quinta-feira, 26 de abril de 2018

Resenha: Chuva de Diamantes de Gabriel Elias




Título: Chuva de Diamantes
Autor: Gabriel Elias da Silva
Editora: Editora
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 150
Preço: R$
Nota: 4/5


Fernanda é uma jovem universitária apaixonada por ufologia e qualquer coisa que esteja fora da atmosfera terrestre. Ela, desde criança, ama observar as estrelas e os planetas, por isso o pai lhe deu um telescópio, assim ela poderia olhar todo o universo da janela de seu quarto.

Em um belo dia, Fernanda acorda e observa sua tatuagem no pulso. Um diamante, com linhas bem grossas desenhas. O único problema é que Fernanda não se lembra de ter feito uma tatuagem, mas pensa que ela pode ter bebido na noite anterior e ter feito a tatuagem nessas condições. O outro problema começa aí: as amigas delas já viram a tatuagem e dizem que ela está ali há muito tempo, então por que Fernanda não se lembra dela?

As coisas estranhas continuam. Na sala de aula as luzes começam a piscar, queimam e as janelas explodem. Fernanda faz uma brincadeira dizendo que são os alienígenas, os colegas de sala não curtem, mas relevam. O detalhe aqui é que quando isso aconteceu, a tatuagem de Fernanda começou a brilhar.

Começam boatos na cidade de que os alienígenas estão realmente aqui, estão visitando a Terra. Duas pessoas alegam ter visto uma nave, pessoas saem nas ruas olhando para o céu, esperando que algo aconteça, esperando a chegada dos tão esperados visitantes, mas nada acontece. As duas pessoas são tidas como mentirosas e acabam sendo presas. Mas por que elas foram presas? Elas não fizeram nada de errado, afinal, um boato sobre alienígenas não é algo que influencie a vida das pessoas. Ou é?

Em meio à todas essas coisas estranhas, noites mal dormidas, perda de memória recente e a expectativa de finalmente ver um alienígena, algo com que Fernanda sempre sonhou, ela tenta viver sua vida normalmente, indo para a faculdade e conversando bastante com suas amigas. Mas tudo isso muda quando ela realmente encontra um alienígena perto de casa. Ou pensa ter visto um. Ela não sabe mais o que é real ou não, se deve acreditar nos boatos ou na palavra da polícia. Se pode acreditar no que ela viu, ou se aquilo foi obra de sua mente que estava focada no assunto.

Quais motivos trariam um extraterrestre para a Terra? E por que ele se mostraria à Fernanda? Ele sabe que ela é apaixonada por ufologia ou seria apenas uma coincidência? Fernanda está ficando louca ou realmente viu um extraterrestre bem em frente à sua casa? As perguntas são muitas, e as respostas são surpreendentes.


"- Amor, se um dia eu morrer, toda vez que chover você vai se lembrar de mim. Eu vou estar no céu e vou fazer chover diamantes, só para você." _ Página 109


Esse livro foi uma surpresa enorme! Eu espero muito que ele seja publicado em breve, por que preciso, necessito de alguém para comentar aquele final comigo! Me diverti bastante lendo o livro, o início tem um clima leve, apesar de tratar de ufologia. Além de leve, o início é bem divertido. Do meio para o final o clima mais ficando pesado, mas a qualidade só vai aumentando. O autor conseguiu criar uma história que prende o leitor desde o primeiro momento, pois já no primeiro capítulo temos o mistério da tatuagem "nova" da protagonista. Mais e mais mistérios vão surgindo, fazendo com que o leitor fique realmente preso à história e não queira parar de ler.

É um livro que recomendo bastante para jovens-adultos. Não recomendaria para menores de 14 anos, por exemplo, por que o final é realmente pesado, além de que é preciso um raciocínio rápido para entender tudo que está acontecendo com a protagonista, é preciso estar imerso e entender um pouco sobre alguns processos sociais que provavelmente pessoas muito novas não entenderão, o que vai fazer com que o adolescente possa ficar perdido na história. Mas é claro que isso é apenas umas sugestão, afinal com 14 anos eu estava lendo O Colecionador de Ossos! Então a sugestão é de que você tenha o psicológico forte e um raciocínio rápido para entender o final.

Existe sim uma pegada de romance romântico no livro, que faz com que várias coisas aconteçam com a personagem, mas não chega a ser o tema principal em momento algum do livro, o que me agradou bastante. Não que romance romântico dentro de um livro me incomode, mas como nesse caso o tema principal inicial é a ufologia, ficaria forçado demais colocar um super romance romântico nesse meio.

Eu gostei bastante de como a psicologia e psiquiatria foi abordada no livro e foi com toda certeza o melhor do livro para mim. Descobertas podem ter efeitos bons ou ruins na nossa mente. Nem sempre algo que sempre ansiamos vai ser algo realmente positivo, podemos passar a vida inteira esperando por algo, e quando isso acontece, perceber que é horrível, que nos faz mal. O questionamento do que é real ou não no livro também me fez ficar apaixonada pela história, pois o que de fato é a realidade? Até que ponto nossos anseios, medos, a nossa mente pode interferir no modo como enxergamos o mundo?

O único motivo que me fez dar 4 estrelas para o livro é que achei o final corrido e aberto demais. Não foi um final ruim, mas eu esperava ter algumas perguntas respondidas e elas não foram, o que quebrou um pouco o clima, mas de forma alguma faz com que o livro seja ruim.

Como, até a publicação dessa resenha, o livro ainda não foi lançado, não posso falar muito sobre o livro enquanto objeto. A diagramação do ebook está boa, a fonte é grande e o espaçamento também é bom. A revisão também foi bem feita. Não sei se houve o trabalho de algum revisor além do autor, mas foi bem feita. Espero que o livro possa ser publicado em breve, e quando isso aconteceu, anunciarei a publicação aqui no blog, pois é um livro pelo qual torço muito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário