quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Resenha: História de Quinze Dias & História de Trinta Dias, de Machado de Assis

























Título: História de Quinze Dias / História de Trinta Dias
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação desta edição: 1876-1877 / 1878
Número de páginas: 45 + 7
Onde encontrar: Machado de Assis (MEC)
Nota: 4 / 5


Essa é uma resenha dupla por motivo de os livros estarem relacionados. Os dois são crônicas com muitas críticas sociais envolvidas, sempre tentando manter o bom humor. Geralmente eu não acho as crônicas do Machado engraçadas, e acho até meio tosco quando ele tenta fazer graça, mas essas têm realmente com um ótimo toque de humor. 

"Um fato de trinta dias pertence à história, não à crônica." 30 dias.

As crônicas, nos dois livros, falam sobre assuntos da época, principalmente envolvendo política. Machado de Assis inclusive manda várias indiretas e algumas diretas para alguns políticos da época. Tem muita coisa mais filosófica também, e isso é algo que sempre está presente nos textos do Machado, né?

"Passam os séculos, os homens, as repúblicas, as paixões; a história faz-se dia por dia, folha a folha; as obras humanas alteram-se, corrompem-se, modificam-se, transformam-se." 15 Dias.

Devo dizer que sei que tem edições desses livros que tem 170 páginas (juntos), mas as edições disponibilizadas pelo MEC tem poucas, como podem ver na ficha no início da resenha. Provavelmente por que as edições de editoras devem vir com contextualização história das crônicas, explicando tudo. Não sei pois não achei muito conteúdo sobre esses livros na internet, mas se você tem interesse real nesse período histórico e conseguir achar uma edição física, vale a pena comprar.

Se você quer ler apenas para saber como era o estilo de crônica do Machado de Assis, ou se está fazendo como eu e lendo tudo que ele escreveu, a versão do MEC é suficiente. Recomendo se você quer realmente ler, se você está buscando algo super inovador pra sua vida, não é a leitura que eu mais recomendo, nem pra só passar o tempo, mas se for um desejo seu ler tudo do Machado, obviamente recomendo que leia. Eu tive uma boa experiência com essas leituras, pelo tom mais engraçado, mas não é uma leitura super leve de verão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário