♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Título Original:La Sombra Del Viento
Editora:Suma de Letras
Páginas:400
Ano de publicação no Brasil:2001
Preço:R$ 46,90
Comprei por:R$ 20,50 (O Box com 3 livros)
"Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível."
Primeiro livro da trilogia O Cemitério dos Livros Esquecidos.Daniel acorda numa madrugada chorando por não conseguir lembrar-se do rosto da mãe.Para acalmar o menino,seu pai o leva até o Cemitério dos Livros Esquecidos e lá Daniel escolhe proteger o livro A Sombra do Vento de Julián Carax.Encantado com o livro,Daniel resolve pesquisar sobre o autor e descobre que todos os exemplares de livros do autor estão sendo queimados.Daniel então vai investigar esse caso e acaba descobrindo coisas incrivelmente horríveis.
OPINIÕES
Amei?Claro,é Zafón.Gente,sério,esse homem escreve como ninguém.Ainda prefiro O Jogo do Anjo,mas esse não deixa a desejar.Eu amei o personagem principal e principalmente o Fermín,que vai aparecer mais pro segundo terço do livro.
O Fermín é simplesmente hilariante.É impossível não rir nas cenas em que ele aparece,e isso é uma coisa ótima.Como o livro é pesado,cheio de mistérios,com mortes e traições,é legal ter alguns momentos pra rir,assim a história fica um pouco mais leve,mais gostosa de se ler.
O Daniel é bem cabeça dura em algumas vezes,demorando a aceitar as situações,mas em compensação,ele é super corajoso.Se ele quer algo,ele vai lá e faz,sem medo.
Depois da metade do livro,o clima fica bem pesado,então não recomendo pra pessoas que gostam de leituras super leves.Esse livro precisa ser lido sem presa,quando você tiver disposto a pensar,a ler algo intrigante,algo que mexa com você,que te faça perder o sono.
Algumas partes do livro são assustadoras.O Zafón sabe como botar medo na gente e fazer com que nós queiramos continuar a ler mesmo com medo.Não sou de sentir medo com livros,geralmente sinto desconforto,mas não chega a ser medo,mas com os livros do Zafón é diferente.Não sei explicar a sensação,mas é como se você estivesse em casa sozinha e do nada ouvisse um barulho e você fica com medo de ir ver o que é.Você quer saber o que provocou aquele barulho,mas ao mesmo tempo,tem medo de saber.É mais ou menos isso que acontece nesse livro,é assustador.
Agora sobre o final.Sinceramente não gostei muito das últimas 10 páginas.Foi tudo meio felizes para sempre.Acho que me acostumei a tantas desgraças ao longo do livro,que quando finalmente veio algo bom,estranhei.Mas isso não faz o livro deixar de ser bom.É simplesmente incrível.
A experiência de leitura desse livro é algo extraordinário e único.O que o Zafón causa,mais nenhum livro ou autor consegue causar.Mas só recomendo pra pessoas que tem mente forte,não passe nem perto se o que você procura é diversão,não vai encontrar nada aqui.