domingo, 19 de janeiro de 2020

Resenha: Tiago (Bíblia)


























Título: Epístola de Tiago
Autor: Tiago
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação desta edição: 1998
Número de páginas: 3 páginas
Onde encontrar: Bíblia Online
Nota: 5 / 5


Atenção: Este post é uma resenha, não um estudo bíblico sobre o livro. Se procura um estudo bíblico, recomendo que vá até o meu blog de devocionais.

A Epístola de Tiago é uma carta, escrita por Tiago, para todas as igrejas. São conselhos e exortações, todos bem práticos, mas bem profundos também. É importante saber, desde o início, que esse Tiago que escreveu a carta, muitas vezes é identificado como o irmão de Jesus. Irmão no sentido de ser filho de Maria e José, assim como Jesus. 

Algo muito inteligente, dito já no primeiro capítulo é que Deus não envia nada que te faça mal. Quando é uma provação, você sempre vai perceber que tem alguma lição pra ser aprendida. Por exemplo, você estar numa dieta, e aparecer pessoas te chamando pra comer pizza de chocolate seria uma provação. Nas tentações, além de as propostas parecerem mais irrecusáveis, ela vem até você. Uma tentação seria seus amigos levarem a pizza até a sua casa e comerem na sua frente. As duas coisas vão te deixar mais forte, se você conseguir resistir, mas na provação é como se tivéssemos mais caminhos, mais opções. 

Deus prova, e sempre vai enviar provações, mas sempre teremos mais opções na nossa frente. Deus não nos tenta, não nos deixa em uma situação ruim de "sim" ou "não", onde ou você ganha tudo, ou perde tudo. Deus não vai te mandar coisas pra te fazerem mal, isso é responsabilidade sua, das suas escolhas, e das coisas ruins que você deixa ficarem perto de você.

"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã." Tiago 1:26.

Essa citação é algo que amei. De que adianta você ter uma religião, seja ela qual for, se ela não te torna uma pessoa melhor? Tiago também fala sobre tratarmos todos de forma igual. Ou seja, tratar homens, mulheres, gays, trans, pobres, ricos, pedreiros, donos de empresas, negros, asiáticos, indígenas, todos da mesma forma: com amor. Não adianta nada acreditar em Deus, se essa crença não te transforma, não te torna uma pessoa melhor e mais inclusiva a cada dia. Não adianta levantar a voz pra falar que seu Deus cura e faz aquilo e aquilo outro, se você depois bate na sua esposa, bate no seu filho gay, se olha pras trans com nojo, se finge que os mendigos não existem. Deus não é isso, Deus é amor.

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2:26.

Tiago também fala sobre algo que eu sempre falo: se você realmente tem Deus em você, as pessoas vão perceber, por que o que você faz vai ser diferente. As obras não são apenas ir até a igreja, ou ir até os presídios falar de Jesus. As obras são você ser um bom profissional, você ser honesto, você falar de Jesus com a sua vida. Se você realmente tem Deus, as pessoas ao redor vão ver, vão perceber isso. E não as pessoas da igreja, por que a conclusão mais rápida que elas vão ter é que, por estar ali, você tem Deus. Mas quando as pessoas de fora da igreja dizem que você tem Deus, aí sim você sabe que está no caminho certo, e é ótimo que isso esteja na bíblia, mesmo que seja uma passagem pouco pregada. Será por quê?

E a carta termina com conselhos mais gerais. Como ter paciência e saber que cada coisa tem seu tempo, e que apenas devemos ir plantando, regando, que alguma hora toda a água que colocamos, juntamente com a energia do sol, vai fazer com que cresça algo pra poder colhermos. O momento do plantio (começar a agir), rega (continuar) e espera é importante pra que nós possamos colher coisas boas no final. Sabe, não adianta muito você plantar algo, colocar algum tipo de fertilizante ruim (talvez dinheiro, ganância, ajuda de pessoas erradas), colher logo, mas esses frutos não matarem a sua fome, não serem o suficiente, ou te trazerem problemas depois.

Um dos últimos conselhos é sobre ajudarmos as pessoas e ter mais empatia. Chorar quando alguém está sofrendo, e gargalhar quando alguém está feliz. Sabe aquele seu amigo que estava mal ontem? Tente ajudá-lo. Se você não souber como, apenas seja um bom ouvinte. Ouça tudo e continue repetindo que Deus está no controle de tudo, e que Ele sabe o que é melhor. É importante que nós sejamos uma grande comunidade e rede de apoio, não importa qual seja a nossa religião, mas que essa empatia esteja em todos nós.

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tiago 5:16

Recomendo muito a leitura à todos os cristãos e até aos que não são cristãos, mas simpatizam com os ensinamentos. A todos os protestantes, católicos, umbandistas, espíritas e quaisquer outras religiões cristãs espalhadas aí pelo mundo. É um livro bem curtinho, só tem 5 capítulos curtos e com certeza vai te trazer ensinamentos bons. Mas claro, leia com o coração aberto. E se analise também. Alguma coisa ali falou com você? Anote isso, pra que os ensinamentos trazidos na carta de Tiago possam mudar a sua vida de verdade. Que todos tenham uma ótima semana, e que janeiro seja um mês principalmente de reflexões e de mudança de vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário