domingo, 13 de outubro de 2019

Resenha: 14 Dias de Terror de Eduardo da Costa Mendes




























Título: 14 Dias de Terror
Autor: Eduardo da Costa Mendes
Editora: Publicação Independente / Amazon
Ano de publicação no Brasil: 2018
Número de páginas: 88
Onde encontrar: Amazon / Skoob
Nota: 4,5 / 5


14 Dias de Terror é um livro de contos, e tem 14 contos, porém, segundo o autor, o nome do livro se dá por que o livro foi escrito em 14 dias. O conto que abre o livro é Escolha Mortal. Inicialmente eu achei que seria um conto misógino, mas leiam até o final que tudo se explica. Uma mulher vai à uma clínica de aborto, e durante o processo ela se vê em seu pior pesadelo. 

Depois vem A Senhora do Ouro. Lady Tipinton, da Inglaterra, vem ao Brasil procurar por ouro. Chega, compra alguns escravos e exige o máximo deles. Os escravos morrem no mesmo dia, mas ela acaba tendo muito ouro, compra mais, e isso vai se repetindo. Seu filho fica doente, e ela acaba levando o menino num curandeiro famoso. Mas a maldade do coração dela não vai deixar que seu filho de fato fique bem, e ela tem uma surpresa enorme quando vai buscar o menino. 

"Vitória Tipinton não se incomodava com as baixas de seus escravos. Ela importava-se apenas com o ouro e com tudo que conseguiria levar para sua casa."

No Frio da Noite é sobre algum bicho que está fora da casa do protagonista, um bicho que mata gente, e sobre como ele faz para sobreviver aos ataques do bicho. Depois vem Lembranças, que tem como protagonista um soldado vivendo uma época pós-apocalíptica. Ele encontra um bilhete escrito por alguém que estava combatendo ali antes e esse bilhete trás à tona algumas lembranças.

"Eu já não me importo com a situação do mundo, tudo já está perdido mesmo. Eu só queria estar com você até encontrar algum lugar aonde eles não chegassem."

Voltando Para Casa é o conto que eu menos entendi. Um homem está na missa, e vai falando sobre a vida dele na missa. É isso. Em A Última Representante, duas mulheres correm de algumas pessoas. Entram num moinho e lá encontram várias outras mulheres. Ali elas buscam falar palavras de fortalecimento e lembrar que no final, o sacrifício vai valer a pena.

Histórias da Vovó é um conto que narra uma avó contando uma história para a neta. Na história, uma empregada negra é contratada na cidade, e depois levada à uma fazenda para trabalhar. Porém nessa fazenda, a patroa começa a fazer alguns rituais sinistros. Vovó vai contando sobre os rituais feitos. A Última Entrevista fala sobre Jonathan, o homem mais velho do mundo, que diz que ele é velho assim por que foi abduzido e os aliens fizeram testes com ele. Ele vai descrevendo os testes, e ao final, a plateia do programa acaba sendo obrigada a acreditar.

"— Assim como nós, minha avó era uma pessoa negra. Ela era uma mulher forte e cheia de vida e mostrou isso até os seus últimos dias."


























Mercado Negro é um conto muito macabro. Um homem recebe uma ligação dizendo que precisam do serviço dele. Pagam muito pelo serviço. Ele vai fazer. Precisa sequestrar um ônibus e consegue fazer isso facilmente. Porém aos poucos as coisas vão dando errado na vida dele, e na TV ele vê a notícia que fala sobre o caso do sequestro e descobre por que sequestraram o ônibus. O Rei é um conto que não achei bom nem ruim. Um rei tirano, manda matar os pobres, os analfabetos e qualquer pessoa que pense diferente. Passa a eternidade pagando pelas maldades que fez.

No conto A Floresta Vermelha, os soldados avisam o rei que não querem passar por uma certa floresta, pois dizem que ela é amaldiçoada. O rei não acredita, mas aí descobre que realmente era verdade. O Laboratório da Dr. Avenwat também tem ficção-científica. Eles fazem testes em clones, mas algo parece ter dado errado, algum clone deve ter surtado e começou a matar todo mundo. Quando uma outra parte do laboratório verifica as imagens das câmeras, percebe o que realmente aconteceu. 

"Agatha acreditava, que poderia provar a existência de outra subdivisão do homo sapiens. Com base nas pesquisas, que ela fizera com seu grupo, Agatha Monroe acreditava ser possível provar a existência de uma nova espécie humanóide no planeta. Ela mostrou gráficos, fotos de vestígios ósseos, imagens da presença desses seres em hieróglifos egípcios, em pinturas rupestres e em estátuas maias e astecas. Ela contou também, que esses seres eram citados em histórias aborígines, em canções indígenas e em lendas vikings."

A Pirâmide de Cristal conta a história de uma pesquisadora, que tem como foco de sua pesquisa provar que existe uma subsespécie de Homo sapiens, além do Homo sapiens sapiens (nós). Recebe patrocínio, vai para a Índia com sua equipe de pesquisa, mas o que ela descobre é algo envolvendo maldições e mortes. Por fim, temos Cia. Feliz do Sr. Walter. Um casal quer comemorar a promoção do homem, mas precisa contratar algum serviço de babá. Resolvem deixar o filho num circo que oferece esse serviço, mas quando voltam para buscar a criança...

Eu gostei muito do livro. Muitos dos contos me surpreenderam, pois narram coisas que eu nunca havia imaginado, de maneiras muito doidas. Gostei muito do fato de os temas serem bem variados, e mesmo os que se repetem, são contados com contextos diferentes. Muitos desses contos dariam bons livros, eu amaria ler um livro inteiro sobre as histórias do vovó. É simplesmente o conto mais sinistro desse livro! Recomendo muito que os amantes de terror leiam! Não recomendo a leitura se você fica impressionado com facilidade e fica com medo, mas caso seja uma pessoa forte, vai ser uma ótima leitura. Claro que nem todos os contos assustam ou trazem horror, mas os que fazem isso, fazem muito bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário