Post novinho de Leitura todo dia! Projeto lindo criado pela Nine Stecanella. Meu objetivo em 2020 é ler 30 páginas por dia, vamos ver se dá tudo certo! Lembrando que nos dois primeiros dias dessa semana ainda estarei participando da Maratona Literária de Verão, do Geek Frek, então talvez eu leia mais do que a meta.
No dia vinte e quatro eu li 35 páginas (dois capítulos) de Vagina. Caso você tenha perdido os posts anteriores do Leitura todo dia, vou contextualizar esse livro. Ele foi escrito pela Naomi Wolf, que é uma mulher cis hétero e branca, feminista liberal. Isso é importante de saber por que ela diz no final da introdução do livro que ela vai escrever partindo da visão DELA, e das experiências DELA. E é importante entender isso, por que ela vai considerar, basicamente o que ela conhece, por que ela diz que outras vivências merecem livros inteiros, e não apenas uma citação no livro dela.
O livro vai falar sobre aspectos biológicos da vagina, como distribuição de nervos e como o toque em cada parte do sistema reprodutor feminino causa uma reação diferente, e como nosso cérebro reage à isso à nível hormonal. E claro fatores sociais, como o machismo e o feminismo, falando de como a vagina é vista historicamente. É um livro que estou gostando muito, principalmente pela quantidade de fatos científicos, mesmo sabendo que isso pode ser uma barreira, né? Pra quem não conhece nada sobre biologia.
Li também 10 páginas (um capítulo) de Moby Dick. Não tenho pretensão de terminar esse livro nesse mês, mas quero ler ao menos 100 páginas. O enredo do livro, resumidamente, é: vários marinheiros e caçadores de baleias em busca de Moby Dick, uma baleia cachalote.
No dia vinte e cinco não teve leitura. O que acontece é que no dia vinte e quatro houve uma chuva intensa na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Eu moro no bairro Vila Ideal, em Ibirité, e meu bairro ficou no top das notícias do país inteiro, por que uma família morreu soterrada aqui. Isso mexeu muito comigo, obviamente. E no dia vinte e cinco completou 1 ano do crime da Vale em Brumadinho, e por eu morar ao lado isso também me afeta.
Na minha crença de vida, a natureza é viva e merece viver. O rio é vivo, abriga a vida. Muitas pessoas perderam tudo por causa da contaminação do Paraopeba, e isso, além de todas as 300 pessoas que morreram, é algo inexplicável de tão triste e revoltante.
Além disso, no dia vinte e três foi aniversário de morte do meu sogro. Aconteceram coisas demais por esses dias, e aí no dia vinte e cinco eu tirei o dia pra rezar e ver séries, era o que eu precisava fazer pra limpar meu espírito e minha mente.
No dia vinte e seis eu li 47 páginas (dois capítulos e meio) de Vagina. Foram capítulos bem históricos, fazendo uma retrospectiva de como a vagina foi feita ao longo de vários períodos históricos do qual se tem documentos sobre a vagina. Foi bem interessante, e se você estuda feminismo, ler esse livro, principalmente os capítulos históricos, vai ser ótimo pra você, por que além de conhecimento, te entrega uma boa fonte de referência.
No
dia vinte e sete eu li
52 páginas (sete capítulos) de O Jardim Secreto, para um projeto de leitura conjunta do Clube Caverna da Leitura. É a primeira vez que faço parte de um clube de leitura, e espero que seja uma experiência boa! Estou gostando bastante, conta a história de Mary, uma criança que perde os pais para uma doença e precisa se mudar de país para viver com o tio. Ela é super rabugenta, mandona, e vai descobrindo que a vida é muito mais do que a grande casa onde ela vivia.
Li também
26 páginas do conto David e Melanie. É um conto hot, que na verdade era o capítulo de um livro, e a autora resolver publicar separado. É simplesmente incrível e eu recomendo muito que leiam. Fiquei com muita vontade de ler o livro completo, e vou ver se leio ainda nesse trimestre!
No
dia vinte e oito eu li
71 páginas (oito capítulos) de O Jardim Secreto. Estou amando o livro! Mary já mudou muito o comportamento autoritário, começou a busca pelo jardim secreto. Esse jardim está abandonado há 10 anos, pois a dona dele faleceu, e desde então está trancado. Mary quer achá-lo e quem sabe, tentar revivê-lo.
No
dia vinte e nove eu li
93 páginas de O Jardim Secreto e concluí a leitura do livro! Eu achei incrível a leitura, com certeza a favorita do mês. A forma como a Mary amadurece e como se transforma, através do que eles chamam de Magia, é algo incrível de acompanhar. Recomendo que todo mundo leia, e se você conhece alguma criança que tenha entre 8 e 12 anos, dê esse livro de presente pra ela! Ou leia para ela, se ela for mais nova e não souber ler.
Li
12 páginas do ebook Cinco passos para criar vídeos incríveis para o youtube, e sinceramente achei meio chato, mas li até o final. Eu esperava dicas mais concretas, mas é tipo "grave o vídeo, poste o vídeo", e eu sinceramente não curti. E por fim, li
19 páginas de Dez crenças limitantes que estão te impedindo de realizar os seus sonhos e conquistar seus objetivos. Sim, esse título é enorme! É um livro bom se você não entende do assunto. Eu que já estudo isso, e trabalho com terapia holística, aproveitei pouco dele, mas recomendo como livro de entrada para as pessoas.
No
dia trinta eu li
18 páginas (meio capítulo) de Vagina. E no
dia trinta e um, eu não li nada. Deixei o dia só para organizar o final do mês, o início de fevereiro e coisas do tipo.
Li
383 páginas na última semana de janeiro, o que dá uma média de
47,8 páginas por dia! E no mês, eu li um total de
1625 páginas, dando a média de
52,4 páginas diárias! Foi com certeza o melhor mês que eu tive em anos.
David e Melanie - 26 páginas lidas
O Jardim Secreto - 216 páginas lidas
Vagina - 100 páginas lidas
Cinco passos para criar vídeos incríveis para o youtube - 12 páginas lidas
Moby Dick - 10 páginas lidas
Dez crenças limitantes que estão te impedindo de realizar os seus sonhos e conquistar seus objetivos - 19 páginas lidas