Sinopse: Jack recebe a proposta de trabalhar como caseiro de um hotel, chamado Overlook, durante o inverno. Como o inverno na cidade é muito rigoroso, o hotel ficará fechado, e sem comunicação com o exterior, pois o local é de difícil acesso em tempestades de neve. Jack é escritor e acha que estar num local "calmo" vai ajudá-lo, e que será bom pro seu filho Danny, que vem sofrendo alguns episódios de premonições e coisas extrafísicas bizarras.
O cozinheiro do hotel, que os recepcionam e conta um pouco da história do lugar, diz que Danny é um iluminado, e que tudo que acontece com ele são sintomas da Luz. Esses episódios de premonições, de ver espíritos e tudo mais começam a se tornar mais frequentes no Hotel Overlook, e sua mãe, Wendy, começa a ficar cada vez mais preocupada.
"Promessas foram feitas para serem quebradas, meu caro redrum, para serem quebradas, partidas, despedaçadas. malhadas."
Danny tem um amigo imaginário chamado Tony, que é quem conta o que vai acontecer, e sempre conta coisas horríveis! Enquanto todo esse caos acontece, Jack bebe muito no bar que existe dentro do Hotel, e como a maioria dos alcoólatras, fica agressivo com esposa e filho e tudo piora. Uma história com agressividade, muita perturbação extrafísica e uma família completamente disfuncional.
Contém gatilhos pra agressão.
Impressões e sentimentos: Eu li O Iluminado em 2019, mas me lembro do livro com detalhes (e as anotações do Skoob ajudam muito nisso também) e quero muito falar dele aqui. Stephen King é meu autor de terror favorito da vida, e sei que é de muita gente, e esse livro é bem conhecido, então vale super a pena falar dele aqui.
Falando então sobre minhas impressões do livro. Em diversos momentos eu me senti aterrorizada. O livro contém diversas cenas com gatilhos, com seres "de outro plano", e várias com pessoas desfiguradas e mortas, então é um livro com uma carga de terror bem pesada, por que tem desde coisas fisicamente aterrorizantes, quanto extrafísicas. Sendo eu uma pessoa que morre de medo de ver espíritos, muitos momentos do livro foram até difíceis de ler.
Eu tenho uma regra na minha vida, que é: não ler livros do King após as 18h, por que todas as vezes que tentei fazer isso, não deu muito certo. Tive pesadelo ou demorei muito pra dormir por medo de ter pesadelos. Se você é como eu, eu recomendo muito que leia esse livro durante o dia, e com gente por perto. Por que ler que Danny está vendo tudo aquilo pode mexer com seu psicológico (afinal, nós nos relacionamos com a maioria dos personagens dos livros que lemos) e fazer você começar a ver coisas.
"É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente."
Gosto muito de livros que me fazem ODIAR um personagem, e Jack com certeza é um personagem odiável. Acho o King tem muito isso, né? De criar personagens que a gente vai odiar em pelo menos uma parte do livro, e isso é maravilhoso. Jack é um homem péssimo, que em muitos momentos sabe que tá fazendo algo erradíssimo e continua fazendo, e que mesmo quando vai fazer algo bom, acaba fazendo por motivos que no fundo a gente sabe que não são os mais nobres.
Também senti muita agonia em muitas partes do livro, principalmente as que são de terror físico (que eu particularmente amo). E claro: a escrita do King é maravilhosa. Sempre começa com aquela coisa de ser uma família normal, com um leve detalhe de que o filho vê gente morta, e aí as coisas vão escalando até chegar em níveis absurdos. Gosto muito disso por que assim nós conhecemos os personagens pra além de só o momento que o bicho tá pegando, é uma ambientação de livro fantástica!
3 motivos para ler: O livro trata temas muito importantes, como agressão dentro da família, e como o álcool pode destruir famílias. Eu considero essa discussão muito importante, e acho importante que seja escancarado, pra que a gente pense no real perigo disso.
Mistura terror psicológico, com terror com espíritos e terror com agressão e mutilação, que pra mim significa que é um terror completo. Mesmo que você não se assuste, vai rolar aí pelo menos uma aflição de ler algumas cenas.
O final é surpreendente. É bastante dedo no cu e gritaria, e os personagens fazem escolhas que surpreendem o leitor.