo específico, mas apenas triste. E foi ótimo. Foi como lavar a alma. Algumas poesias são sim tristes, mas sempre tem um fundo de esperança nelas e isso me fez muito bem. Então se você está num dia não muito legal e quer ler poesias gostosinhas, recomendo muito que leia O Livro dos Ressignificados.

"prioridade (s.f)
é o primeiro lugar da nossa agenda
(superlotada de coisas vazias)"

As palavras escolhidas para este livro são palavras bem chave, que todos conseguem se relacionar de alguma forma. E ao longo do livro também é legal perceber que, para a gente, tem sempre uma palavra que tem um significado tão especial e único, que nenhuma das definições do livro dão conta de tudo que aquela palavra significa pra gente. 

"riso (s.m)
esperto é o Falamansa, que aprendeu a rir à toa"

Esse foi um dos livros que mais me trouxe uma sensação gostosa, de gratidão e de felicidade por ter lido coisas tão lindas. A ponto de que quando eu terminei de lê-lo (li pelo app do kindle no celular), eu fiquei alguns minutinhos abraçada com o celular, agradecendo ao universo por um livro tão lindo. Sei que com certeza literatura não é unanimidade e vai ter gente que não vai gostar, mas eu super recomendo. 

"migalha (s.f.)
pequenos pedaços de algo que um dia foi inteiro. 
é o que não satisfaz, mas engana bem"

É um livro curto, a maioria das poesias não ocupam nem metade de uma página e com certeza da para ler rapidinho. Sei que tem algumas pessoas que não gostam de ler poesia uma atrás da outra, e para essas pessoas eu recomendo que leia umas 10 ou 15 páginas por dia, para ir digerindo as palavras.

"sardas (s.f)
são suas estrelas particulares,
 que fazem do seu rosto um universo"

Sabe quando você é adolescente emotivo, e vê uma coisa do tipo "meus pais não me entendem", e fica emocionado falando "é isso mesmo"? Eu senti essa emoção lendo esse livro. Vários resssignificados ressoaram no meu peito, conversaram muito comigo, e isso foi incrível. Recomendo que todo mundo leia. É um livro curto, com uma capa linda e um conteúdo precioso.











Nenhum comentário:

Postar um comentário