quinta-feira, 18 de julho de 2019

Resenha: Cantos e Fantasias de Fagundes Varela


























Título: Cantos e Fantasias
Autor: Fagundes Varela
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1865
Número de páginas: 100
Onde encontrar: Domínio Público
Nota: 3 / 5

Cantos e Fantasias é um livro de poemas de Fagundes Varela. O autor fez parte da segunda geração romantista no Brasil, que como eu havia dito na resenha de Lira dos vinte anos, era composta por autores melancólicos e pessimistas, e todos morreram cedo. Encontramos alguns poemas tristes em Cantos e Fantasias, apesar de a tristeza não ser o foco central dos poemas.

Não consegui me conectar com o que li nesse livro, e por isso não seria possível dar uma nota maior. Entendo que algumas pessoas podem gostar do livro, e que na época em que foi lançado ele provavelmente foi um sucesso, por fugir dos livros super alegres e românticos que estavam sendo lançados anteriormente, mas para mim ele simplesmente não funcionou.

Recomendo que leia caso tenha interesse em poemas clássicos, e também se você gostar da segunda fase romantista brasileira, por causa de toda a melancolia presente nos textos, e pelo sinistro fato de que todos os autores conhecidos dessa fase morreram bem jovens. Fagundes morreu aos 33 anos, e seu busto (aquela estátua de uma parte do peito e da cabeça inteira) está na Academia Brasileira de Letras. Li este livro para o Projeto Machado de Assis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário