Título:Histórias Extraordinárias
Autor:Edgar Allan Poe
Editora:Companhia de Bolso (Companhia das Letras)
Ano de publicação:2008
Número de páginas:270
Preço:R$ 23,00
Paguei:R$ 14,90
Nota:4/5
Esse não foi o meu primeiro contato com o Poe,e vocês sabem que o primeiro não foi bem a oitava maravilha do mundo.Meu professor de matemática do 9° ano gostava muito de Poe,especialmente desse livro.Quando vi o livro Contos Obscuros de Edgar Allan Poe na biblioteca da minha escola,logo peguei-o.Infelizmente,aquele livro,pra mim,foi uma decepção.Ele basicamente ficava descrevendo navios,barcos e ondas.
Com Histórias Extraordinárias foi diferente.Gostei de alguns contos e não odiei nenhum.Não acho o melhor livro da vida,mas foi um livro interessante.Acho que o que não me deixa gostar tanto do Poe,é o fato de as pessoas falarem que os contos dele são aterrorizantes e eles não serem.
Já li muitas histórias legais de terror,que realmente assustam,e os contos do Poe não estão entre elas.Os contos do Poe falam sobre morte,mas não é assustador,e acho que as pessoas deveriam parar de espalhar essa inverdade na internet.Alguns contos são sinistros,bem misteriosos,mas não vão te botar medo,a menos que você seja daqueles que tem medo de tudo.
Apesar de tudo,os contos bons,são realmente bons,então vale a pena ler,mesmo que hajam alguns contos meio "blé" no livro.Vou falar um pouco sobre os contos que gostei,um pouco sobre os contos que não gostei tanto assim,e fazer algumas quotes do livro.Gostaria de falar um pouco sobre a introdução do livro também,em que é dito que Poe é "o mágico das letras,que intuíra verdades imortais e fora dotado da divina faculdade de conjurar emoção supra-terrenas".Bom,sim,Poe é um ótimo escritor,mas não acho que seja isso tudo.Enquanto lia,eu não sentia nenhuma emoção naquelas palavras,é como se fossem histórias "sem vida".Talvez seja por isso que os contos não me davam medo.
O Gato Preto foi uma releitura pra mim.Já o tinha lido no livro Os Melhores Contos de Cães e Gatos,que traz vários contos de diversos autores,sobre esses dois animais.Recomendo pra quem gosta de cães e/ou de gatos.Fala sobre como o gato preto do narrador o incomodava e como foi o seu fim.O conto é bem cruel,amantes de gatos vão odiar.
"Há qualquer coisa no amor abnegado e sem egoísmo de um animal que vai diretamente ao coração de quem tem tido frequentes ocasiões de pôr à prova a amizade mesquinha e a fidelidade frágil do simples homem." _ O Gato Preto,páginas 69-70.
O Poço e o Pêndulo é o meu conto preferido do livro.Fiz quatro marcações nele,o que é bem difícil de acontecer,já que é um conto e só tem cerca de 20 páginas.Ele é o conto mais agoniante do livro,com as citações mais bonitas e ele nem é o maior conto.Basicamente,fala sobre um homem que desmaia,e fica pensando sobre o desmaio,sobre as sensações do desmaio,sobre o que se pensa antes,durante e depois,e principalmente,sobre o medo de abrir os olhos e não haver mais nada ali,ou seja,o medo de morrer.Quando ele abre os olhos,depois de um certo tempo,ele percebe que está em uma prisão e que foi deixado ali para morrer.É agoniante,sério.
"Não que eu temesse olhar para coisas horríveis,mas horrorizava-me o receio de que nada houvesse para ver."_O Poço e o Pêndulo,página 112.
(Foto de 2015,retirada do meu instagram @isabellaclouddie)
A Máscara da Morte Rubra e A Queda da Casa de Usher são contos que eu conheci pelo canal da Tati.Ela fez vídeos separados pros dois contos,com vários efeitos sonoros e no primeiro,ela lê o conto inteiro,então vocês podem ouvir o conto lá no canal dela.
Sobre A Máscara da Morte Rubra tenho a dizer que me assustei mais ouvindo a Tati ler do que eu mesma lendo.Talvez seja por causa dos efeitos sonoros.E Sobre A Queda da Casa de Usher,é uma coisa bem agoniante.Poe faz muitas descrições das situações e dos lugares em que seus contos se passam,e nesse,as descrições foram perfeitas.Realmente faz o leitor sentir medo.
"As janelas eram compridas,estreitas e pontudas,posicionadas a uma distância tão grande do sombrio soalho de carvalho que se tornavam inteiramente inacessíveis pela parte de dentro."_A Queda da Casas de Usher,página 160.
O Diabo no Campanário é um conto que mais me pareceu uma lenda urbana pra fazer com que as crianças não saiam sozinhas de casa do que um conto do grande Poe.Esse é um dos contos que não gostei muito.O Retrato Ovalado também não me agradou muito.Esse é um dos contos que eu estava doida pra ler desde que comprei o livro.Nesse conto,o narrador basicamente se assusta com o quadro.Achei meio decepcionante.
Apesar de não ter gostado de TODOS os contos do livro,gostei da leitura.Os contos bons realmente valem a pena e por isso indico o livro,Vocês conseguem achar muitos dos contos do Poe na internet,no domínio público,então procurem alguns,leiam e vejam se vale a pena comprar o livro.É sempre bom ter uma "amostra grátis" antes de comprar o produto,certo?
~Kiss